Comunicação reticular e os serviços telemáticos nas universidades públicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-03-14

Autores

Bosso, Jonathan Hanan [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study presents the research and the discussion about digital communication and its influence on the process of course management for higher education, especially in the extension course Da Classe ao Mercado - program developed in partnership between Faac-Unesp and the Universidad de Sevilla in Spain. The goal is to analyze the use and results of an interactive digital communication platform applied in the management of the Da Classe ao Mercado involving students, teachers, coordinators and administrative technicians from both universities - not only in the technological and informational sphere, but as a contribution to formative, social, sensorial and intercultural aspects, using a dialectical perspective of the active methodology, which considers the technique as something added to teaching and learning. The methodology used was the Design Based Research, in wich the researcher acts in the researched context, seeking to understand a certain reality, from interviews (in depth and in group) with users, using data to generate solutions to the real problems and needs presented. As a result it can be said that the telematic platforms can greatly contribute to the interactivity and management of pedagogical relationships and content, but they have their limitations. You must know how to use technology platforms with a specific purpose. They differ among themselves about question of functionality, being necessary to direct the use of each one, linking it to the appropriate function and the required goal. Also, we can say that one of the biggest challenges when we use telematics platforms as an pedagogical complement is to change the practice and the mentality of the teachers and to obtain the adhesion of these and the students, because is from this relation that the learning happens
O estudo apresenta a investigação e a discussão realizada a respeito da comunicação digital e sua influência no processo de gerenciamento de cursos para o ensino superior, especialmente no curso de extensão do Programa Da Classe ao Mercado desenvolvido em parceria entre a Faac-Unesp e a Universidade de Sevilha na Espanha. O objetivo é analisar o uso e os resultados de uma plataforma de comunicação digital interativa aplicada no gerenciamento do Curso Da Classe ao Mercado que envolve estudantes, docentes, coordenadores e técnicos administrativos de ambas as universidades públicas - não apenas no âmbito tecnológico e informativo, mas como contributo para aspectos formativos, sociais, sensoriais e interculturais, valendo-se de uma perspectiva dialética da metodologia ativa, que entende a técnica como algo agregado ao ensino e aprendizado. A metodologia empregada foi o Design Based Research, na qual o pesquisador age no contexto pesquisado, buscando compreender determinada realidade, a partir de entrevistas (em profundidade e em grupo) com os usuários, utilizando os dados para gerar soluções aos problemas e necessidades reais apresentados. Como resultados pode-se dizer que as plataformas telemáticas podem contribuir para a interatividade e gestão dos relacionamentos e conteúdos pedagógicos, porém elas têm suas limitações. É preciso saber usar a tecnologia das plataformas com um propósito específico. Elas diferem entre si na questão de funcionalidades, sendo necessário direcionar o uso de cada uma atrelando-a à função apropriada e ao objetivo requerido. Ademais, um dos maiores desafios do uso das plataformas telemáticas como complemento pedagógico está em mudar a prática e a mentalidade dos professores e conseguir a adesão destes e dos alunos, pois é desta relação que acontece o aprendizado

Descrição

Palavras-chave

Telemática, Inteligência coletiva, Ensino superior, Comunicação, Telematics

Como citar

BOSSO, Jonathan Hanan. Comunicação reticular e os serviços telemáticos nas universidades públicas. 2017. 83 f. Trabalho de conclusão (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.