Contribuições de um curso de formação docente em astronomia para a prática de ensino de professores da educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-05-29

Autores

Cavalcanti, Cleberson José

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo se insere dentre as investigações que vêm sendo conduzidas no âmbito do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC), UNESP, Campus de Bauru, São Paulo, Brasil, que têm se preocupado em reduzir o distanciamento entre a produção acadêmica da área e os saberes e práticas de licenciandos e professores em exercício da Educação Básica. Esta pesquisa busca avaliar as possíveis contribuições oferecidas por um curso de formação docente em Astronomia introdutória na prática de ensino de um grupo de professores do Ensino Fundamental da Educação Básica, da rede pública de ensino de Bauru (SP), bem como investigar sobre as dificuldades e os desafios dos professores durante a implementação do material didático, no formato de um diário escolar - O Diário do Céu -, originalmente elaborado para a realidade do Hemisfério Norte (Il Diario del Cielo), particularmente para a localidade de Roma, Itália, e adaptado para a faixa tropical do Hemisfério Sul, em especial para a localidade de Bauru, São Paulo, Brasil, para o trabalho com conceitos de fenômenos astronômicos, a partir do referido curso de formação dos professores envolvidos na pesquisa. O percurso metodológico de constituição e análise dos dados obtidos é descrito, discutido e analisado. A análise dos dados constituídos nesta pesquisa foi empregada segundo concepção de linguagem e leitura consolidada a partir da teoria e procedimentos da Análise de Discurso. Dentre os resultados alcançados, destacaram-se dados que mostram a receptividade dos professores à proposta, o conhecimento acumulado no período, a viabilidade de incorporação de novos conteúdos e metodologias de ensino à sua prática cotidiana, bem como maior autonomia para o ensino de Astronomia, embora também apontam para a necessidade de diagnosticar, discutir e refletir sobre as dificuldades e expectativas dos docentes ao trabalharem com seus alunos atividades desenvolvidas a partir do uso do O Diário do Céu em análise, revelando a necessidade de qualificação na formação inicial desses professores com relação a conteúdos e metodologias de ensino de Astronomia.
This present study is inserted among the investigations that have been conducted in the area of “Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências”, GPEC ( Research Group in Science Teaching), Unesp, Bauru Campus of Bauru, São Paulo, Brazil, with the main goal of reducing the distance between the academic production and the knowledge and practice of graduates and teachers of “Educação Básica” (Elementary and High School Education). This research aims at evaluating the possible contributions offered by a Teachers’Training group in Introductory Astronomy in the Elementary and High Schools from the Public Network in Bauru, as well as to investigate about the difficulties and challenges during the implementation of the didactical material in the format of a school diary – The Diary of the Sky – originally elaborated for the North Hemisphere reality (Il Diario del Ciclo II), particularly for the city of Rome, Italy, and adapted for the tropical layer of the South Hemisphere, specially for the city of Bauru, São Paulo, Brazil, for the work with concepts of Astronomy Phenomena, from the referred course of Teacher”s Training involved in the research. The methodology is based on constitution and analysis of the data obtained , described, discussed and analysed. Data collection was performed through focus groups (and later transcription for Discourse Analysis), semi-structured questionnaires and the completion of each teacher's diary.It was used according to the conception of Language and Reading consolidated from the theory and proceedings of the “Discourse Analysis”. Among the results obtained, some data reveal the teachers’ receptivity to the proposal, the knowledge accumulated in the period, the viability of the incorporation of new teaching contents and methodologies to the daily practice, as well as a broader autonomy for the teaching of Astronomy. It also reports the need of negotiating, discussing and reflecting about the difficulties and expectations of the teachers while working the developed activities with their students from “The Diary of the Sky” in analysis, revealing the need of qualification in the inicial Teachers’ Training facing the contents and methodologies of Astronomy Teaching

Descrição

Palavras-chave

Educação em Astronomia, Didática da Astronomia, Diário do Céu, Formação de professores, Análise do discurso, Education in Astronomy, Didactics of Astronomy, The Diary of the Sky, Teacher training

Como citar