Análise microestrutural do aço maraging 18Ni 300 soldado a laser

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Data

2016-12-08

Autores

Ferreira, Renan Nascimento [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Currently the motor case of the Satellite Launch Vehicle (VLS) is made with high-strength steels 300M. However, the high cost and complexity in the heat treatment of these steels have stimulated the search for alternative materials in this application. The maraging steel has proven to be an advantageous substitute for the simple heat treatment and the mechanical properties. maraging steels are iron-nickel alloys of high mechanical strength and arouse great interest in aeronautics and aerospace industry. These steels have a ductile and tough martensitic phase that has hardness gain by precipitation of alloying elements. When they are heat treated at about 480°C, these steels can reach yield strength between 1700 and 2700 MPa. In this work, were prepared specimens in three groups of thermal treatments: homogenized, solubilized and aged, solubilized and aged and only aged. The specimens were laser welded and subjected to hardness and tensile tests as an assessment of the microstructural and mechanical properties in each case of heat treatment. The micrographs indicate a molten area with dendritic structure and few defects. It was found that heat treatment for homogenization and solubilization eliminate the loss of hardness in the weld bead and generate higher hardness in the material (≈650 HV). Nevertheless, the only aged specimens showed a tensile strength very close to the non-welded steel (≈1960 MPa). The homogenization treatment reduced levels of segregation in the melt zone, however, there was an increase in grain size and tensile strength loss after this heat treatment. The welded specimens showed promising results, with the tensile strength next to the non welded specimens
Atualmente o envelope motor do veículo lançador de satélites brasileiro é feito com aços de alta resistência 300M. Contudo, o alto custo e a complexidade no tratamento térmico desses aços têm estimulado a busca por materiais alternativos nessa aplicação. Os aços maraging tem se mostrado como um vantajoso substituto pela simplicidade no tratamento térmico e pelas propriedades mecânicas. Aços maraging são ligas de ferro-níquel de alta resistência mecânica e que geram grande interesse na indústria aeronáutica e aeroespacial. Esses aços apresentam uma fase martensítica dúctil e resistente que apresenta ganho de dureza pela precipitação de elementos de liga. Quando são tratados termicamente a cerca de 480°C, esses aços podem atingir limites de escoamento entre 1700 e 2700 MPa. Neste trabalho foram confeccionados corpos de prova em três grupos de tratamentos térmicos: homogeneizado, solubilizado e envelhecido, solubilizado e envelhecido e apenas envelhecido. Os corpos de prova foram soldados a laser e submetidos a ensaios de dureza e de tração como forma de avaliação das propriedades microestruturais e mecânicas em cada caso de tratamento térmico. As micrografias indicam uma zona fundida com poucos defeitos e estrutura dendrítica. Verificou-se que tratamentos térmicos de homogeneização e solubilização eliminam a perda de dureza no cordão de solda e geram maior dureza no material (≈650 HV). Contudo, os corpos de prova apenas envelhecidos apresentaram um limite de resistência muito próximo a do aço não soldado (≈1960 MPa). O tratamento de homogeneização reduziu os níveis de segregação na zona fundida, contudo, se verificou aumento no tamanho de grão e perda de resistência à tração após este tratamento térmico. Os corpos de prova soldados apresentaram resultados promissores, ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Solda e soldagem, Aço de alta resistência, Análise estrutural (Engenharia), Aço - Tratamento termico, Solder and soldering

Como citar

FERREIRA, Renan Nascimento. Análise microestrutural do aço maraging 18Ni 300 soldado a laser. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2016.