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dc.contributor.advisorSilva, Maria das Graças Gomes Villa da [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Isaías Eliseu da [UNESP]
dc.date.accessioned2018-06-28T13:35:01Z
dc.date.available2018-06-28T13:35:01Z
dc.date.issued2018-05-30
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154387
dc.description.abstractEcos de Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, reverberam no romance Saturday, de Ian McEwan, publicado oitenta anos após o primeiro, e esta tese propõe uma análise sobre os textos ficcionais referidos a fim de expor a medida em que, dadas as semelhanças entre uma narrativa e outra, diferem-se o contexto histórico, as preocupações das personagens e as técnicas narrativas utilizadas no romance de Woolf e no de McEwan. Ambos os romances ambientam-se em Londres, têm o enredo circunscrito no limite de um dia e utilizam-se de acontecimentos históricos como pano de fundo para as narrativas. Mrs. Dalloway é motivado pelos efeitos provocados pela Primeira Guerra Mundial sobre a sociedade inglesa no início do século XX e Saturday baseia-se nas consequências dos ataques terroristas de 2001 às torres do World Trade Center nos Estados Unidos para apresentar uma narrativa que trata do modo de vida contemporâneo em uma metrópole europeia. Busca-se apontar as categorias do moderno em Mrs. Dalloway e do contemporâneo em Saturday, a partir de um referencial teórico que inclui Calinescu e Berman sobre a modernidade, Bell e Innes sobre o Modernismo, Elias e Schollhammer sobre a literatura contemporânea e Lyotard e Bauman sobre os fundamentos do presente histórico.pt
dc.description.abstractEchoes of Mrs. Dalloway, by Virginia Woolf, reverberate in Saturday, a novel by Ian McEwan, published eighty years after the first one, and this thesis proposes an analysis on the referred fictional texts to show to what extent, given the similarities between one narrative and the other, the historical context, the characters’ worries, and the narrative techniques are different in Woolf’s and McEwan’s novels. Both stories are set in London, have their plots circumscribed into the limit of a day, and take historical facts as the background for their narratives. Mrs. Dalloway is motivated by the effects of World War I on the English society in the beginning of the 20th century, and Saturday is based on the consequences of the terrorist attacks in 2001 on the World Trade Center towers in The United States to present a narrative that deals with the contemporary way of life in a European metropolis. The aim of the research is to point out the categories of the modern in Mrs. Dalloway and of the contemporary in Saturday, from a theoretical reference that includes Calinescu and Berman about modernity, Bell and Innes about Modernism, Elias and Schollhammer about contemporary literature, Lyotard and Bauman about the basis of the historical present.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectModernopt
dc.subjectContemporâneopt
dc.subjectModernen
dc.subjectContemporaryen
dc.subjectMrs. Dallowayen
dc.subjectSaturdayen
dc.subject
dc.titleO moderno e o contemporâneo: um estudo de Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf e Saturday, de Ian McEwanpt
dc.title.alternativeThe modern and the contemporary: a study on Mrs. Dalloway by Virginia Woolf and Saturday by Ian McEwanen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEstudos Literários - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaTeorias e crítica da literaturapt
unesp.researchAreaTeorias e crítica da narrativapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000905548
dc.identifier.capes33004030016P0
dc.identifier.lattes5813433976551404
unesp.advisor.lattes5813433976551404
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