Proposta de atividades usando Criptografia nas aulas de matemática

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Data

2017-10-06

Autores

Nogueira, Ana Flávia Cesário Machado Alckmin [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This paper has as objective to study the relations between Mathematics and Cryptography, to achieve this goal, we present mathematical contents necessary to understand the cryptographic methods, the description of these methods, and software and applications that can be applied in the classroom for students of both Elementary School II and High School. The methods studied here are: Caesar Cipher, Vigenère Cipher, Hill Cipher, Enigma machine and RSA method, which are the most widely used and known. Firstly, the definition and history of the development of Cryptography are presented, and important mathematical concepts are presented for the understanding of the methods functioning, the description of the methods and finally software and applications that can be applied in Elementary School
O presente trabalho visa estudar a relação entre a Matemática e a Criptografia, para isso são apresentados conteúdos matemáticos necessários para compreensão dos métodos criptográficos, a descrição desses métodos, e software e aplicativos que podem ser aplicados em sala de aula para alunos tanto do Ensino Fundamental II quanto do Ensino Médio. Os métodos aqui estudados são: a Cifra de César, a Cifra de Vigenère, a Cifra de Hill, a máquina Enigma e o método RSA, que são os mais utilizados e conhecidos. Primeiramente é apresentada a definição e a história do desenvolvimento da Criptografia, em seguida são apresentados conceitos matemáticos importantes para o entendimento do funcionamento dos métodos, a descrição dos métodos e por fim software e aplicativos que podem ser aplicados na Educação Básica

Descrição

Palavras-chave

Criptografia, Educação básica, Cifras, Matemática - Estudo e ensino, Mathematics Study and teaching

Como citar

NOGUEIRA, Ana Flávia Cesário Machado Alckmin. Proposta de atividades usando Criptografia nas aulas de matemática. 2017. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.