O relevo da voz: um grito cartográfico dos saraus em São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04-30

Autores

Gomes, Renan Lelis

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Essa tese discorre sobre os saraus contemporâneos em São Paulo, compreendidos aqui enquanto manifestações originariamente periféricas resultantes da consolidação de uma cultura fortemente vinculada à literatura marginal/periférica e ao movimento hip-hop. Os saraus se apresentam enquanto espaços democráticos de expressão dos sujeitos periféricos, numa dinâmica que os coloca enquanto protagonistas de uma cena que se apoia sobre a voz e seu grito geográfico no território que ecoa para além da periferia. Nesse sentido, essa tese se propõe a mapear os saraus da cidade e do estado de São Paulo, promovendo uma cartografia da ação que faz do mapa um espaço de representação dessa manifestação de resistência diante do circuito cultural tradicional, apresentando o modo como essa cultura vai se consolidando e ocupando o espaço da cidade. Por fim, também apresenta a experiência da Parada Poética, um sarau realizado na antiga estação ferroviária de Nova Odessa/SP, afim de estabelecer um recorte mais aproximado dessa manifestação, de um ponto de vista interno e sob o viés da Ecologia de saberes, que mostra os detalhes e as singularidades que estão envolvidos na produção desse sarau e o modo como ele ressignifica o espaço que ocupa e transforma a cultura local.
This thesis deals with the saraos in São Paulo, understood here as originally peripheral manifestations resulting from the consolidation of a culture strongly linked to marginal / peripheral literature and the hip-hop movement. The saraos present themselves as democratic spaces of expression of the peripheral subjects, in a dynamic that places them as protagonists of a scene that relies on the voice and its geographic cry in the territory that echoes beyond the periphery. In this sense, this thesis proposes to map the saraos of the city and the state of São Paulo, promoting a cartography of the action that makes of the map a space of representation of this manifestation of resistance before the traditional cultural circuit, presenting the way this culture goes consolidating and occupying the space of the city. Finally, he also presents the experience of the Poetic Parade, a sarau performed at Nova Odessa / SP train station, in order to establish a closer approximation of this manifestation, from an internal point of view and under the bias of the Ecology of Knowledge, which shows the details and the singularities that are involved in the production of this sarau and the way in which it reaffirms the space it occupies and transforms the local culture.

Descrição

Palavras-chave

Saraus e literatura marginal/periférica, Rap e Hip-Hop, Lugar, Cartografia da ação, Ecologia dos saberes, Saraus and marginal / peripheral literature, Rap and Hip-Hop, Place, Cartography of the action, Ecology of knowledge

Como citar