Educação física escolar e site educacional: possibilidades para o ensino do voleibol a partir do currículo do estado de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Sartori, Marina Mungai [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um material didático em linguagem digital, a partir do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo, como material de apoio ao trabalho de professores, com o conteúdo voleibol proposto para o segundo ciclo do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método qualitativo constituído por três etapas: 1) Análise do currículo do Estado de São Paulo; 2) Elaboração do site educacional; 3) Avaliação do material digital por meio de questionários respondidos por professores que atuam em escolas estaduais. À partir da proposta do currículo do Estado de São Paulo, extraiu-se seis temas para elaboração do conteúdo digital: História do voleibol, o voleibol no Brasil, esporte coletivo com rede, regras, princípios técnico-táticos do voleibol, sistema de jogo 6x0 ou 6x6. Um site de voleibol foi elaborado e disponibilizado na internet. Os questionários de avaliação do site de voleibol foram entregues para 11 professores de cinco escolas públicas estaduais que lecionam para os anos finais do Ensino Fundamental. Os principais resultados da avaliação indicam que os professores avaliaram positivamente o site de voleibol, destacando a atratividade do layout, com linguagem clara e acessível e conteúdo de fácil compreensão. Os professores não tiveram dificuldades para acessá-lo. Afirmaram que utilizariam as atividades propostas em suas aulas. Algumas sugestões para melhoria do site foram indicadas como: acrescentar um chat para discussão dos conteúdos, apresentar formas de avaliação e necessidade de atualização contínua. Conclui-se que o site de voleibol, disponibilizado no endereço http://marinamsartori.wix.com/voleibolefescolar#!home/mainPage), apresenta-se como uma ferramenta pedagógica de apoio ao trabalho docente, viável para o ensino dessa modalidade nas escolas públicas estaduais de São Paulo

Descrição

Palavras-chave

Voleibol, Educação física - Estudo e ensino, Sites da Web, Tecnologia educacional, Escolas públicas, Educação fisica - Currículos, Educação física (Ensino fundamental), São Paulo (Estado), Brasil

Como citar

SARTORI, Marina Mungai. Educação física escolar e site educacional: possibilidades para o ensino do voleibol a partir do currículo do estado de São Paulo. 2017. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.