Gestão da qualidade no jornalismo, regulação e autorregulação da mídia

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Data

2018-08-20

Autores

Garrido, Bibiana Alcântara

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Códigos editoriais, códigos de ética, sistemas de gestão, instrumentos de responsabilização da mídia e suas implicações para práticas e rotinas de produção industrial que gerem qualidade no jornalismo são basilares ao estabelecerem princípios, normas e condutas a serem seguidos pelas organizações de mídia e seus profissionais. Sua instituição adquire um papel especial no fortalecimento da democracia e contribui para a obtenção de diversidade, pluralidade e rigor na apuração jornalística como parâmetros de credibilidade das mídias. Esta pesquisa caracterizou o papel de dispositivos e aparatos de gestão da qualidade de mídia na contemporaneidade e indicou aspectos centrais de sua aplicação no Brasil e Reino Unido, em caráter comparativo. A análise das condições de existência, conteúdo e acesso de políticas de gestão da qualidade editorial de 42 organizações de mídia foi realizada por meio do Sistema Q-Avalia (UFS/CNPq). Os resultados, que incluem um ranking multidimensional das organizações avaliadas, são comentados conforme três chaves de interpretação: qualidade como desdobramento de políticas normativas; qualidade como desdobramento da concorrência de mercado; e qualidade como simulacro.
Editorial guidelines, codes of ethics, management systems, media accountability and their implications for industrial production practices and routines that generate quality journal-ism are fundamental as they establish principles, standards and conducts to be followed by media organizations and professional staff. Their existence acquires a special role on the empowerment of democracy and it contributes to the obtainment of diversity, plurality and accuracy in journalistic investigation as parameters to media credibility. This research has characterized media quality management devices role on contemporaneity and have indicated central aspects to its application at Brazil and United Kingdom, from a comparative perspective. The analysis of existence, content and access conditions to editorial quality management of 42 media vehicles was done by the means of Sistema Q-Avalia (UFS/CNPq). Results include a multidimensional ranking of the evaluated organizations and are commented according to three interpretation keys: quality as an unfolding of normative policies; quality as an unfolding of market competition; and quality as a simulacrum.

Descrição

Palavras-chave

Regulação, Autorregulação, Gestão da qualidade, Jornalismo, Media accountability, Regulation, Self-regulation, Quality management, Journalism

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