Dissertações - Ensino e Processos Formativos - FEIS

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    Políticas curriculares de educação de imigrantes da cidade de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-09) Marcondes, Julia Jiacometi; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]; Palanch, Wagner Barbosa de Lima
    Este trabalho pauta-se em uma inquietação: como as orientações curriculares são voltadas para os povos migrantes no Brasil, em especial para bolivianos na cidade de São Paulo? Para levarmos a cabo este trabalho, objetivamos, de modo mais geral, interpretar as normativas e orientações curriculares voltadas aos povos (i)migrantes no Brasil, em especial para bolivianos na cidade de São Paulo. A fim de trabalharmos essa inquietação, este trabalho foi desenvolvido em três etapas, quais sejam: (i) construção da RSL pela a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), (ii) Análise Documental, por meio da qual analisamos os seguintes documentos: Constituição da República Federativa do Brasil; Lei de Migração Brasileira; Política Nacional de Imigração e Proteção ao/a Trabalhador/a Migrante; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; Política Municipal para a População Imigrante; a Lei Municipal n. 16.478/2016 e Currículo da Cidade: Povos Migrantes e, por fim, (iii) Análise Crítica das Políticas Educacionais, que foi realizada a partir da caracterização dos documentos supracitados juntamente do referencial teórico decolonial, especialmente o grupo Modernidade/Colonialidade. Assim, a pesquisa revela que, embora a Constituição brasileira assegure direitos iguais aos imigrantes, isso é visto apenas nas entrelinhas do documento, já que há omissão da imigração no texto constitucional. Isso suscita preocupações sobre a negligência dos imigrantes em situações vulneráveis com acesso limitado à educação, também notada nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, destacando a influência da colonialidade na sua formulação. Quanto as análises da Lei de Migração Brasileira, a ênfase do documento está nos direitos humanos e na não criminalização da migração, mas é de extrema urgência que haja políticas públicas para efetivar os direitos previstos, sublinhando a necessidade de garantir acesso à justiça, saúde, educação e condições de trabalho justas para imigrantes, independentemente de sua situação documental. Esses aspectos e os outros encontrados nas análises, evidenciam a urgência em conhecermos as diretrizes que ditam a educação dos povos imigrantes no Brasil.
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    Letramento matemático no currículo paulista e no 1º ano do ensino fundamental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-07) Possetti, Sâmela Ferreira Marques; Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]
    O presente trabalho teve como objetivo analisar e discutir o tratamento dado ao Letramento Matemático no Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, no 1º Ano do Ensino Fundamental, bem como no Caderno do Aluno e Caderno do Professor, da Secretaria Estadual de Educação, elencando algumas discussões sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens como parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, desenvolvendo a sua autonomia e capacidade de matematizar. Nessa perspectiva, atribui-se o conceito de “sujeito matematicamente letrado” ao estudante capaz de utilizar ideias matemáticas como uma lente para a leitura do mundo à sua volta. Para a análise do Currículo e dos materiais Caderno do Aluno e Caderno do Professor foi utilizada a metodologia de Análise Documental, de estudo qualitativo de caráter analítico-descritivo. Os resultados nos permitem apontar que, no Currículo Paulista, o letramento matemático é promovido pelo desenvolvimento das capacidades de raciocínio, argumentação e resolução de problemas e o material Caderno do Aluno, em grande parte, propõe atividades que permitem o trabalho dessas competências. Além disso, as atividades propostas levam em conta a valorização das práticas sociais de uso da Matemática, do conhecimento prévio dos alunos, da abordagem do contexto cultural, da interpretação e da criação de significados. Porém, apontamos uma carência de embasamento teórico e metodológico, mesmo no Caderno do Professor, o que pode constituir um obstáculo para a concretização do letramento matemático em sala de aula. Também destacamos que programas estaduais de formação continuada, em especial para as escolas municipalizadas, poderiam contribuir para o trabalho dos professores no desenvolvimento das atividades propostas de forma mais eficiente.
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    Estado da arte sobre o lugar da ecologia profunda e da ecosofia na educação básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-06) Magalhães, Thalita Helena; Dornfeld, Carolina Buso [UNESP]
    A Ecologia Profunda e a Ecosofia representam uma corrente ambiental filosófica que propõe uma mudança no cerne social mundial, onde abandonamos a visão antropocêntrica (ecologia rasa) e começamos a olhar o mundo em uma visão biocêntrica. Apesar da teoria estabelecida, atualmente são poucas as pesquisas que investigam a aplicação da Ecologia Profunda e da Ecosofia na educação. Sendo assim, o objetivo desta dissertação foi realizar um levantamento bibliográfico qualitativo sobre a aplicação dos princípios da Ecologia Profunda e da Ecosofia no sistema formal de ensino brasileiro e na produção científica dos últimos vinte anos utilizando a categoria de pesquisa “Estado da Arte”. A busca por trabalhos acadêmicos publicados foi realizada em quatro bases de dados: Banco de Dados de Teses e Dissertações (BDTD), Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e Scielo, e para cada plataforma foi montada uma estratégia de pesquisa específica com uma combinação e tradução dos termos que fosse capaz de encontrar o maior número possível de resultados. Foram selecionados e direcionados para locais específicos (pastas com identificação dos descritores) todas as publicações que trouxeram no título, resumo ou nas palavras-chave algum dos descritores definidos ou a combinação deles e que abordam a aplicação da Ecosofia ou da Ecologia Profunda no ambiente escolar, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Foram selecionados 17 trabalhos, sendo que alguns deles se repetiram entre as quatro plataformas utilizadas. Considerando as repetições, foram selecionados dois trabalhos acadêmicos no BDTD, nove no portal de periódicos da Capes, 18 no Google acadêmico e dois no Scielo. A metodologia para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), gerando categorias e o metatexto. Apesar dos poucos trabalhos encontrados, verificamos que possuem propostas interessantes, com perspectivas profundas, boas ideias, materiais didáticos de qualidade, mas também com pontos a serem melhorados para uma efetiva aprendizagem desses princípios ecológicos. Por fim, consideramos que é possível realizar atividades pedagógicas transdisciplinares no sistema de ensino formal brasileiro que abordem as filosofias ambientais em questão, porém há a necessidade de que mais profissionais da área da educação e, em específico da Educação Ambiental, se interessem pela temática da filosofia para que novas metodologias sejam testadas, divulgadas e ampliada a sua inserção no ambiente escolar.
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    O papel da sala de aula invertida na construção de modelos mentais sobre conceitos químicos no ensino superior
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-28) Rodrigues, Angélica Mattiolli; Gibin, Gustavo Bizarria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Devido crescente uso da tecnologia nas relações humanas, é reconhecida a importância da inserção tecnológica nas metodologias de ensino científico, tal como em aulas de Química. Tal relevância procede, visto que aplicativos, simuladores e animações dos processos químicos podem auxiliar os alunos a compreenderem conceitos abstratos em nível submicroscópico. Estudos sugerem que os alunos ingressantes em cursos superiores de Química podem apresentar noções superficiais sobre o funcionamento químico neste nível. Nesse sentido, procurou-se investigar as modificações inerentes às representações internas – modelos mentais – de alunos de licenciatura em Química, sobre conceitos químicos trabalhados com acompanhamento da pesquisadora, em uma abordagem de sala de aula invertida. Este modelo de aula envolveu atividades auxiliadas por ferramentas tecnológicas. Objetivou-se reconhecer características dos modelos e avanços que possam ser alcançados pela abordagem com ferramentas que permitem visualizar indiretamente reações em nível subatômico. Por meio do questionário inicial, observou-se que os alunos possuem dificuldades em representar as proporções estequiométricas, as interações íon-moléculas, substâncias iônicas e moleculares, movimentação de íons, além de haver dificuldades de representação da formação de precipitados e das diferenças de reatividade dos metais. Ao longo das atividades, trabalhou-se com textos, vídeos e animações na modalidade de sala de aula invertida, e os participantes demonstraram melhorias em seus modelos mentais. Entretanto, ainda foram perceptíveis dificuldades na diferenciação das estruturas de substâncias iônicas e moleculares, na representação dos precipitados e na demonstração do movimento dos elétrons em um sistema de oxirredução. Os licenciandos passaram a apresentar opiniões positivas sobre a modalidade de sala de aula invertida, visto que o contato prévio com alguns materiais foi considerado essencial para o desenvolvimento do conhecimento conforme o ponto de vista dos estudantes, além de que o trabalho com atividades em desenho, quizzes da plataforma Kahoot! e simulações sobre os fenômenos em nível atômico-molecular estimularam a participação ativa, as discussões e colaboraram para o aumento da motivação e engajamento dos estudantes. Tendo isso em consideração, é essencial que os modelos mentais de licenciandos em Química passem a ser conhecidos, tendo em vista que atuarão na formação de alunos do Ensino Médio e algum aspecto incorreto em seus modelos mentais pode ser futuramente refletido pelos estudantes da educação básica. Atualmente, as tecnologias são fundamentais ao ensino das Ciências como a Química, pois simplificam o entendimento dos processos em nível submicroscópico e, aliadas ao ensino híbrido, colaboram para a maior autonomia do estudante em tomar decisões que guiem sua aprendizagem, possibilita o desenvolvimento de momentos de discussão crítica e participativa, permite a diminuição das dificuldades de compreensão de fenômenos abstratos, além de possibilitar o uso de diversas ferramentas para atividades on-line ou presenciais, e a proposta de trabalhos colaborativos que engajem os estudantes.
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    Currículo, professoras que ensinam matemática e jogos em grupo: uma possibilidade de (re)politização da esfera pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-02) Pereira, Regiane Aparecida Cruz; Peralta, Deise Aparecida; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa se pauta nos princípios habermasiano do Agir Comunicativo como referencial teórico e metodológico. Faz-se um traçado sobre a questão dos jogos em grupo como metodologia de ensino, que inspira participação coletiva e tomadas de decisões deliberativas que, envolvendo os estudantes em exercício democrático que se aproxime de constituição (e/ou (re)politização) de esfera pública via associação livre; bem como vislumbra-se professoras que ensinam Matemática unidas por vontade ontológica de entendimento, também em associação livre, discutindo questões da docência relacionadas à implantação do Currículo do Estado de São Paulo. Nesse sentido, o objetivo geral da investigação é analisar a constituição de um grupo de professoras no local de trabalho (escola); sustentando a proximidade com características de associação livre e seu potencial de (re)politização de Esfera Pública na perspectiva habermasiana, tendo como pano de fundo a discussão sobre jogos como metodologia de ensino de Matemática e suas implicações curriculares. O cenário da pesquisa contou com a participação de uma escola, e suas professoras que ensinam Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma rede municipal do Estado de São Paulo, Brasil. O processo metodológico, de natureza qualitativa, inclui a participação ativa da pesquisadora em reuniões periódicas com as professoras, e os esforços para criar um lugar que se aproxime da esfera pública habermasiana (Grupo para ComVersar), orientado pelo Agir Comunicativo, e que sustente o envolvimento das participantes por associação livre. O processo analítico, tendo como referencial a Ética Discursiva de Habermas, enfocando, especificamente, os atos de fala, focaliza as interações discursivas entre as participantes do Grupo, bem como a narração da pesquisadora sobre o processo de constituição e manutenção desse. Mesmo diante de desafios e alguns limites, em virtude de cenários sistêmicos que impõe políticas de centralização curricular, o espaço constituído pelo Grupo apresentou características de Esfera Pública habermasiana e as interações intersubjetivas ocorreram com vistas a entendimentos e construção de consensos.
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    Professores e políticas de centralização curricular: uma análise do processo na construção do currículo da cidade de São Paulo na perspectiva habermasiana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-02) Alves, Natalia Torres Colombo; Peralta, Deise Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) empreendeu um caminho próprio de construção curricular, no qual as propostas da BNCC foram articuladas com outros estudos tomados pela equipe como adequados à orientação para a sua implementação. A referida construção curricular da SME colocou-se como um projeto colaborativo, coletivo e autoral, organizado a partir de grupos de trabalho representativos da rede, envolvendo professores, especialistas em educação, familiares/responsáveis pelos estudantes, estudantes; em debates e na elaboração de propostas. Destarte, a presente pesquisa objetivou investigar — a partir do discurso oficial expresso por documentos e por pessoas que participaram como gestores, formadores e professores do Grupo de Trabalho de Matemática — as práticas de construção do Currículo da Cidade de São Paulo, enfatizando o papel das professoras e professores de Matemática nesse processo, identificando as bases teóricas que subsidiam os conceitos de “currículo” e “participação de professores”, descrevendo os mecanismos/processos utilizados para construção curricular, caracterizando os espaços de interação, bem como as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação para o envolvimento de professores. Para tanto, metodologicamente, o estudo conta com análise de documentos e de conversas com pessoas que participaram no processo de construção do Currículo da Cidade. A análise empreendida dos documentos evidencia declaração oficial de que os mecanismos e processos da construção e implementação do currículo foi pautada nos ideais de William Doll, concebendo currículo a partir de uma natureza não linear, e construída na interação entre partícipes. A partir das conversas realizadas, em reunião coletiva online pautada nos princípios do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, rememorações e buscas por entendimentos do processo possibilitaram analisar fragmentos de narrativas de experiências que evidenciaram características de democracia deliberativa na tentativa de superar as limitações impostas por políticas de centralização curricular.
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    Diálogos cotidianos: cartas a quem se atreve (re)existir
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-07) Ribeiro-Queiroz, Marcela; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa tem por objetivo produzir cartas pedagógicas acerca do diálogo que se estabelece entre as praticantepensantes dos cotidianos escolares que vivenciam o processo de elaboração e implementação do Currículo Paulista; questionando o caráter democrático do documento concernente a participação das praticantespensantes nos processos decisórios da etapa de elaboração e na invisibilização de povos subalternizados pelo sistema na seleção dos conhecimentos matemáticos legitimados pelo documento. Assim, pretendemos dialogar sobre a forma como as experiências socioculturais influenciam no processo formativo individual e coletivo e como esses saberes se articulam em prol de uma educação libertadora na perspectiva democrática; descrever o processo de elaboração e implementação do Currículo Paulista sob a perspectiva do silenciamento das vozes das praticantespensantes dos cotidianos escolares e do epistemicídio causado pela invisibilização da produção de conhecimentos de povos subalternizados pelo sistema de dominação; identificar as Matemáticas produzidas a partir de outros lócus de enunciação e reconhecer as possibilidades de ações de insubordinação criativa na perspectiva de enfrentamento a colonialidade do ser, do saber e do poder. A escolha metodológica desta pesquisa se desenha a partir da escrita de cartas pedagógicas, o que pressupõe proximidade entre pesquisador e universo pesquisado rompendo com as hierarquizações derivadas das diferentes funções na pesquisa, tornando todos participantes e coautoras desta, a qual, se dá em um diálogo direto entre professoraspesquisadorasamigas e indireto com todas as praticantespensantes que produzem currículos a partir do seu cotidiano, questionando a quem interessa um currículo que nos impõe um modo de ser, saber e poder. Ao percorrer atentos o texto escrito, é possível perceber a mistura de várias vozes e subjetividades, pois a carta pedagógica gera movimento, portanto ao escrever, ler e responder uma carta pedagógica, também produzimos dados, registramos um percurso, fazemos interpretações e reflexões acerca do nosso objeto de estudo, pois a açãoreflexão constantes geram conhecimentos. O movimento de escrever cartas pressupõe uma aventura autoral marcada por sentidos que exigem posicionamentos políticos e ideológicos, a existência de destinatários possibilita o atravessamento do diálogo como um lócus de enunciação, podendo alcançar representatividade e, consequentemente, instaurar uma perspectiva outra de produção de conhecimento e de espaço formativo.
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    Autoetnografia de uma professora de Biologia em tempos de coronavírus: tensões e emoções na prática escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-09) Mortinho, Elda de Aguiar Gama; Gonçalves, Harryson Lessa Junio [UNESP]; Moreira, Adailson Silva; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus mudou nosso estilo de vida, para exercermos o isolamento social. A escola, espaço interacional, foi fechada, como os demais espaços públicos. A ideia de estudar em uma escola de ensino integral nos remete a uma expectativa de período ampliado de interação e construção de experiências em ambiente de ensino, onde o aluno tem possibilidade de vivenciar sua formação em diferentes âmbitos: cognitivo, físico, emocional, cultural, social relacionados à formação humana plena. Mas agora com a pandemia? Diante do exposto, elegi como pergunta de pesquisa norteadora do processo de construção científica, a seguinte indagação: mediante a aplicação do componente curricular do Programa Ensino Integral (PEI), como os alunos estão sendo formados de maneira integral, em período pandêmico, via sistema remoto de ensino emergencial (ERE)? A partir dessa questão o objetivo geral desta pesquisa visa construir uma (auto)etnografia, realizada em tempos de pandemia, sobre a ação docente no ensino médio de uma escola pública paulista de ensino integral. Especificamente, interessou-me reconhecer os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas voltadas para o Ensino Remoto Emergencial em Biologia, para identificar ferramentas e plataformas tecnológicas, de acesso livre, possíveis para utilização no ensino de Biologia, em especial para processos formativos em tempos de Ensino Remoto Emergencial, bem como caracterizar algumas práticas pedagógicas desenvolvidas pela pesquisadora no ensino de Biologia durante o Ensino Remoto Emergencial, em especial, as potencialidades do uso de algumas ferramentas e plataformas tecnológicas. Teórico-metodologicamente, parte da produção de dados de maneira qualitativa, via estudo autoetnográfico, de minha prática docente nas aulas remotas de Biologia com alunos da 1.a e 3.a série do ensino médio do PEI, ministradas durante o isolamento social. Para a análise qualitativa e interpretativa dos dados, baseei-me na subjetividade da experiência autoetnográfica e em alguns pressupostos da psicologia junguiana para o entendimento de formação integral. Resultados obtidos evidenciaram as frustrações e anseios gerados pelo novo formato de aprendizagens distanciadas, são eles: i) a falta de acesso às aulas remotas promovidos pelas desigualdades sociais, como ausência de equipamentos tecnológicos e sinal de internet; ii) o uso das ferramentas digitais podem contribuir para dinamizar, contextualizar e envolver os estudantes em práticas educativas, em que podem participar do começo ao fim de seu processo de aprendizagem; iii) as plataformas digitais podem ser utilizadas nas aulas remotas e também nas aulas presenciais de forma a diversificar os conteúdos desenvolvidos. Levando-se em consideração esses apontamentos, as tecnologias digitais atreladas ao ensino de Biologia, no período do ERE, mostraram que contribuem para as experiências educacionais escolares integrais de forma criativa e contextualizada, mesmo durante o período de isolamento social, porém a desigualdades sociais restringem o acesso para todos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-09) Zonatto, Aline Barbosa; Dornfeld, Carolina Buso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A formação de professores para a Educação Básica no Brasil começou a se organizar em 1837 e passou por várias regulamentações e projetos, com objetivo de garantir melhorias que refletissem na Educação Básica. Dentre as iniciativas recentes, destacamos o Programa Residência Pedagógica, que busca promover a inserção de licenciandos nas escolas, diminuindo a distância entre teoria e prática. No presente trabalho, buscou-se compreender como a participação no programa contribuiu com a formação inicial de professores de Ciências e Biologia, nos aspectos relacionados à aquisição de saberes e da identidade docente. Assim, analisou-se, por meio da Análise Textual Discursiva, narrativas escritas por licenciandos de duas Instituições de Ensino Superior públicas, do estado de São Paulo, participantes do programa. Tendo António Nóvoa como referencial teórico, a análise mostra como a imersão na escola possibilita aos residentes reflexões acerca da profissão e de seu próprio processo de formação. A observação do professor preceptor, a participação na equipe escolar e a interação com os alunos são importantes para os residentes desenvolverem uma visão amadurecida sobre a realidade da educação básica, sobre o papel do professor e sobre como ele se sente ocupando este papel. Sendo assim, considera-se que a participação no Programa Residências Pedagógica, contribui com o desenvolvimento da identidade, dos saberes e da profissionalidade docente por proporcionar a imersão no ambiente escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    A inserção da educação ambiental na escola pública por meio das disciplinas eletivas no Programa de Ensino Integral no Noroeste Paulista
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-03) Cardozo, Bruna Santos; Dornfeld, Carolina Buso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Educação Ambiental nas escolas é de suma importância para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Considera-se que a Educação Ambiental funcione como um dispositivo que desencadeia novos tipos de práticas voltadas para a tematização das questões ambientais, em diferentes campos sociais. O trabalho foi dividido em dois capítulos, o primeiro teve como objetivo específico realizar uma Revisão Sistemática, sobre trabalhos que envolvam as temáticas ambientais em Disciplinas Eletivas nas escolas com o Programa de Ensino Integral (PEI) , entre os anos de 2012 e 2020, tomando como parâmetro o marco inicial do desenvolvimento das Disciplinas Eletivas nas escolas que adotaram o PEI. Os dados foram coletados por meio de uma Revisão Sistemática, em seis Bancos de Dados e os critérios para seleção dos trabalhos basearam-se na busca pelas pesquisas que apresentassem as Disciplinas Eletivas como objeto de estudo. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “Programa Ensino Integral (PEI)”, “Ensino Integral” e “Disciplinas Eletivas”, a fim de refinar os temas e títulos que contemplassem o interesse da pesquisa. Os 11 trabalhos selecionados foram analisados seguindo a metodologia de Análise Textual Discursiva, o que gerou cinco categorias: Interdisciplinaridade; Temática Ambiental; Protagonismo Juvenil; Metodologias Didáticas Pedagógicas; Produtos gerados nas Disciplinas Eletivas, que foram discutidas no decorrer do primeiro capítulo. O segundo capítulo tinha como objetivos específicos: a) Analisar o entendimento dos professores sobre a Interdisciplinaridade, conceito base das Diretrizes da Escola de Ensino Integral do Estado de São Paulo; b) Analisar a importância atribuída pelos professores em relação às temáticas ambientais desenvolvidas na escola; c) Realizar um levantamento em relação às iniciativas de Disciplinas Eletivas que envolvessem as temáticas ambientais na escola de Ensino Integral selecionada; d) Identificar qual a formação (inicial e continuada) dos professores da escola que trabalham com essa temática e f) Identificar as potencialidades e limitações das temáticas ambientais desenvolvidas nas Disciplinas Eletivas na perspectiva dos professores. Para alcançar esses objetivos foram utilizados, como instrumentos para coleta de dados, o questionário e a entrevista semiestruturada. O questionário foi destinado a todos os professores da escola parceira tendo como enfoque questões inerentes às Disciplina Eletivas, como o caráter interdisciplinar, buscando identificar temáticas relacionadas às questões ambientais, sendo respondido por 11 professores. As entrevistas foram realizadas com 4 professores, os quais indicaram no questionário que já trabalharam nas disciplinas eletivas as temáticas ambientais, buscando aprofundamento sobre o assunto. A metodologia de análise foi a Análise Textual Discursiva e o referencial teórico foi a Educação Ambiental Crítica.
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    Análise do desenvolvimento de modelos mentais a partir da contribuição de atividades investigativas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-24) Carvalho, Amanda Carolina Gimenes; Gibin, Gustavo Bizarria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Ensino de Química no Brasil vem enfrentando diversos desafios ao longo dos anos, o que, em parte, justifica-se devido às metodologias de ensino e de aprendizagem adotadas, as quais são baseadas no ensino tradicional. Diante disso, este estudo, o qual consiste em uma pesquisa qualitativa, apresenta uma metodologia embasada na abordagem investigativa com o intuito de identificar o aprendizado dos alunos sob a luz da análise dos modelos mentais construídos durante o desenvolvimento das atividades. Para isso, desenvolveu-se um minicurso com a proposta de atividades de investigação, as quais foram analisadas em consonância as ideias de Johnson-Laird segundo a Teoria dos Modelos Mentais. O minicurso foi realizado nas aulas de uma disciplina eletiva ministrada pela pesquisadora com alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Assim, considerando o objetivo da disciplina eletiva em subsidiar os alunos cognitivamente para avaliações externas como o ENEM, desenvolveu-se uma sequência didática envolvendo atividades de investigação em aulas teóricas abrangendo conceitos químicos estudados em uma das temáticas mais recorrentes no ENEM: a Química Ambiental. O minicurso teve como objetivo fornecer embasamento teórico para os alunos realizarem as atividades propostas, e, em decorrência da pandemia provocada pela COVID-19 e a necessidade de isolamento social, as aulas presenciais foram suspensas, o que acarretou a realização das práticas no formato online. Os conteúdos consistiam no estudo do efeito estufa, chuva ácida, inversão térmica, ilhas de calor, smog e camada de ozônio. Após os encontros, os alunos eram orientados a realizar as atividades, e partindo das problemáticas ambientais esperava-se que estes propusessem hipóteses que justificassem as causas para a situação problema e, posteriormente, apresentassem estratégias de solução. Foram realizados, sequencialmente, um Questionário Inicial com o objetivo de identificar os modelos mentais iniciais dos alunos, quatro atividades de investigação pelas quais pode-se investigar os modelos mentais dos alunos ao longo do desenvolvimento do minicurso e um Questionário Final ao término do minicurso para verificar os modelos mentais construídos e analisar suas estruturas e funcionalidades, considerando se houve evolução ou não em relação àqueles identificados previamente. Foram realizadas, ainda, entrevistas com alguns alunos para maior detalhamento de seus modelos mentais. A análise dos dados obtidos permitiu observar, para cada Atividade de Investigação, a estrutura dos modelos mentais dos alunos em relação às problemáticas ambientais, no que diz respeito aos tokens referentes aos conteúdos químicos inerentes à estas problemáticas. Assim, foi possível concluir que a maior parte dos modelos mentais dos alunos possuíam falhas nos tokens referentes às ligações químicas e geometria molecular, indicando dificuldade por parte dos alunos nestes conceitos. Ademais, pode-se observar uma participação protagonista dos alunos, o que culminou no aprimoramento dos modelos mentais iniciais de alguns alunos, indicando um aprendizado satisfatório. Neste sentido, este trabalho apresenta-se como uma promissora metodologia para embasar os processos de ensino e de aprendizagem, fundamentados na abordagem investigativa na área do Ensino de Química e Ciências, promovendo, assim, uma melhoria no processo de construção do conhecimento e saber científico.
  • ItemDissertação de mestrado
    O Núcleo afro-brasileiro e indígena de Ilha Solteira e a formação inicial de professores de ciências e matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-26) Souza, Sandra Regina Alves de; Peralta, Deise Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa é sobre o Núcleo Afro-Brasileiro e Indígena de Ilha Solteira (NABISA) e a formação inicial de professores de Ciências e Matemática, particularmente, objetivou investigar a importância do NABISA na formação inicial de professores. Tem por objetivo geral analisar o impacto provocado pelo NABISA na formação inicial de professores de Matemática e Ciências que não são citados nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, mas se fazem presentes em outros documentos. Para tanto, este trabalho pesquisa as contribuições do NABISA no ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Indígena, tanto na formação profissional, quanto na identitária de seus membros e na compreensão do papel do NABISA e de outros grupos que desejam uma sociedade emancipatória e democrática. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso e, por meio de relatórios e entrevistas, busca compreender a importância do NABISA no processo formativo inicial. Corresponderam a entrevistas semiestruturadas e divididas em três eixos temáticos: a) formação profissional, b) identidade e c) trabalho entre grupos. As entrevistas partiram da indagação da importância do NABISA para a formação e seguiram de forma espontânea, revelando questões de identidade que marcaram diversas gerações, em que se imperou a exclusão e a “branquitude”. Os capítulos iniciais remetem à importância das Leis para a educação étnico-racial e à formação de grupos de estudos e núcleos que abordam a formação de professores. Alguns conceitos foram definidos e se encontram presentes ao longo da pesquisa. Contextualiza-se o NABISA e, por meio dos perfis dos entrevistados, analisou-se as entrevistas divididas em eixos temáticos, utilizando-se do referencial teórico que discute Educação Antirracista. Apesar das mudanças anunciadas pela Base Nacional Comum Curricular, BNCC, pouco se percebe em relação às questões raciais, por isso a necessidade de professores reflexivos e capazes de descolonizar o currículo, seja de matemática ou ciências da natureza, isto é, de todas as áreas, pois é necessário professores com formação para inserir objetos de conhecimento e habilidades que contemplem a temática. Considera-se, nas entrevistas, o olhar dos membros em relação ao NABISA e suas contribuições para a formação inicial, pois é essencial que haja professores qualificados para se trabalhar questões étnico-raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena para suprir as ausências das culturas invisibilizadas no currículo. Considera-se que o NABISA supri a ausência ou incompletude da formação inicial acadêmica dessas áreas, proporciona reflexões identitárias e representa a resistência ao racismo e a todo tipo de preconceito, além de favorecer uma base sólida para a discussão em âmbito local e, por meio do uso da internet, expande as fronteiras e colabora com a formação de professores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Culturas da infância e recursos tecnológicos digitais: um olhar para a transição entre educação infantil e ensino fundamental no município de São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-09-08) Nogueira, Ana Maria Duarte; Peralta, Deise Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando o contexto de uso de recursos tecnológicos na educação de crianças pequenas, a presente pesquisa analisa o uso das tecnologias digitais no último ano da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental, nas prescrições curriculares e nas práticas desenvolvidas em escolas da rede municipal de São Paulo/SP, no tocante às práticas de leitura e escrita. Para tanto, busca identificar quais e como são utilizadas as tecnologias digitais, junto a gestoras escolares e de tecnologias, considerando as Culturas da Infância; levantar, nos documentos, como o Currículo da Cidade concebe a transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental e quais aspectos epistemológicos, conceituais e procedimentais embasam o desenvolvimento curricular da cidade de São Paulo; apontar as prescrições curriculares e as práticas relacionadas ao uso das tecnologias digitais nas escolas da rede municipal de São Paulo/SP, na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em busca de orientações didáticas para o uso de tecnologia digital e possíveis antecipações de escolarização na faixa etária em questão; e discutir como a tecnologia digital se relaciona a práticas pedagógicas realizadas na transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental a partir do que é preconizado pelos documentos oficiais do Currículo e do relato das gestoras, com olhar para as práticas de leitura e escrita. Em termos metodológicos, compreende o levantamento e análise dos documentos do Currículo da Cidade, a saber, os volumes da Educação Infantil e de Tecnologias para Aprendizagem, que subsidiam a contextualização das concepções e práticas desenvolvidas na educação municipal; e a realização de entrevistas com gestora da área de Tecnologias para Aprendizagem e gestora escolar da Educação Infantil para levantamento de recursos tecnológicos digitais à disposição das crianças e das professoras e professores nas unidades escolares, questionando uso, frequência e aparato utilizado, e investigação de concepções e práticas em relação ao uso de tecnologias digitais com crianças pequenas (5 e 6 anos de idade), suas motivações e como avaliam tais práticas. A exploração dos dados foi realizada sob perspectiva das Mônadas, com inspiração benjaminiana, observando-se a racionalidade presente nas práticas e a existência de articulações entre o que é desenvolvido no último ano da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental, com foco na preservação das Culturas da Infância. Os resultados demonstraram escassas indicações de uso das tecnologias digitais na Educação Infantil, assim como pouco direcionamento de recursos e equipamentos, enquanto no Ensino Fundamental há recursos e trabalho sistematizado, com professor específico da área. Percebe-se alinhamento entre as prescrições curriculares dos documentos de Tecnologias para Aprendizagem e Educação Infantil às Culturas da Infância e preocupação com a existência de uma transição entre as etapas da Educação Básica, contudo as entrevistas trazem luz a dificuldades na implementação prática dessa transição, seja no aspecto das práticas pedagógicas ou em relação ao uso de tecnologias digitais.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso da resolução de problemas no ensino de anéis de polinômios em um curso de licenciatura em matemática
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-08) Dias, Douglas Matheus Gavioli; Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nos cursos de Licenciatura em Matemática, nas disciplinas de conhecimento específico, deve se questionar se existem conexões entre os conteúdos de Matemática do ensino básico e os abordados por essas disciplinas. Isso leva os alunos a, muitas vezes, questionarem qual a contribuição das disciplinas de conteúdo específico na formação do professor de Matemática. Nessa perspectiva, a pergunta que guiou a pesquisa desenvolvida foi: Como o desenvolvimento de uma proposta de ensino de Anéis de Polinômios, por meio da metodologia da Resolução de Problemas, pode levar os alunos de uma turma de um curso de Licenciatura de Matemática a compreender de forma abrangente esse conteúdo e suas relações com os conteúdos desenvolvidos na Educação Básica? O objetivo da pesquisa é estabelecer uma discussão sobre as possíveis contribuições de uma proposta didática que utilize a metodologia de Resolução de Problemas para a aprendizagem do conteúdo Anéis de Polinômios por parte de uma turma de 11 (onze) alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, localizada na cidade de Ilha Solteira - SP, com o intuito de contribuir para que esses alunos tenham uma compreensão mais abrangente desse conteúdo e de suas relações com os temas de polinômios do currículo do ensino básico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos por meio da proposta desenvolvida em sala de aula foram analisados por meio da análise de conteúdo, utilizando da análise temática como ferramenta, e apontam que houve a compreensão das propriedades de anéis, mas não ocorreu um aprofundamento em teoremas ou corolários para a manipulação dessas propriedades, nem ligação dessas propriedades aos conhecimentos de polinômios desenvolvidos no ensino básico. Também houve referências aos conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, mas não podemos afirmar que a atividade proposta foi capaz de conectar o conhecimento que os alunos já tinham sobre polinômios – ou outros conteúdos do ensino básico - com os Anéis, estudados na disciplina de Estruturas Algébricas II.
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    A experiência de um professor e o processo de construção da disciplina “projetos mecânicos” na Etec de Ilha Solteira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-30) Silva, João Antonio da; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]; Santos, Paulo Gabriel Franco dos; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A investigação visa desenvolver um estudo sobre a experiência formativa no âmbito da elaboração e desenvolvimento da disciplina Projetos Mecânicos do curso Técnico em Mecânica, da ETEC de Ilha solteira, a partir de cartas pedagógicas, sob uma perspectiva freireana. Para tanto, delineou-se os seguintes objetivos específicos, temos: (i) caracterizar a referida disciplina, sob a perspectiva dialógico-problematizadora de Paulo Freire; (ii) elaborar cartas pedagógicas, de inspiração freireana, como forma de recuperar momentos históricos da formação do professor no contexto do planejamento e elaboração da disciplina de projetos mecânicos; e, por fim, (iii) analisar o conteúdo produzido pelo docente/pesquisador, qualificando a experiência formativa.Com isso, desenvolver na disciplina em questão, base para uma formação profissional e de conteúdo humanístico. A pesquisa se sustenta em três pontos: A história da educação profissional; experiências, vivências e dialogicidade e a formação pedagógica dos professores do ensino profissional. Para tanto, buscamos qualificar e analisar os aspectos formativos da disciplina, bem como lançar luz sobre a experiência formativa do docente responsável, valorizando aspectos como: a iniciativa de uma prática destoante e o processo de negociação com a cultura escolar; as particularidades da disciplina em diálogo com as aspirações docentes; os desdobramentos da prática a partir da experiência formativa; os saberes e experiências dos atores. Os referenciais teóricos e metodológicos foram construídos a partir de tecituras com Paulo Freire. Como aspecto metodológico, foram analisados materiais de planejamento e desenvolvimento da disciplina e a elaboração de “cartas à própria história”. Dentre os resultados da investigação, o trabalho evidencia a necessidade do diálogo dentre os diversos sujeitos da escola para que os projetos pedagógicos e planos que a instituição desenvolve sejam efetivos e representativos na comunidade escolar.
  • ItemDissertação de mestrado
    Gestão democrática no contexto de uma Escola Técnica Estadual Paulista de Educação Profissional: narrativas autobiográficas de uma diretora de escola
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-07) Pinto, Monique Dias; Peralta, Deise Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esse trabalho tem como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa autobiográfica, a implementação da gestão democrática, no contexto de implantação curricular de uma nova modalidade de ensino (Novotec - antigo M-Tec), ligada ao Ensino Médio Integrado ao Técnico, em uma escola técnica estadual paulista de educação profissional. A motivação para esse estudo surgiu das inquietações vivenciadas diariamente na escola, no exercício das atribuições da função de diretora escolar, diante das discussões e problematizações propostas pelo Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Prática e Avaliação da Unesp. Nesse sentido, a atuação profissional como Diretora de Escola Técnica Estadual, vinculada ao Centro Paula Souza, intensificou a necessidade de escrever, pesquisar, analisar e refletir sobre o processo de implementação da gestão democrática, em uma dada situação escolar. Assim, por meio de uma pesquisa autobiográfica, objetivou-se refletir sobre a efetivação da gestão democrática no contexto de uma Escola Técnica Estadual Paulista de Educação Profissional, em cenário de implantação de currículo (Novotec). Metodologicamente, esse trabalho desenvolveu e apresentou tons narrativos e autobiográficos, tendo a pesquisadora como parte da investigação e integrante do grupo pesquisado e, portanto, autora das reflexões e narrativas sobre as experiências envolvidas no contexto da pesquisa. Como referencial teórico, a pesquisa se baseou sobretudo em Jürgen Habermas (1984; 1989; 1997; 2001; 2002; 2004; 2006 e 2012), com seus constructos teóricos sobre Democracia Deliberativa, Agir Comunicativo, Esfera Pública, Mundo da vida e Sistema. No que tange aos resultados, verificou-se a possibilidade de construção de uma gestão escolar menos burocrática e mais democrática e participativa, a partir da participação e cooperação de todos os envolvidos no processo educativo, com o estabelecimento de mais diálogos e menos assimetria nas interações discursivas. Dessa forma, torna-se possível que as relações interpessoais se consolidem, com base no diálogo e na construção de entendimentos e consensos, e passem a ser naturalmente imprescindíveis para o alcance dos objetivos escolares propostos.
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    Educação matemática de estudantes com deficiência visual: histórias de vida não silenciadas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-06-09) Silva, Maria Inêz Vasconcelos da; Dias, Ana Lúcia Braz [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, Curso de Mestrado Interunidades do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira e da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, enquadrando-se dentro da linha de pesquisa da educação matemática. Essa dissertação originou-se a partir das lacunas observadas por mim frente ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência visual quanto ao ensino mais acessível dos conceitos matemáticos. A pesquisa tem como objetivo analisar os aspectos inclusivos que perpassam a educação matemática de estudantes com deficiência visual, num entrelaçar de histórias de vida entre a pesquisadora, baixa visão, e a colaboradora cega desde a infância. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como recurso metodológico a análise da narrativa autobiográfica da pesquisadora e da história oral de vida da colaboradora, numa escuta sensível e real, por meio da entrevista semiestruturada. Nesse sentido, a pesquisa tem um caráter de reflexão interativa com a colaboradora e comigo mesma sobre nossas histórias experenciadas. Os dados narrados por nós evidenciam uma grande luta interna (pessoal) e social para se permanecer nos espaços de formação, não bastando só a força individual de cada estudante com deficiência visual. As histórias de vida aqui narradas dão indicativos de que se torna urgente uma (re)organização e uma (re)significação da escola. Em particular, a gestão do ensino da matemática se torna fundamental, pois a matemática é uma disciplina que está na vida de cada um de nós e, perpassa várias outras disciplinas. É preciso desenvolver uma educação matemática mais substancial, menos abstrata, mais pautada na concretude e mais próxima da realidade contextual e tendo um maior significado para a construção do conhecimento na área.
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    A percepção de professores e coordenadores pedagógicos sobre a implantação curricular do novotec integrado: entre o sistema e o mundo da vida
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-27) Lima, Claudemir Monteiro; Peralta, Deise Aparecida [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Desde o decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que permitiu o retorno do Ensino Médio Integrado ao Técnico até a lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que possibilitou novos arranjos curriculares de forma integrada entre o Ensino Médio e Técnico, vivemos mudanças no Ensino Médio Profissional das Escolas Técnicas da rede do Centro Paula Souza do governo do Estado de São Paulo. Neste momento, a instituição protagoniza um momento de grande expansão do Ensino Médio Integrado ao Técnico com a denominação de Novotec Integrado, ampliando essa modalidade de ensino nas Etecs e em parceria com a Secretaria da Educação e com as Faculdades de Tecnologia (Fatec). E, nesse cenário, esta pesquisa de mestrado analisou a racionalidade subjacente à implantação do Novotec Integrado, focando as relações que se estabelecem com a matemática no currículo, o discurso expresso nos documentos oficiais do Centro Paula Souza e as discussões promovidas em um grupo de professores que atuam nos cursos implantados, segundo os pressupostos habermasianos do Agir Comunicativo, Sistema e Mundo da Vida. A pesquisa é realizada em uma Escola Técnica Estadual (Etec) que implantou, em 2020, o Novotec Integrado em dois cursos distintos: Ensino Médio com habilitação de Técnico em Administração e Ensino Médio com habilitação de Técnico em Marketing, organizados de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em termos metodológicos, foi realizado levantamento da legislação que viabiliza a constituição do novo currículo do Novotec Integrado, na qual é realizada a descrição de alguns documentos que orientam essa implantação curricular na Etec, bem como a constituição de um grupo de discussão com a participação de cinco docentes. Para tanto, foram realizadas duas reuniões por meio da plataforma Microsoft Teams com a gravação das discussões, as quais foram divididas em cinco episódios no contexto da implantação curricular do Novotec Integrado. Na sequência, foram constituídas mônodas, que correspondem a fragmentos das discussões entre os participantes, com inspiração em Walter Benjamin, por meio das quais se propõe constituir partes do todo do grupo de discussão. Os documentos e as mônodas foram analisados seguindo os pressupostos de conceitos habermasianos da teoria crítica. Como resultado da pesquisa, temos que os documentos da proposta de implantação curricular e as interações dos docentes evidenciam que a implantação do Novotec integrado foi pautada na racionalidade instrumental, orientada afins e sem espaços para participação dos docentes da escola na elaboração da proposta. Entretanto, as discussões mostraram que é possível, mesmo num ambiente dominado pelo mundo sistêmico, os docentes mostrarem sua capacidade de desenvolver a crítica.
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    A conceituação do pensamento geométrico: aspectos históricos, filosóficos e as visões presentes em teses e dissertações no Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-05-24) Paiva, Suellen Moura de; Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Partindo do pressuposto que o pensamento geométrico é parte das nossas atividades cotidianas e essencial em todos os ramos da Matemática, a presente pesquisa tem por objetivo estabelecer uma análise epistemológica sobre o pensamento geométrico no ensino e aprendizagem de Matemática e seus significados nas teses e dissertações brasileiras que relacionam esse tema a formação de professores de Matemática. Para isso, num primeiro momento, buscando estabelecer uma análise dos aspectos ontológicos e epistemológicos do pensamento geométrico, foi elaborado um panorama histórico e filosófico das discussões sobre o papel das representações visuais e do pensamento geométrico no processo de construção do conhecimento matemático. Em seguida, nosso objetivo foi elaborar um Estado da Arte sobre as conceituações de pensamento geométrico presentes nas teses e dissertações brasileiras que tratam desse tema na formação de professores de Matemática. Mediante a realização de tal mapeamento, constatou-se uma divergência entre as percepções e abordagens dadas ao ensino de Geometria e sua importância na formação inicial ou continuada de professores de Matemática. A pesquisa realizada deixou evidente a fragilidade na exploração do pensamento geométrico na formação dos professores de matemática. Além disso, percebemos também que as potencialidades do pensamento geométrico na formação inicial do professor são pouco exploradas. Por meio dos dados obtidos, podemos afirmar que as representações visuais podem ser exploradas não somente como facilitadoras para a compreensão de um conceito, mas também para a construção do conhecimento relacionado a um dado conteúdo. Diante disso, acreditamos que a presente pesquisa seja relevante para o atual cenário de ensino e aprendizagem da Matemática, em especial, ao ensino de Geometria, para a formação de professores e para os futuros investigadores da área de Educação Matemática. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, mediante a metodologia de análise documental e Estado da Arte.
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    BNCC, ensino da matemática e conhecimento oficial: as experiências na centralização dos currículos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-03-05) Reis, Renata Cristina Albieri dos; Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Educação Básica brasileira vivencia um complexo processo de reforma, suscitado pela homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), política curricular de caráter normativo que estabelece as aprendizagens essenciais que, obrigatoriamente, devem compor os currículos das instituições de ensino dos sistemas público e privado brasileiros. No interior desse projeto de centralização curricular, a BNCC foi anunciada pelos órgãos oficiais como política democrática e participativa, visto que a versão preliminar do documento foi submetida à consulta pública, fase em que houve expressiva participação da sociedade, em especial das professoras e professores. Em vista disso, tomando como referência as contribuições de Gimeno Sacristán, Michael Apple, José Augusto Pacheco e demais autores que versam sobre os Estudos Curriculares, reconhecemos que o currículo não se limita à ideia de um documento burocrático, prescritor de um conjunto neutro de conhecimentos, mas expressa os efeitos das forças que nele operam, sendo compreendido como projeto seletivo de cultura, no qual os valores e interesses implícitos orientam o seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, reconhecendo que a seleção dos conteúdos que compõem o currículo não se dá em termos neutros, buscamos, com este trabalho, investigar a consolidação da política de conhecimento oficial inerente à BNCC, tomando como base as discussões concernentes à proposta para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio das percepções de uma professora dessa etapa de ensino, que participou dos estudos e discussões inerentes à etapa da consulta pública, promovidos no microcontexto da rede municipal de ensino de São José do Rio Preto. O tema deste projeto de pesquisa foi definido a partir da questão: qual o espaço para o protagonismo do professor na autoria do currículo, em tempos de centralização curricular? Diante disso, propomos como objetivo geral construir narrativas autobiográficas sobre a participação dos professores nos estudos e discussões da proposta para a área da Matemática, na consulta pública à versão preliminar do documento da BNCC, tomando como perspectiva analítica o sentimento de autoria de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tivemos como objetivos específicos (i) caracterizar o processo da etapa de discussão da BNCC como uma parte do processo de sua elaboração; (ii) discutir os limites e possibilidades da participação dos professores na elaboração da BNCC; (iii) levantar as concepções de currículo, bem como os aspectos conceituais concernentes ao ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, presentes no documento e na discussão. Para isso, optamos por uma abordagem de pesquisa de cunho qualitativo, tomando como perspectiva metodológica a Pesquisa Narrativa do tipo autobiográfica. Assim, os relatos autobiográficos que constituíram os dados desta pesquisa foram produzidos em forma de memórias, fundamentadas no conceito de escrevivência, cunhado pela escritora Conceição Evaristo. Essas memórias foram analisadas de forma a investigar os limites e possibilidades da participação das professoras e professores na construção da proposta para o ensino de Matemática, na BNCC. Ao confrontarmos as narrativas autobiográficas e as narrativas oficiais acerca do referido processo, constatamos que a localização do poder de decisão sobre o currículo assentada nos organismos internacionais, cujas mudanças educacionais são requeridas com base nos interesses neoliberais que visam a manutenção da sociedade capitalista. Nesse sentido, a abertura para a participação social, na construção da política curricular em questão, demonstrou objetivar a consecução de consenso e legitimidade para a política da BNCC, indispensáveis para a etapa da implementação.