Um estudo sobre a modelagem matemática na educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-12-09

Autores

Lopes, Mariane Mendes [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Matematical Molding came to Brazil between the years of 1970 to 1980. It had a great intention of creating new methods, by improving mathematics in the country. The research was developed during some years improving and adding new supporters. In this research, we understood how some educational authors present Mathematical Molding. It has showed us how it works into scholar context, bringing some positive aspects and difficulties in its development. It also shows us, as teachers, ways of working with Mathematical Molding in schools and how it is discussed in official documents. This work is guided by a qualitative, explorative, descriptive methodology. The way of teaching Mathematics discipline needs differentiated means of approach to contribute in a meaningful way in students' learning. Modeling is a methodology, that when is well applied and worked with commitment, could bring excellent results in formation of citizens that would be able of relating to their environment with a critical stance
A Modelagem Matemática chegou ao Brasil entre as décadas de 1970 e 1980 com o intuito de criar novas maneiras de ensino da Matemática no país. A linha de pesquisa foi se desenvolvendo com o passar dos anos e ganhando novos adeptos. Neste trabalho, nos dispusemos a compreender como a Modelagem Matemática é apresentada por alguns autores de Educação Matemática, mostrar também como ela se dá no contexto escolar, trazendo aspectos positivos, as dificuldades no seu desenvolvimento, o papel do professor que trabalha com a Modelagem na escola. Discute-se também sobre como a Modelagem Matemática é abordada nos documentos oficiais. O trabalho é pautado na metodologia da pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. O ensino da Matemática precisa de meios de abordagem diferenciados para contribuir com a aprendizagem dos alunos de maneira significativa, e a Modelagem é uma metodologia, que se for bem aplicada e trabalhada com empenho, pode trazer bons resultados para a formação de cidadãos capazes de se relacionar com seu ambiente com uma postura crítica

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Modelos matemáticos, Educação, Mathematics Study and teaching

Como citar

LOPES, Mariane Mendes. Um estudo sobre a modelagem matemática na educação básica. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016.