Formar professores que ensinam matemática: uma história do movimento das licenciaturas parceladas no Mato Grosso do Sul

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-06-19

Orientador

Garnica, Antonio Vicente Marafioti

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa busca compreender aspectos das Licenciaturas Parceladas que habilitavam professores para ensinar Matemática oferecidas pela Universidade Estadual do Mato Grosso – UEMT e pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, respectivamente, nas décadas de 1970 e 1990. As perspectivas associadas às metodologias da História Oral e da Hermenêutica de Profundidade fornecem a sustentação teórica e metodológica do trabalho. Desse modo, mobilizamos fontes escritas disponíveis e também narrativas constituídas a partir da realização de entrevistas com pessoas que estiveram envolvidas de alguma forma com a idealização, criação e desenvolvimento desse modo de formação. Emergem deste estudo discussões acerca de situações particulares do contexto educacional da região em estudo, como a divisão de Mato Grosso Uno, a criação do Mato Grosso do Sul, as influências e disputas políticas; e as carências e urgências que permitiram que cursos como as Licenciaturas Parceladas fizessem parte da formação de professores de Matemática antes e depois da divisão do estado.

Resumo (inglês)

The main goal of this research to understand the creation and development of the so called Parceled Graduation which main focus was the formation of math teachers. Such courses were offered by Universidade Estadual de Mato Grosso – UEMT- and Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, respectively in the 70's and 90's. The methodological framework was given by Oral History and Thompson’s Hermeneutics of the Depth. Particular remarks on the regional context emerge from the analytic process: the division of Mato Grosso state, the creation of Mato Grosso do Sul state, the influences and political disputes, deficiencies and urgencies that allowed graduations like Parceled Graduation to be essential for Mathematics teachers formation.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados