Análise multicritério de perspectivas do balanced scorecard para implantação em instituições de ensino superior
Alternative title
Multicriteria analysis of balanced scorecard perspectives for implementation in higher education institutionsAuthor
Date
2018-07-25Type
Graduate program
Engenharia de Produção - FEG
View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
A implantação do Balanced Scorecard (BSC) pode criar um diferencial competitivo em Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo presente tem por objetivo a utilização de análise multicritério para realização de priorização das perspectivas do BSC em três instituições de ensino superior, administradas pela mesma Mantenedora. Levando-se em consideração que o BSC não possui medição de suas perspectivas em escala de importância, fato esse que pode atrapalhar os gestores durante a implantação, nesse trabalho é possível verificar a utilização do método AHP (Analytic Hierarchy Process), na tomada de decisões com múltiplos critérios, o que permitiu a realização da priorização de perspectivas do BSC em cada uma das IES. Assim, as Instituições de Ensino poderão realizar a implantação do BSC de acordo com o grau de importância das perspectivas na visão de seus Diretores. Por meio dessa pesquisa, foi possível realizar uma análise com a utilização de duas importantes ferramentas: o BSC e o AHP na gestão das Instituições, o que permiti aos Diretores uma melhor condição na preparação e melhor monitoramento dos indicadores estratégicos.
The Balanced Scorecard (BSC) deployment can create a competitive differential in Higher Education Institution (HEI). The purpose of this study is to use a multicriteria analysis to prioritize the perspectives of BSC in three higher education institutions, managed by the same maintainer. Considering that the BSC does not have a measurement of its perspectives in scale of importance, which can hinder managers during implantation, in this work it is possible to verify the use of the AHP (Analytic Hierarchy Process) method of making decision with multiple criteria, which allowed the achievement of the prioritization of BSC perspectives in each HEI. Thus, the Educational Institutions may carry out the implementation of the BSC according to the degree of importance of the perspectives in the vision of its Principals. Through this research, it was possible to carry out an analysis with the use of two important tools: the BSC and the AHP in the management of the Institutions, which will allow the Principals a better condition in the preparation and better monitoring of the indicators strategic.
How to cite this document
Keywords
Language
Collections
