Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016

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Data

2017-02-16

Autores

Germano, Beatriz Fernanda Fenicio [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

According to the 1988 Constitution and the Law on the Guidelines and Bases of National Education (LDB 9394/96), sanctioned in 1996, the visually impaired are legally protected and have the right to equal conditions for access and stay in school, in addition to opportunities. However, the inclusion process of students with visual impairment in regular education is still a complex challenge. The present work consists of the theme of social inclusion, especially in the teaching for visually impaired students through multisensory didactics. The objective was to analyze the works of the EVEQ from 2012 to 2016 that address the teaching of chemistry for the visually impaired and the use (or not) of multisensory didactics as a didactic alternative. Of the 346 papers analyzed, 27 were found within the thematic of the inclusion, being that only five approached the visual deficiency, of which only one presents itself in the perspective of the multisensorial didactics. In view of the result, it is concluded that this alternative for teaching the visually impaired is still poorly applied and needs wider dissemination about inclusive education as a whole. Still according to the analyzed works it was possible to perceive that the regular school still presents many difficulties in dealing with the students with special needs, making difficult the concretization of the inclusion
Segundo a Constituição de 1988 e a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), sancionada em 1996, os deficientes visuais são amparados legalmente e possuem o direito de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, além de oportunidades iguais. Contudo, o processo de inclusão de alunos que apresentam deficiência visual no ensino regular ainda é um desafio complexo. O presente trabalho consiste na temática da inclusão social, especialmente no ensino para alunos deficientes visuais através da didática multissensorial. O objetivo foi analisar os trabalhos do EVEQ de 2012 a 2016 que abordam o ensino de química para deficientes visuais e a utilização (ou não) da didática multissensorial como uma alternativa didática. Dentre os 346 trabalhos analisados, 27 encontraram-se dentro da temática da inclusão, sendo que apenas cinco abordaram a deficiência visual, dentre os quais somente um apresenta-se na perspectiva da didática multissensorial. Tendo em vista o resultado, conclui-se que essa alternativa para o ensino de deficientes visuais ainda é pouco aplicada e necessita de uma divulgação mais ampla acerca da educação inclusiva como um todo. Ainda de acordo com os trabalhos analisados foi possível perceber que a escola regular ainda apresenta muitas dificuldades em lidar com os alunos com necessidades especiais, dificultando a concretização da inclusão

Descrição

Palavras-chave

Deficientes visuais, Didática, Educação inclusiva

Como citar

GERMANO, Beatriz Fernanda Fenicio. Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.