Avaliação de Estados de Humor nos Exames da Royal Academy of Dance

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Data

2017

Autores

Trevisan, Priscila Raquel Tedesco Da Costa
Schwartz, Gisele Maria
Auriemo, Danielle Ferreira
Palhares, Marcelo Fadori Soares
Catib, Norma Ornelas Montebugnoli
Ribeiro, Ivana De Campos

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Editor

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília

Resumo

ABSTRACT This qualitative study investigated the mood states of students, participants in of the Royal Academy of Dance examinations. The exploratory research used the POMS (Profile of Mood States), administered before and after the examination, to an intentional sample of 12 dance students, aged 18 to 40 years. The descriptive analysis, comparing the data collections in the pre and post-test showed an increase in fatigue and decreased vigor and minimum indices of tension states, depression, anger and confusion. Further studies are needed in order to improve the approaches to the subjective states involving practice, background training in dance and performance assessments, aspects largely unexplored in the academic ambit.
RESUMO Este estudo qualitativo investigou os estados de humor de alunos participantes dos Exames da Royal Academy of Dance. A pesquisa exploratória utilizou o POMS (Profile of Mood States), aplicado antes e após o exame, a uma amostra intencional composta por 12 estudantes de dança, faixa etária de 18 a 40 anos. A análise descritiva, ao se comparar os dados obtidos no pré e pós-teste, evidenciou um aumento da fadiga e uma diminuição do vigor e índices mínimos dos estados de tensão, depressão, raiva e confusão mental. Novos estudos se fazem necessários, visando ao aprimoramento das abordagens acerca dos estados subjetivos envolvendo as práticas, a formação em dança e as avaliações das performances, aspectos ainda pouco explorados em âmbito acadêmico.

Descrição

Palavras-chave

mood states, dance, evaluation, estados de humor, dança, avaliações

Como citar

Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 33, p. -, 2017.

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