Show simple item record

dc.contributor.advisorKobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Andressa Bernardo da
dc.date.accessioned2018-07-23T19:24:03Z
dc.date.available2018-07-23T19:24:03Z
dc.date.issued2018-02-23
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154570
dc.description.abstractAs práticas educativas em creche, por condicionamentos históricos e sociais, trazem, predominantemente, os traços do assistencialismo e do cuidar materno. Essas características tiram o foco sobre a necessidade de formação dos educadores, não atendem às exigências do cuidar e educar na Educação Infantil – EI, consequentemente, não possibilitam que tais práticas sejam planejadas, realizadas, avaliadas e voltadas ao pleno desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Dessa forma, esta pesquisa parte do seguinte questionamento: Quais as características dos objetos lúdicos que permitem a elaboração de indicadores que orientem seus usos nas práticas de multiletramento nas creches? Para tanto, procurou-se criar indicadores de seleção, usos, registro e avaliação de objetos para os processos de multiletramento social em creche, por meio das múltiplas linguagens da arte e do brincar, a fim de orientar os educadores nas práticas educativas. A pesquisa, de cunho qualitativo, por meio de um estudo bibliográfico realizado nas bases de dados indexadas, verificou as produções científicas na área e correlatas ao tema do estudo, no período de 1990 a 2017; o estudo documental foi realizado na legislação e nas orientações nacionais que regem a EI. Buscando fazer a interlocução entre Educação, Arte e Linguagem, o levantamento mostrou a necessidade de estudos científicos que abarquem a primeiríssima infância. Os resultados orientaram quanto aos processos de letramento e usos dos objetos lúdicos, focando nos materiais para a primeiríssima infância e propiciaram escopo para a elaboração do livro “Ler, Criar e Brincar: objetos lúdicos no multiletramento em creche”.pt
dc.description.abstractThe educational practices in day care center, due to historical and social conditioning, predominantly bring traits of assistance and maternal care. These characteristics take focus on the need for training of educators, do not meet the demands of caring for and educate in Early Childhood Education, consequently, do not allow such practices to be planned, carried out, evaluated and aimed at the full biopsychosocial development of children. Thus, this research is based on the following question: What are the characteristics of play objects that allow the elaboration of indicators that guide their uses in the practice of multiletramento in day care centers? Therefore, we tried to create indicators of selection, use, registration and evaluation of objects for the processes of social multilearning in day care, through the multiple languages of art and play, in order to guide educators in educational practices. The qualitative research, through a bibliographic study carried out in the indexed databases, verified the scientific productions in the area and related to the theme of the study, from 1990 to 2017; the documentary study was carried out in the legislation and in the national guidelines governing the IE. Seeking to make the interlocution between Education, Art and Language, the survey showed the need for scientific studies that cover the very first childhood. The results guided the processes of literacy and use of play objects, focusing on materials for early childhood and provided scope for the elaboration of the book "Read, Create and Play: playful objects in multiletrament in day care center".en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectIndicadorespt
dc.subjectObjetos lúdicospt
dc.subjectCrechept
dc.subjectMultiletramentospt
dc.subjectArtept
dc.subjectIndicatorsen
dc.subjectPlayful objectsen
dc.subjectDay care centeren
dc.subjectMulti-literacyen
dc.subjectArten
dc.titleIndicadores para usos de objetos lúdicos: instrumentos para multiletramento em crechespt
dc.title.alternativeIndicators for use of play objects: tools for multi-play in kindergartenen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaConceitos específicos para o ensino e suas metodologiaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000906170
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.lattes8897176542462072
unesp.advisor.lattes8897176542462072
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record