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dc.contributor.advisorBrandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
dc.contributor.authorAgibo, Júlio Miguel [UNESP]
dc.date.accessioned2018-01-04T16:44:05Z
dc.date.available2018-01-04T16:44:05Z
dc.date.issued2017-12-18
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152405
dc.description.abstractEsta Dissertação versa sobre a “Formação de professores para o ensino básico em Moçambique: análise do modelo 10ª+1 ano”. Tem por objetivo primordial, compreender o processo de formação dos professores, enfocando o modelo de formação e suas implicações que advêm do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Escolas Primárias de Moçambique. O estudo ocorreu na Província de Nampula, nos Institutos e Centros de Formação de Professores em que encontram-se em vigor este modelo. Como objetivos específicos, o trabalho se propôs a levantar informações sobre o modelo em alusão, no que diz respeito ao currículo; analisar os fatores políticos e sociais que originaram a introdução do mesmo, e investigar o processo de estágio efetuado pelos formandos deste modelo de formação. No contexto das políticas educativas que discutem a formação de professores, subsidiaram autores que concebem a formação como um processo contínuo, neste caso, partimos das abordagens de Miliaret (1981), passando por Garcia (1999), Sacristán (2005), Donaciano (2006) até aos desdobramentos efetuados por Nóvoa (2009), os quais são unânimes em afirmar que a formação do professor não pode ser entendida como um produto acabado, mas como um processo de que ligando a teoria e a prática visa à promoção do desenvolvimento profissional. A pesquisa é de natureza bibliográfica e análise documental, a coleta de dados foi feita por meio de questionários, os quais foram dirigidos aos diretores, diretores adjuntos pedagógicos, professores e professores formados neste modelo 10ª + 1ano de formação pedagógica. Concluiu-se que tivemos como resultados deste modelo, como sendo um modelo que não responde aos anseios das atuais demandas da sociedade, por este ter um período muito curto de formação. Considera-se que o estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de políticas que visem desenvolver uma prática docente que se entrelaça continuamente entre a teoria e a prática, que vise não apenas à melhoria da qualidade de ensino, mas o próprio desenvolvimento profissional dos docentes.pt
dc.description.abstractThis dissertation deals with the "Training of teachers for basic education in Mozambique: analysis of the 10 th + 1 year model". Its main objective is to understand the teacher training process, focusing on the training model and its implications that come from the Teaching and Learning Process in Primary Schools in Mozambique. The study was carried out in the Province of Nampula, in the Institutes and Centers of Teacher Training in which this model is in force. As specific objectives, the work proposed to gather information about the model in reference to the curriculum; analyze the political and social factors that led to its introduction, and investigate the internship process carried out by the trainees of this training model. In the context of educational policies that discuss teacher training, authors who conceive of training as a continuous process have subsided, in this case, we start with Miliaret (1981), Garcia (1999), Sacristán (2005), Donaciano (2006) ) until the unfolding carried out by Nóvoa (2009), who are unanimous in affirming that teacher education can not be understood as a finished product, but as a process that linking theory and practice aims at promoting professional development. The research is of a bibliographical nature and documental analysis, the data collection was done through questionnaires, which were directed to the directors, pedagogical assistant directors, teachers and teachers trained in this model 10ª + 1ano of pedagogic training. It was concluded that we had as a result of this model, as a model that does not respond to the wishes of the current demands of society, because it has a very short period of training. It is considered that the study could contribute to the development of policies aimed at developing a teaching practice that is continually intertwined between theory and practice, aimed not only at improving the quality of teaching but at the professional development of teachers themselves.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação básicapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectNampulapt
dc.subjectEducationen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleFormação de professores para o ensino básico em Moçambique: análise do modelo de formação 10ͣ + 1 ano. Caso dos institutos de formação de professores da província de Nampula (2007-2016)pt
dc.title.alternativeTraining of teachers for basic education in Mozambique: analysis of the training model 10ͣ + 1 year. Case of Nampula province teacher training institutes (2007-2016)en
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaPolíticas educacionais, gestão de sistemas e organizações, trabalho e movimentos sociaispt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000895469
dc.identifier.capes33004110040P5
unesp.advisor.lattes1796435646239496[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-2254-0692[1]
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