Artigos - Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação - IA

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 80
  • ItemTese de doutorado
    Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-14) Abreu, Mariela Lamberti de [UNESP]; Romano, Lucia Regina Vieira [UNESP]
    A partir da minha experiência e inquietação como mãe e artista, nesta pesquisa me proponho a investigar pontos de cruzamento entre maternidade, autobiografia e a cena teatral contemporânea. Reflito sobre o lugar ocupado pela mãe a partir de uma perspectiva feminista, analisando o diálogo entre a cena e as dimensões estética e política dessa condição, considerando o caráter interseccional e a pluralidade de subjetividades que caracterizam a maternidade. Começo questionando a forma como a maternidade tem sido evocada em obras artísticas criadas por mulheres que escolhem usar materiais pessoais em seus processos criativos, sempre considerando a arte como um vetor capaz de enriquecer e compartilhar o campo de experiência individual e coletiva. Para tanto, me debruço sobre duas criações que flutuam entre os territórios das artes cênicas e da arte da performance: Stabat Mater, de Janaina Leite; e Mãe ou Eu também não gozei, de Letícia Bassit. Nesse percurso também apresento um trabalho artístico autoral, intitulado Pátria-mãe, com a intenção de experimentar os conceitos e procedimentos explorados na pesquisa. Os casos estudados são relevantes por causarem atravessamentos entre linguagens e entre vida e arte, o que faz com que interfiram na autonomia das artes e reinventem metodologias de trabalho. Situam-se, pois, nos limites entre real e autoficção, como reação direta às reivindicações de singularidade e não-isenção das suas poéticas. Relacionando teorias sobre arte, maternidade, feminismos, autobiografia e cena contemporânea, busco produzir um conhecimento crítico e sensível, que estimule a reflexão sobre o papel desempenhado pelas mães na sociedade atual, tendo como recorte a cena contemporânea.
  • ItemArtigo
    Acoustic and long-term average spectrum measures to detect vocal aging in women
    (2011-07-01) Da Silva, Paula Torres; Master, Suely [UNESP]; Andreoni, Solange; Pontes, Paulo; Ramos, Luiz R.; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Along the normal aging process, voice tends to become weak, breathy, and loses projection, which may interfere in the communication process. One reliable way to evaluate voice quality is through acoustical analysis using, for instance, the long-term average spectrum (LTAS). The aim of this study was to identify acoustic measures, particularly LTAS's, which characterize vocal aging in women without vocal complaints. For this purpose, 30 elderly and 30 young women were included in this study. All spoke standard Portuguese and none had a history of vocal and laryngeal alterations or respiratory diseases. On the basis of the reading task, in habitual and loud levels, the following parameters were assessed: the equivalent sound level (Leq), the speaking fundamental frequency (SFF) and, at the LTAS window, the difference between the levels of the regions of the first formant and fundamental frequency F0 (L 1 - L0), alpha ratio, and the amplitude levels obtained at equal intervals of 160 Hz, ranging from 0 to 8 kHz. There were significant differences between young and old voices for SFF and Leq in both levels. In the LTAS window, amplitude levels were higher for young voices, comprising all frequencies except those in the regions between 4.6-6.7 and 4.8-6.5 kHz, in habitual and loud levels, respectively. There were also significant differences regarding L1 - L0 and alpha ratio between groups, in both levels.The observed differences in LTAS's slopes, L 1 - L0 measures, and even Leq and SFF measures, may be attributed, to some extent, to lower subglottal pressure or a glottal setting providing a slower glottal closing speed for the elderly group. © 2011 The Voice Foundation.
  • ItemArtigo
    The voice in the Suzuki Training
    (Univ Estado Santa Catarina-udesc, 2021-12-01) Carvalho, Glauce [UNESP]; Agostini Storolli, Wania Mara [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    This article explores the matter of voice in Tadashi Suzuki's training and directing work, establishing relationships between the fundamentals of the Japanese director's practice and Adriana Cavarero's thoughts on the theme. This work is the result of the interaction between the hands-on experience with Suzuki training and the reflection based on Cavarero's concepts, especially in regards to the aspect of unity and voice's relational and corporeal nature. It has been observed how the voice in Suzuki's training and in his performances ends up being understood in its universal dimension where, without the ties of semantics, the elements of voice can affect and generate interaction with one another - performers and audience.
  • ItemArtigo
    From the Asphalt to the Forest: Cia. Livre’s research on the creation of an epic and perspectivist scenic language
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021-03-26) Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This article examines Cia. Livre’s scene, which questions the constitution of Brazilian identity, relating the individual in the urban context and Amerindian thought. Since the performance Vem Vai, o caminho dos mortos (2007), transit between the forest and the asphalt has been identified, instituted in the scenic translations of anthropophagy, according to Andrade (1928), Campos (1992), and Nunes (1979), and Amazonian cosmology, based on theories of perspectivism, especially Descola (1992), Carneiro da Cunha (1998), Kopenawa and Albert (2015), and Viveiros de Castro (1996; 2002; 2015). It concludes by highlighting the company’s decolonial strategy in the use of anthropology in order to imagine other humanities.
  • ItemArtigo
    Do Teatro de Feira ao Circo Moderno1
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020-08-21) Bolognesi, Mario Fernando [UNESP]; Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    L’expulsion des comédiens italiens en 1697 et leur rencontre avec les saltimbanques des foires de Paris ont favorisé l’effervescence expérimentale de la scène foraine. Des procédures scéniques corporelles et performatiques ont été associées aux variétés. Les exercices équestres, apportés à Paris par Philip Astley, ont complété la matrice scénique du futur spectacle de cirque: le montage d'attractions. La professionnalisation des artistes et la formation de compagnies ont également été déterminantes pour l’organisation commerciale du théâtre des foires et du cirque moderne.
  • ItemArtigo
    O corpo como princípio
    (Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia, 2001) Bolognesi, Mário Fernando [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The raw material of the circus show is the artist's body, as something at times sublime, at times grotesque. The sublime body, on the floor or in the heights, challenges, as a sort of spectacle, the laws of nature. Afterwards, the show is interrupted and the public is invaded by the relaxation and the grotesquerie of the clowns. The circus show thus moves, with ease and mastery, between laughter and death.
  • ItemArtigo
    Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista
    (Fundação Carlos Chagas, 2005-04) Duran, Marília Claret Geraes; Alves, Maria Leila; Palma Filho, João Cardoso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Metodista de São Paulo
    From a historical-critical perspective, this article deals with the trajectory of the basic cycle in São Paulo State school system from the moment of its creation till the 1990s. It also discusses the actions and reactions brought about by the proposal and by the curricular reorganization of the middle school resulting from this initiative. The documental study starts from the motivations that guided the education policy at a moment of political opening, when the first elected government took office in the State of São Paulo, after the long period of military regime. The varied reactions from education professionals and from civil society, most of which were against the measures set forth, are then analyzed. What are the reasons that have systematically led to the failure of proposals committed to ensure regular education for people on the lowest incomes? The discussion highlights the strong presence of a conservative thought that permeates pedagogical culture in Brazil, that is against proposals that, similar to the one of basic cycle, are committed to the democratization of education.
  • ItemArtigo
    O QUE PODE A PERFORMANCE NA ESCOLA?
    (Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2017) André, Carminda Mendes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    The text presents three master’s studies that deal with the insertion of contemporary art as an area of knowledge in the pedagogical projects of basic education schools. These studies report the pedagogical applicability of these art-education processes with children, adolescents and adults in formal education. The presented result deals with the impact on ethics and political shaping of the students who participated in such processes, as well as problematizes the notions of contemporary art at schools, Arts class and the performance of Arts teachers.
  • ItemArtigo
    The spectacle of Philip Astley (Paris, 1786)
    (Univ Sao Paulo, Escola Comunicacoes & Artes, 2019-01-01) Bolognesi, Mario Fernando [UNESP]; Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual Paulista (Unesp); CNPq
    Anonymous document of 1887 describes and comments on a circus spectacle presented by Philip Astley's company in 1786, in Paris. It is based on writings of Pidansat de Mairobert. The show of Astley was organized by the principle of the montage of attractions, base for the future circus spectacles.
  • ItemArtigo
    Theater in school with or without a party will always be political
    (Univ Estado Santa Catarina-udesc, 2019-03-01) Catelan, Fernando Bueno [UNESP]; Andre, Carminda Mendes [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    In Brazil, in recent years, bills based on the movement school without a party have been created and discussed in legislative houses to promote neutral education in schools and to ban any content that addresses political-party positions. However, these proposals are biased in their attempts to prohibit conversations on politics. Something that can be considered impossible, since politics is present in all our collective relations, including in schools. In this article, we observe political aspects intrinsic to school and theatrical doing. Based on Ranciere's studies on politics.
  • ItemArtigo
    We, the public: the exercise of representative mediation, in defense of the collective emancipation at MIT 2019
    (Univ Sao Paulo, Escola Comunicacoes & Artes, 2019-01-01) Vieira Romano, Lucia Regina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This text analyzes presentations exhibited at the International Theater Festival of Sao Paulo (MIT) 2019, highlighting the different ways in which these works reinvent the public's role and establish new relations between art and politics, as well as reinvigorate the social role of art. Real Magic, Boca de Ferro, Cria and MDLSX_Motus, in our reading, are works of resistance to the neoliberal logic, which is interfering in the fruition of the performative spectacle and also determining limits for the construction of the contemporary scene. We assume, therefore, a kind of analysis of the theatrical and dance works that expands the elements of performance to other instances, considering less tangible aspects at the very moment of the presentation, involving what is not widely visible there, but which does not stop interfering in the reception dynamics. The writings of Arthur Danto, Claire Bishop, Jacques Ranciere, Jill Dollan, Milton Santos and Walter Benjamin, along with reports from the artists in picture, collaborate for the analyses; sources that allow us to describe some prerogatives of these differentiated actions before the scenic show, based on collaborative creation modalities, on the exhibition of production resources and institutions involved, on the aesthetic density of the scene, on the valorization of the unfinished, on the productive differentiation of the spectator community and on dissent, among other sharing operations. We argue that such works are the ones which can question the evidence of what we perceive and understand as the real, repealing the separation between those who dictate what should be or should not be thinkable and those who should think in agreement with the first.
  • ItemArtigo
    Boal, Brecht's reader: a question of method
    (Univ Sao Paulo, Escola Comunicacoes & Artes, 2018-01-01) Zanetti, Anderson [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This paper approaches Hegel and Brecht: the character as subject or the character as object?, the most important essay written by Augusto Boal on Bertolt Brecht's poetics. The objective is to emphasize that Boal's limits of interpretation reside on the absence of discussion about the role of dialectical materialism in Brecht's work. Therefore, the range of Boal's reading would not overcome the formal scope of literary criticism.
  • ItemArtigo
    AESTHETICS SENSIBILITY: DEBATING THE NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR REGULAR HIGH SCHOOL
    (Centro Univ Nove Julho, 2015-01-01) Batista, Luciana Lima; Cintra, Wagner [UNESP]; Inst Fed Sao Paulo; Universidade de São Paulo (USP); Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    This work intends to debate subjects about the national curriculum guidelines for regular high school regarding aspects about the guiding principles, emphasizing the principle of aesthetics sensibility. In this context it is intended to explain the conceptual understandings about the purpose of secondary education and the importance of aesthetic experience to this formation.
  • ItemResumo
    Núcleo local Universidade Aberta à Terceira Idade no Instituto de Artes da UNESP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2003) Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Introdução: A integração do idoso à sociedade e em particular ao meio universitário, vem sendo uma inquietação constante da Unesp, que considera que a terceira idade representa hoje uma preocupação social básica, que visualiza o idoso muito mais como patrimônio do que um encargo, e que atuar junto ao idoso significa não apenas um fim em si mesmo – e dos mais relevantes e socialmente legítimos – mas o envolvimento de pessoas com alto grau de motivação, disponibilidade de tempo e experiência acumulada. Desde 1994 a UNESP através do Instituto de Artes, localizado na cidade de São Paulo, implantou um programa de extensão universitária denominado Projeto Sênior – Universidade Aberta à Terceira Idade. A partir de 2001, com a institucionalização deste projeto, criaram-se 11 núcleos locais (em alguns dos campus universitários), sendo que o núcleo São Paulo passou a se chamar UNESP/ UNATI -IA. Objetivos: Este tem como propósito atender o público da terceira idade, abrangendo não só cursos e eventos característicos nas áreas de Artes Plásticas, Cênicas e Música, mas outros temas de interesse do idoso. Atendimento à comunidade: A criação desse núcleo vem ao encontro das necessidades da comunidade onde se localiza o Instituto de Artes, pois existem 31 grupos de terceira idade neste bairro, totalizando uma demanda de aproximadamente 2000 pessoas. Atualmente, o projeto mobiliza 160 alunos, regularmente matriculados no 1o semestre de 2002, nos cursos de pintura a óleo sobre tela, tai-chi-chuan, mosaico, desenho, pintura em cerâmica fria, violão e teatro. Essas atividades, além de propiciar o desenvolvimento de técnicas adequadas ao trabalho em si, envolvem apreciação estética através de visitas programadas aos patrimônios culturais e exposições na cidade de São Paulo, como por exemplo: acervo do MASP, 25ª Bienal de Arte, Salão Paulista de Arte Contemporânea, etc. Ao término desses cursos é preparada uma mostra cultural com as produções artísticas de nossos alunos. O núcleo organiza palestras que discutem temas sugeridos pelo idoso como o envelhecimento, políticas públicas e revisão do projeto de vida. Resultados: Todas as atividades são resultado de pesquisas e estudos dos docentes e alunos da universidade e seu oferecimento a comunidade é uma das formas de se levar à prática estas pesquisas. O Núcleo Local UNESP/UNATI-IA tem como preocupação à atualização de conhecimentos e/ou novas aprendizagens que possibilite ao idoso uma releitura cultural da vida e do ambiente em que vivem. O convívio com o meio universitário pode favorecer uma maior integração social, uma vez que os alunos da graduação podem inscrever-se nas atividades do projeto. Hoje esta iniciativa se organiza no decorrer da semana, no período da tarde, sendo oferecidas atividades diárias que as pessoas participam conforme seus interesses. Finalizo colocando que a atuação com esta população é muito gratificante, pois a troca de experiências possibilita um ganho qualitativo a todos que convivem com esta realidade social.
  • ItemResumo
    A participação do núcleo local da Unitrabalho/UNESP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Palma Filho, João Cardoso [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo desta comunicação é relatar a participação que teve o núcleo do Instituto de Artes do convênio UNESP/UNIBTRABALHO, na realização de dois trabalhos realizados em decorrência do convênio assinado entre a Secretaria de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo e a UNITRABALHO. O primeiro trabalho consistiu no levantamento de dados com vistas à organização de um cadastro de entidades de Educação Profissional. Este projeto de Cadastramento de Entidades de Educação Profissional está inserido no Plano Nacional de Educação Profissional - PLANFOR, que tem como meta qualificar ou requalificar até o final do ano de 1999 20% da População Economicamente Ativa (PEA), ou seja, 15 milhões de trabalhadores. Para que se possa avaliar a relevância social desse programa, basta mencionar o fato de que só no Estado de São Paulo, há atualmente 260 mil cadastrados (Força Sindical, 1999). Para viabilizar o cadastramento, as entidades de educação profissional foram divididas em sete grandes conjuntos, a saber: 1) escolas técnicas da rede federal, estadual, municipal e privada com sede no estado de São Paulo; 2) universidades, fundações, e institutos públicos e privados; 3) escolas do Sistema S (Senai/Sesi, Senac/Sesc, Senar, Senat/Sest, Sebrae); 4) Escolas e centros de sindicatos de trabalhadores; 5) escolas e centros de empresas e suas fundações; 6) organizações não-governamentais e 7) escolas e institutos de ensino profissional livre. Um professor e seis alunos do Instituto de Artes participaram do trabalho de preenchimento do cadastro. Inicialmente os alunos foram treinados no preenchimento do questionário e em seguida visitaram as entidades objeto do enquadramento acima descrito. O segundo trabalho de campo consistiu na realização de entrevista para acompanhamento do Aluno Egresso dos cursos de qualificação profissional ministrados em 1996 e em 1997 para pesquisa da eficácia da aplicação do Programa de Qualificação e Requalificação Profissional. Ao todo foram feitas 168 entrevistas com egressos desses cursos e que consistia no preenchimento de um questionário constante de 37 perguntas, algumas com desdobramento. Para esta etapa do trabalho foram envolvidos dois professores e 25 estudantes pertencentes ao Instituto de Artes e a outras Instituições de Ensino Superior da Região da Capital e Grande São Paulo. Concluídos os trabalhos de preenchimento dos questionários, foram realizadas duas reuniões de avaliação do trabalho com os estudantes aplicadores e entrevistadores, quando se concluiu pela relevância do trabalho realizado, que propiciou aos estudantes um melhor conhecimento da realidade social, principalmente em termos de nível de renda da população entrevistada, bem como a atual situação de desemprego Também, foi possível ainda que indiretamente perceber a qualidade dos cursos que estão sendo oferecidos dentre desse Programa de Qualificação e Requalificação Profissional. Estes trabalhos também foram importantes para dinamizar o núcleo local da Unitraalho e ainda propiciaram um intercâmbio profissional com outras Universidades que na área da Capital participaram dos mesmos trabalhos, como foi o caso da PUC/SP e Universidade de Mogi das Cruzes.
  • ItemResumo
    Projeto Achiropita
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Ferreira, Ilsa Kawall Leal [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    No estudo e análise da obra de arte, através dos séculos, podemos identificar algumas formas de expressão que são recorrentes: o realismo, o expressionismo, o surrealismo, o construtivismo. Sem nos referimos a algumas outras cujo grau de parentesco estético é bastante próximo às primeiras, e que por esta razão, deixam neste projeto se serem citadas, por já estarem desta forma nele incluídas. Trata-se portanto de saber, através de trabalhos diversificados (desenhos, pinturas, colagens, montagens, composições interdisciplinares, movimentos corporais, sons e ruídos) se as crianças de idade em torno dos 8 a 10, 11 anos de idade, já evidenciam (mesmo em forma apenas de indicações), algum tipo de tendência de criação artística, que conduza essa criação preferencialmente mais para uma destas modalidades de expressão citada, ou seja, se a maneira de se expressarem, é ainda indiferenciada, de forma a ser englobada na categoria de arte infantil. Este experimento está sendo desenvolvido durante aproximadamente 20 semanas o que resultará provavelmente em 15 trabalhos de cada criança. Deve-se notar que o término de um trabalho não se dá, via de regra, em um dia de aula. A experiência está inserida na atividade do Centro Educacional "Dom Orione", pertencente à Igreja de nossa Senhora de Achiropita, localizada no bairro do Bixiga, uma região próxima ao centro velho da cidade, que apresenta uma concentração de restaurantes italianos. Esse centro educacional, de atuação do tipo de uma ONG, oferece aos alunos do bairro, de manhã e à tarde, uma programação que objetiva complementar o ensino da escola pública a crianças de baixo poder aquisitivo. A implementação tem sido facilitada pelos coordenadores do centro educacional, que evidenciam assim, um amplo conhecimento das possibilidades que um projeto de extensão como esse do Instituto de Artes, está oferecendo. Dessa forma, temos encontrado condições favoráveis para o desenvolvimento da programação. O Centro Dom Orione possui salas apropriadas, e fornece o material necessário para as aulas. Apenas temos a constatar que o número de crianças que podemos atender é muito pequeno, uma das razões sendo que atividades com Artes requerem espaços grandes. Alguma dificuldade que está sendo cuidada, refere-se principalmente quanto à capacidade de atenção e concentração da parte das crianças. A medida que vão gradativamente se sentido seguras no seu trabalho, sua atitude modifica-se bastante, demonstrando um interesse crescente nele. Para isso, além do envolvimento que as atividades em Artes propiciam, o conhecimento que desenvolvem é bastante gratificante, para elas e para nós também. Os resultados obtidos podem atuar verdadeiramente na atuação posterior desses alunos quanto à sua escolha profissional, que será enriquecida por esse desenvolvimento com o aprendizado em Artes. Sua visão de mundo será ampliada, e sua atuação como cidadão naturalmente enriquecida pelo acréscimo do conhecimento que acrescentou à sua formação. A Universidade, atuando também na formação de indivíduos mais carentes, cumpre de maneira bem mais ampla, seus propósitos e realizações educacionais, atendendo assim às necessidades da sociedade como um todo.
  • ItemResumo
    Projeto Sênior no Instituto de Artes da UNESP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A integração do idoso à sociedade e em particular ao meio universitário, vem sendo uma preocupação constante junto à PROEX, Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários, que considera que a 3ª Idade representa hoje uma preocupação social básica, que visualiza o idoso muito mais como patrimônio do que um encargo, e que atuar 'unto ao idoso significa não apenas um fim em si mesmo - e dos mais relevantes e socialmente legítimos - mas o envolvimento de pessoas com alto grau de motivação, disponibilidade de tempo e experiência acumulada. Experiências com alunos de 3ª idade em outras Unidades da Unesp como Marília, Guaratinguetá, Assis, Rio Claro, Franca, têm obtido resultados surpreendentes, sendo as atividades procuradas com freqüência, inclusive com divulgação dos projetos pela imprensa falada e escrita. O Instituto de Artes, vem promovendo atividades para a Comunidade, abertas ao idoso desde 1994, oferecendo cursos nas áreas de Artes Plásticas (cerâmica, tapeçaria, tecelagem), Música (coral projeto regentes) além de seminários , palestras, concertos, exposições e outros eventos. Estas 'iniciativas fizeram com que se desenvolvesse o Projeto Sênior do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - Unesp. Este tem como propósito a implantação de um programa de extensão universitária destinado ao público da 3ª idade, eixo cultural cada vez mais presente e participante em nossa sociedade. Portanto, o mesmo procura abranger não só cursos e eventos característicos deste Instituto, mas outros temas de interesse do idoso. A partir de 1998 integraram-se ao projeto cursos de Informática (Introdução a linguagem da informática), Voz (Mecanismos de produção da voz) e Filosofia e História da Arte (Definições da "Beleza Artística"), além de palestras na área de Psicologia que permitem com que o idoso tenha informações sobre questões envolvendo o envelhecimento e a velhice, favorecendo uma avaliação do seu momento existencial. Dando continuidade as atividades desenvolvidas no ano passado e com uma perspectiva de ampliação em 1999, agregaram-se novos cursos. Entre eles, Introdução para a Cena Teatral (Iniciação à linguagem teatral através dos jogos) e História do Cinema Mundial (Esclarecimentos sobre os mecanismos da criação cinematográfica). As atividades são resultado de pesquisas e estudos dos docentes e alunos do Instituto de Artes, e seu oferecimento à comunidade é uma das formas de levar à prática estas pesquisas. Portanto, o Instituto de Artes da Unesp, através do Projeto Sênior pretende propiciar ao idoso a oportunidade de constituição de uma nova identidade por meio da arte. O convívio no meio universitário pode favorecer uma maior integração social, uma vez que os alunos da graduação podem inscrever-se nas atividades do projeto. A atualização de conhecimentos e/ou novas aprendizagens possibilita à 3ª idade uma releitura cultural da vida e do ambiente em que vivem. Atualmente, esta iniciativa organiza-se no decorrer da semana, sendo oferecidas atividades diárias onde as pessoas podem participar conforme seus interesses. Vale salientar que os cursos acontecem à tarde, horário este, mais adequado ao público alvo. Fazem parte desta população professores e funcionários aposentados do IA. Como nas imediações do Instituto de Artes (Ipiranga) localizam-se 31 Associações e Entidades, ligadas a Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social da Prefeitura da Cidade de São Paulo (SP), que estão diretamente ligadas à 3ª idade, pode-se dizer que existe demanda para este trabalho. Desta forma, o Projeto Sênior vem ao encontro das necessidades desta comunidade. A atuação com a 3ª Idade é muito gratificante, pois a troca de experiências possibilita um ganho qualitativo a todos que convivem com esta realidade social.
  • ItemResumo
    Projeto Teatro Didático da UNESP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2001) Lima, Reynuncio Napoleão de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    1. P.T.D.U. ministra oficinas de artes cênicas e apresenta espetáculos teatrais e recitais de poemas, em escolas universitárias ou não, associações de bairro profissionais e comunitárias, buscando o intercâmbio cultural e a melhoria da qualidade de vida. Através de novas formulações estéticas, discute-se temas sociais e a construção da cidadania. Utiliza-se espaços não convencionais de teatro, ruas, praças, quadras esportivas, salões amplos, pátios de recreio, áreas de convivência, de bibliotecas, escolas, associações profissionais, de moradores; integram-se os elementos do teatro, da música instrumental, do canto, das artes plásticas, da dança, em intensa comunicação popular. 2. As atividades teatrais comunitárias, no IA, espontâneas e não institucionalizadas, existem desde 1993: apoiados pelo Diretório Acadêmico Manuel Bandeira, DAMB, Newton de Souza e o Grupo Atrás do Grito de Teatro, reunem 48 pessoas da comunidade, alunos e não alunos, e encenam Rapsódia radiofônica e Jorginho, o machão. Ao mesmo tempo, o Prof. Dr. Carlos Kaminski, coordenador do PAC cria o Projeto Teatro Didático da UNESP, concedendo 2 bolsas a alunas do IA. Em 1995, o Prof. Dr. Reynuncio Lima, orientador de Newton de Souza, no Curso de Pós-Graduação, formaliza o Projeto Permanente do Grupo Atrás do Grito de Teatro, em que coordena o trabalho de direção e encenação de seu orientando, procurando viabilizá-lo materialmente. O Projeto se institucionaliza (fev/96), oferece 3 bolsas e recebe recursos da PROEX para realizar os espetáculos. Em 97, o Prof. Dr. Reynuncio propõe a fusão dos dois Projetos, sob o nome Teatro Didático da UNESP e viabiliza a concessão de 5 bolsas a outros alunos talentosos, não necessariamente afinados com a proposta estética do Atrás do Grito. Os novos bolsistas, porém, se integram ao grupo e desenvolvem também experiências autônomas. O Projeto se fortalece e cresce; o coordenador pede ampliação de 5 para 10 bolsas, mas não é atendido por causa da crise econômica. Até 99, o número de bolsas permanece inalterado. A qualidade e a amplitude do Projeto T.D.U. vem se consolidando nos últimos quatro anos. 3. P.T.D.U. inseriu-se positiva e progressivamente no contexto da vida acadêmica do IA e dos vários câmpus da UNESP (Marília, Guaratinguetá, Botucatu, etc...), realçando artisticamente Encontros de Iniciação Científica, Simpósios de Docentes e de Pesquisa, comemorações diversas, sempre que solicitado. Fora da UNESP, tem divulgado o nome dela e atuado com destaque em encontro promovido pela ECA-USP; em festivais universitários e amadores de teatro; em Encontros Nacionais de Arte e Cultura da UNE, em Ouro Preto e Salvador; em solenidades comemorativas de Prefeituras do Interior, do ABC Paulista, Ribeirão Pires, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo, conforme consta em Relatórios detalhados. O T.D.U. integra sistematicamente a programação artística da CEUAC do IA, oferecendo oficinas cênicas, estando permanentemente aberto a novos elementos da comunidade que passam a se exercitar, nos espetáculos, como atores, dançarinos, instrumentistas, aderecistas, fotógrafos, criadores de textos e de novas oficinas para a comunidade. Nos espetáculos, a comunidade também participa como espectadora e debatedora. O T.D.U. apresenta espetáculos e ciclos de conferências. Nesse quadro favorável, temos aspectos desfavoráveis: o pequeno número de bolsas que restrige a ampliação do Projeto; o valor reduzido das bolsas; as dificuldades econômicas de toda ordem que pressionam o IA, obrigando a convivência de muitas pessoas num espaço exígüo e a precária guarda de materiais adquiridos; a pouca flexibilidade de horários alternativos, além daqueles das aulas. 4. .O P.T.D.U. envolve o docente coordenador, especialista em teatro, a CEUAC do IA, um aluno de Pós-Graduação, pesquisador cênico de novos espaços e formas de encenação, alunos de Graduação, atuantes artísticos como intérpretes, cenógrafos, músicos instrumentistas, cantores, dançarinos, preparadores vocais e corporais de novos atores, ainda inexperientes. No P.T.D.U., elementos da comunidade também são agentes culturais. A motivação básica desse grupo é o exercício artístico, crítico, que visa despertar para a transformação social, o exercício da cidadania, a melhoria da qualidade de vida, em todos os seus aspectos. São objetivos do T.D.U: a-) Promover o lazer cultural e o enriquecimento artístico da comunidade universitária e extra-universitária, fortalecendo a sua relação com a Universidade. b-) Promover atividades cênicas que enriqueçam a formação dos alunos, equipando-os para o desempenho profissional futuro. c) Divulgar o nome da UNESP, associado à reflexão, à crítica e ao debate de idéias, privilegiando a função da arte, da cultura e da Universidade como agentes históricos de transformação social. 5. No item 2, mencionamos as etapas iniciais do T.D.U. Acrescentamos agora fatos que contribuíram para consolidar o Projeto, como a elaboração constante de novos espetáculos e recitais, melhor ajustados, estética e ideologicamente, como Sarau maldito, O auto da pequena verdade, Poema crivado de bala, o debate Teoria e prática do teatro épico, as homenagens ao Centenário de Brecht; assim, também, a assimilação da experiência de novos bolsistas, iluminador e preparadoras vocal e corporal. Projeta-se, agora, a encenação de A revolução dos bichos, de George Orwell, em adaptação feita pelo grupo. No setor da produção dos espetáculos, aquisição de equipamentos e transporte temos progredido muito nos últimos anos graças a inestimável visão dinâmica e transformadora do atual Pró-Reitor de Extensão, agregando a colaboração de um novo coordenador do PAC. Renovam-se os conceitos e as práticas da Área de Extensão e emerge uma outra compreensão da atuação de artistas dentro da Universidade; abre-se o diálogo; diminui-se a burocracia; sai-se dos gabinetes. Viabilizam-se os transportes das equipes, a aquisição de instrumentos e equipamentos imprescindíveis para a qualidade artística das apresentações; amadurece o fluxo de informações entre as diversas instâncias e os diversos institutos; atenuam-se os conflitos e a incompreensão, ditadas pelo sobressalto e pela inexperiência. A melhor metodologia tem sido o diálogo honesto, claro e objetivo, sobre as limitações e o modo de superá-las. 6. Nos itens 3 e 4, já mencionamos resultados e benefícios produzidos. O P.D.T.U. vem cumprindo visivelmente os objetivos ali mencionados, reforçando a formação dos alunos, visando sua atuação profissional futura; tem dado especial atenção a comunidade universitária e extra-universitária, que se tornam nossas cúmplices, ao inscreverem, com brilhantismo, por onde passam, o nome honrado e competente da UNESP. O P.T.D.U. tem contribuído com oficinas, espetáculos e debates para a formação crítica das platéias, para o desejo de uma vida mais justa e melhor. Os renovados convites de outros câmpus, outras instituições acadêmicas, associações profissionais e prefeituras atestam que o T.D.U. vem cumprindo seus objetivos em benefício da Universidade e da sociedade.
  • ItemResumo
    O eterno ato de sempre ir
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009) Silva, Josefa Rouse da [UNESP]; Bastos, Ivy Donato [UNESP]; Souza, Eduardo Brito de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • ItemResumo
    Arte na UNATI do núcleo local UNESP/UNATI: Instituto de Artes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2009) Freire, Marcia Gonzaga de Jesus [UNESP]; Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]; Nogueira, Cynthia Aparecida Lemos [UNESP]; Batista, Fábio Junior [UNESP]; Andrade, Ilda Maria de [UNESP]; Nakahara, Karina [UNESP]; Ikehara, Felipe Takiy [UNESP]; Urasaki, Gabriel Moretti [UNESP]; Midori, Teresa [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)