Recent Submissions

  • Educação musical, jovens e pesquisa na internet: Compartilhando procedimentos metodológicos

    Arroyo, Margarete Autor UNESP; Bechara, Silvia Regina C. C. Autor UNESP; Paarmann, Heraldo Autor UNESP (Opus, 2017) [Artigo]
    This article shares and discusses methodological procedures that used the internet as a tool and an empirical field of research for learning music by Brazilian youth and adolescents. With reference to three studies involving ...
  • Assessing music perception in young children: Evidence for and psychometric features of the M-factor

    Barros, Caio G. Autor UNESP; Swardfager, Walter; Moreno, Sylvain; Bortz, Graziela Autor UNESP; Ilari, Beatriz; Jackowski, Andrea P.; Ploubidis, George; Little, Todd D.; Lamont, Alexandra; Cogo-Moreira, Hugo (Frontiers in Neuroscience, 2017) [Artigo]
    Given the relationship between language acquisition and music processing, musical perception (MP) skills have been proposed as a tool for early diagnosis of speech and language difficulties; therefore, a psychometric ...
  • (Dis)agreement on Sight-Singing Assessment of Undergraduate Musicians

    Bortz, Graziela Autor UNESP; Germano, Nayana G. Autor UNESP; Cogo-Moreira, Hugo (Frontiers In Psychology, 2018) [Artigo]
    Assessment criteria for sight-singing abilities are similar to those used to judge music performances across music school programs. However, little evidence of agreement among judges has been provided in the literature. ...
  • Concerto for the violin of Gyorgy Ligeti: their relevance as representative works of the late Non-Atonal style of the composer

    Santos Machado Dantas, Ivan Paula Autor UNESP; Lunsqui, Alexandre Roberto Autor UNESP (Revista Vortex-vortex Music Journal, 2015) [Artigo]
    This paper discuss the importance of Gyorgy Ligeti's Violin Concerto, and its relevance among the composer's late style works. The main characteristics of Ligeti's music are described, from his textural music, such as ...
  • THE FEMININE AND THE CATHOLIC MUSIC: BETWEEN PRACTICES AND REPRESENTATIONS

    Simoes Duarte, Fernando Lacerda Autor UNESP (Historia E Cultura, 2018) [Artigo]
    Effeminate and feminine were recurrent expressions in documents and theological writings that sought to discipline musical practices in the Roman Catholic Church, characterizing the degeneration of the character through ...
  • Movimento nacional Ritmo e Som da UNESP

    Zampronha, Maria de Lourdes Sekeff Autor UNESP; Zampronha, Edson Sekeff Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2003) [Resumo]
    Introdução: O Movimento Ritmo e Som, de âmbito nacional, envolve pesquisa, música, artes plásticas, cênicas, comunicação, dança e educação. Congrega pioneiramente todo o IA: professores, alunos, funcionários, Graduação, ...
  • Projeto Coral da UNESP

    Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2001) [Resumo]
    Trata-se de Projeto que visa a prática do Canto Coral nas unidades da Unesp. O Projeto foi criado pelo Maestro Samuel Kerr, docente do Instituto de Artes, há cerca de quinze anos; inicialmente, servia de laboratório a ...
  • Movimento ritmo e som da UNESP

    Sekeff, Maria de Lourdes Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2001) [Resumo]
    O Movimento Ritmo e Som/Unesp é um projeto de âmbito nacional envolvendo música, artes plásticas, cênicas e educação. Congrega numa atividade conjunta todo o Instituto de Artes, professores, alunos, funcionários, graduação, ...
  • Grupo de percussão do Instituto de Artes da UNESP: grupo PIAP

    Boudler, John Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2001) [Resumo]
    Com iniciativa voltada para a divulgação e aprendizagem da percussão, foi criado em 1978 o Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP - Grupo PIAP pelo Prof. John Boudler. Seu principal objetivo é o de funcionar ...
  • Coral infanto-juvenil da UNESP: educação musical pela voz

    Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2001) [Resumo]
    Trata-se de trabalho de educação musical pelo uso da voz cantada, com crianças e jovens da comunidade do Ipiranga. Operando ininterruptamente desde 1989, é hoje classificado como Projeto Permanente do PAC/PROEX. A iniciativa ...
  • Íris: exploração sonora do berimbau na obra de Alexandre Lunsqui

    Miranda, Fernando de Souza Autor UNESP; Di Stasi, Carlos Eduardo Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2013) [Trabalho apresentado em evento]
    Este trabalho pretende expor uma analise de processos de exploração e execução técnica do berimbau na obra Íris (2001) de Alexandre Lunsqui. A obra consiste em um solo para berimbau onde o compositor explora as potencialidades ...
  • A musicalização no projeto de ensino coletivo de cordas acorda toda: vivência e construção de conceitos musicais através do corpo

    Silva, Susan Grey da Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2013) [Trabalho apresentado em evento]
    Introdução: O projeto de extensão A Corda Toda oferece aulas coletivas de Instrumentos de Cordas, Musicalização e Coral para estudantes na faixa etária de 07 a 14 anos, oriundos de escolas públicas do entorno do Instituto ...
  • Um passeio com os ouvidos: história e apreciação musical no cursinho da Capo

    Landim, Ravi de Souza Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2011) [Trabalho apresentado em evento]
  • Da Capo - um gesto da universidade em direção ao direito de todos a uma formação musical

    Caznok, Yara Borges Autor UNESP (Congresso de Extensão Universitária, 2011) [Trabalho apresentado em evento]
  • Projeto acorda toda

    Amato, Luiz Britto Passos Autor UNESP (Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015) [Trabalho apresentado em evento]
    ACorda Toda is an UNESP Art Institute’s university extension project developed through an agreement signed with the Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS, in partnership with the Centros para ...
  • Considerações sobre o conteúdo de artes em um curso de pedagogia

    Kerr, Dorotéa Machado Autor UNESP (Congresso Nacional de Formação de Professores, 2014) [Trabalho apresentado em evento]
    Relato sobre as diretrizes escolhidas na elaboração do Caderno de Formação Conteúdos e Didática de Artes do curso de Pedagogia semi-presencial a UNESP/UNIVESP, no periodo de 2011-2012.
  • Jovens musicando: encontros nos espaços da escola e da universidade e a formação inicial de educadores musicais

    Arroyo, Margarete Autor UNESP; Braga, Andressa Thieme Autor UNESP; Pedroso, Durvanei Domingues Autor UNESP (Congresso Nacional de Formação de Professores, 2014) [Trabalho apresentado em evento]
    Este texto relata um projeto do Núcleo de Ensino do Instituto de Artes da UNESP realizado em parceria com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de São Paulo, localizada na DRE Freguesia/Brasilândia, zona norte ...
  • Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2012: volume 2: metodologias de ensino e a apropriação de conhecimento pelos alunos

    Colvara, Laurence Duarte Autor UNESP; Oliveira, José Brás Barreto de Autor UNESP; Ito, Claudemira Azevedo Autor UNESP; Lima, José Milton de Autor UNESP; Lima, Márcia Regina Canhoto de Autor UNESP; Silva, Jéssika Naiara da Autor UNESP; Furlan, Susana Angelin Autor UNESP; Guedes, Carolline Rodrigues Autor UNESP; Silva, Cristiane de Castro Chagas Autor UNESP; Watanabe, Denise Autor UNESP et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2014) [Livro]
  • A Inversão das distâncias: do som do corpo ao corpo do som

    Menezes, Flo Autor UNESP (Musica Hodie, 2014) [Artigo]
    This essay deals with the relationship between the body of the composer and his sounds, approaching - by a philosophical point of view - the process of objectivation of sound along the history of musical writing (escritura ...
  • Aquecimento vocal para o canto erudito: teoria e prática

    Lopes de Araujo, Andre Luiz; Momensohn dos Santos, Teresa Maria; Pinto Giannini, Susana Pimentel; Miguel, Fabio Autor UNESP; Petian, Andrea (Musica Hodie, 2014) [Artigo]
    Vocal warm-ups are essential for the technical training of the singer, for good speech and performance, as well as essential for good vocal health and a long-lasting career. Objective: To analyze the theory and practice ...

View more