Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos
Browse by
Recent Submissions
-
Sexualidade e gênero na EJA: Um olhar sobre materiais didáticos do município de Ribeirão Preto
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O processo de escolarização formal é elemento fundamental quando se trata da possibilidade de vivência da cidadania, o que inclui o acesso aos direitos. Contudo, nem todas as pessoas têm condições de permanência na escola ... -
A tematização da prática na formação continuada de professores de ciências de uma escola pública de ensino integral
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A formação continuada é um direito dos profissionais da educação, inserido à cultura escolar com objetivo de assegurar a qualidade de ensino e de aprendizagem. Para apoiar este processo, o Programa de Ensino Integral (PEI), ... -
Performatividade e constituição da identidade no filme "Mulher-Maravilha"
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O conceito de identidade vem sendo amplamente debatido visto que, com a advento da pós- modernidade, as velhas identidades, consideradas anteriormente como imutáveis, se encontram em declínio. Construir identidades supõe ... -
Licenças abertas para publicação de REA: análise dos efeitos de uma proposta de ensino para futuros professores
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) exercem papel importante no ensino e nos processos formativos e, nos últimos anos, a utilização dessas tecnologias revolucionou as formas de compartilhar conteúdo. ... -
Histórias em quadrinhos e ensino: Poder e resistência por meio da HQ Persépolis
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da temática do poder, a obra autobiográfica em quadrinhos Persépolis (2008), da quadrinista iraniana Marjane Satrapi, que apresenta a história da vida da autora, da sua ... -
O uso das TICs na avaliação: uma proposta de formação inicial de professores de ciências.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Na sociedade contemporânea, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) proporcionam novas possibilidades de interação, estudo e trabalho. Na dimensão educacional, os docentes podem utilizar tais recursos para elaborar ... -
Comparação entre as provas do Enade dos anos de 2005 e 2017: Aspectos dos conteúdos, competências e teoria-prática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) busca avaliar o conhecimento dos alunos de graduação em relação aos conteúdos curriculares construídos ao longo de seu curso. Além disso, busca aferir competências e ... -
A paleontologia no ensino de ciências: uma proposta de formação continuada para professores
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O Ensino de Paleontologia desde o Ensino Fundamental é de extrema importância na formação do aluno. Ele é base para a compreensão de conteúdos biológicos como a Teoria Evolutiva e para o entendimento da cultura científica. ... -
A reforma do ensino médio (lei 13.415/17): o que pensam alunos e professores?
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]O ensino médio no Brasil foi constituído como um componente obrigatório no país apenas no ano de 2013, porém vêm passando por uma série de propostas de reformas desde a década de 1930. Desde então mantem-se um caráter dual ... -
A prática pedagógica em Ciências de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]Desde a década de 1970, o ensino de Ciências passou a ser obrigatório em todos os anos do ensino fundamental. Aprender Ciências desde o início da escolaridade é um direito da criança e torna-se fundamental quando se pensa ... -
Análise dos efeitos de uma proposta de ensino a respeito da contribuição das mulheres para a Ciência
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019) [Dissertação de mestrado]As discriminações presentes em nossa sociedade, como os estereótipos de gênero, representam um grande obstáculo à democratização, uma vez que definem os papéis que devem ser exercidos por homens e mulheres, limitando a ...