Dissertações - Ensino e Processos Formativos - FEIS
Browse by
Recent Submissions
-
Currículo, professoras que ensinam matemática e jogos em grupo: uma possibilidade de (re)politização da esfera pública
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa se pauta nos princípios habermasiano do Agir Comunicativo como referencial teórico e metodológico. Faz-se um traçado sobre a questão dos jogos em grupo como metodologia de ensino, que inspira participação ... -
Professores e políticas de centralização curricular: uma análise do processo na construção do currículo da cidade de São Paulo na perspectiva habermasiana
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) empreendeu um caminho próprio de construção curricular, no qual as propostas da BNCC foram articuladas com outros estudos tomados pela equipe como adequados à orientação ... -
Diálogos cotidianos: cartas a quem se atreve (re)existir
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa tem por objetivo produzir cartas pedagógicas acerca do diálogo que se estabelece entre as praticantepensantes dos cotidianos escolares que vivenciam o processo de elaboração e implementação do Currículo ... -
Autoetnografia de uma professora de Biologia em tempos de coronavírus: tensões e emoções na prática escolar
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus mudou nosso estilo de vida, para exercermos o isolamento social. A escola, espaço interacional, foi fechada, como os demais espaços públicos. A ideia de estudar em uma escola de ... -
Contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A formação de professores para a Educação Básica no Brasil começou a se organizar em 1837 e passou por várias regulamentações e projetos, com objetivo de garantir melhorias que refletissem na Educação Básica. Dentre as ... -
A inserção da educação ambiental na escola pública por meio das disciplinas eletivas no Programa de Ensino Integral no Noroeste Paulista
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]A Educação Ambiental nas escolas é de suma importância para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Considera-se que a Educação Ambiental funcione como um dispositivo que desencadeia novos tipos de práticas voltadas ... -
Análise do desenvolvimento de modelos mentais a partir da contribuição de atividades investigativas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Dissertação de mestrado]O Ensino de Química no Brasil vem enfrentando diversos desafios ao longo dos anos, o que, em parte, justifica-se devido às metodologias de ensino e de aprendizagem adotadas, as quais são baseadas no ensino tradicional. ... -
O Núcleo afro-brasileiro e indígena de Ilha Solteira e a formação inicial de professores de ciências e matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa é sobre o Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira (NABISA) e a formação inicial de professores de Ciências e Matemática, particularmente, objetivou investigar a importância do NABISA na formação ... -
Culturas da infância e recursos tecnológicos digitais: um olhar para a transição entre educação infantil e ensino fundamental no município de São Paulo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Considerando o contexto de uso de recursos tecnológicos na educação de crianças pequenas, a presente pesquisa analisa o uso das tecnologias digitais no último ano da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental, ... -
O uso da resolução de problemas no ensino de anéis de polinômios em um curso de licenciatura em matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Nos cursos de Licenciatura em Matemática, nas disciplinas de conhecimento específico, deve se questionar se existem conexões entre os conteúdos de Matemática do ensino básico e os abordados por essas disciplinas. Isso leva ... -
A experiência de um professor e o processo de construção da disciplina “projetos mecânicos” na Etec de Ilha Solteira
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A investigação visa desenvolver um estudo sobre a experiência formativa no âmbito da elaboração e desenvolvimento da disciplina Projetos Mecânicos do curso Técnico em Mecânica, da ETEC de Ilha solteira, a partir de cartas ... -
Gestão democrática no contexto de uma Escola Técnica Estadual Paulista de Educação Profissional: narrativas autobiográficas de uma diretora de escola
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esse trabalho tem como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa autobiográfica, a implementação da gestão democrática, no contexto de implantação curricular de uma nova modalidade de ensino (Novotec - antigo M-Tec), ... -
Educação matemática de estudantes com deficiência visual: histórias de vida não silenciadas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Essa pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, Curso de Mestrado Interunidades do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, da Faculdade de ... -
A percepção de professores e coordenadores pedagógicos sobre a implantação curricular do novotec integrado: entre o sistema e o mundo da vida
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Desde o decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que permitiu o retorno do Ensino Médio Integrado ao Técnico até a lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que possibilitou novos arranjos curriculares de forma integrada ... -
A conveituação do pensamento geométrico: aspectos históricos, filosóficos e as visões presentes em teses e dissertações no Brasil
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Partindo do pressuposto que o pensamento geométrico é parte das nossas atividades cotidianas e essencial em todos os ramos da Matemática, a presente pesquisa tem por objetivo estabelecer uma análise epistemológica sobre o ... -
BNCC, ensino da matemática e conhecimento oficial: as experiências na centralização dos currículos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A Educação Básica brasileira vivencia um complexo processo de reforma, suscitado pela homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), política curricular de caráter normativo que estabelece as aprendizagens essenciais ... -
Experiências de formação docente: entre recomendações técnicas e ações comunicativas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]As políticas de formação de professores da atualidade são ancoradas em preceitos típicos da racionalidade técnica, pautadas em noções próprias da Teoria do Capital Humano, e definidas em grande medida por relatórios e ... -
Diversidade sexual e relações de gênero: um estudo comparativo entre currículos do Brasil e do Chile
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa teve como objetivo discutir similaridades e diferenças dos aspectos conceituais e pedagógicos relativos às questões de sexualidade, diversidade sexual e identidade de gênero presentes nos currículos prescritos ... -
Percepções de um grupo de professores sobre as possibilidades e limites da tecnologia móvel e de atividades investigativas no ensino de matemática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A presença das tecnologias móveis (doravante TM) no contexto educacional está exigindo que os professores repensem suas práticas, visto que não podemos ignorar essa tecnologia que está na mão e na ponta dos dedos dos ... -
Formação inicial de professores no ambiente profissional: um olhar sobre a transposição didática de conteúdos de Ciências e Biologia no Programa Residência Pedagógica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A formação inicial de professores com abordagem teórico-prática é um dos pressupostos das Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores de 2015, alinhando-se a pesquisadores da atualidade, como António Nóvoa. Surgem ...