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dc.contributor.advisorBarbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
dc.contributor.authorBergamaschi, Amanda Almeida [UNESP]
dc.date.accessioned2019-04-17T19:33:33Z
dc.date.available2019-04-17T19:33:33Z
dc.date.issued2019-03-21
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/181595
dc.description.abstractDurante as aulas de Ciências e Biologia o professor se depara com grandes desafios na busca pela formação de indivíduos críticos e socialmente atuantes. Segundo documentos oficiais é função da escola promover o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, para tanto o principal suporte didático é o livro, é por meio deste que alunos e professores tem maior contato com a linguagem científica. Mas um instrumento só pode ser bem utilizado por quem o conhece, sendo capaz de promover e incentivar seu uso. Nessa perspectiva, o professor atua como mediador entre os textos e os alunos. Estudar a formação inicial do professor é importante, pois esse é um momento propício para a elaboração de saberes que permearão a prática docente, além do fato de que o ambiente da universidade permite essa troca de experiências. Nesse trabalho buscamos saber em que condições a leitura é exposta durante o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo, no intuito de verificar se há incentivo às práticas de leitura durante a formação inicial desses licenciandos, além de identificar se esses compreendem a importância de tais práticas. Para satisfazer tais objetivos se optou por realizar um estudo de caso, com alunos do último ano do curso, com coleta de dados realizada inicialmente por meio da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com alguns alunos licenciandos, além de um levantamento bibliográfico. Os dados foram tratados e interpretados através de uma abordagem qualitativa, levando-se em consideração aspectos sociais, econômicos e políticos.pt
dc.description.abstractDuring the classes of Sciences and Biology the teacher comes across major challenges searching for individuals' critical and socially active formation. According to official documents it is function of the school to promote the development of reading, writing and calculation, for which the main didactic support is the book, it is through this that students and teachers have larger contact with the scientific language. But an instrument can only be used for who knows it, being capable to promote and to motivate. In this perspective, the teacher acts as mediator between texts and students. Studying the teacher's initial formation is important, because it is a propitious moment to elaborate the knowledge that will permeate the educational practice, besides the fact that atmosphere of university allows change of experiences. In this work we study in which conditions reading are exposed during the degree course of Biological Sciences, on a public university inside the State of São Paulo, in order to verify if there is incentive for reading practices during the initial formation of those students, besides identifying those, they understand the importance of such practices. To satisfy such objectives, a study was elaborated with students from the last year of graduation, collecting data initially through documental analysis and accomplishment of interviews with some students, besides a bibliographical rising. The data’s were treated and interpreted through a qualitative approach, being considered social aspects, economic and political.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectPráticas de leiturapt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectReadingen
dc.subjectReading practicesen
dc.subjectTeaching of sciencesen
dc.subjectTeachers' formationen
dc.titlePráticas de leitura em um curso de licenciatura em ciências biológicaspt
dc.title.alternativeReading practices in a degree course of biological sciencesen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000915247
dc.identifier.capes33004110040P5
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