Show simple item record

dc.contributor.advisorAranha, Solange [UNESP]
dc.contributor.authorNeves, Cristiane das Neves das
dc.date.accessioned2019-09-12T17:49:42Z
dc.date.available2019-09-12T17:49:42Z
dc.date.issued2019-05-17
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183471
dc.description.abstractOs cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) nos Institutos Federais têm uma natureza peculiar, uma vez que buscam formar o aluno tanto no ensino regular propedêutico quanto na educação profissional técnica de nível médio. A aprendizagem de uma língua estrangeira nesta conjuntura pode ser inserida no contexto do ensino de Inglês para Fins Específicos – IFE ou ESP (BROWN, 2016; HYON, 2018; WOODROW, 2018). Em uma proposta de utilização do quadro teórico do IFE para elaboração de cursos no EMI, o objetivo principal desta tese é analisar as necessidades de uso da língua inglesa em dois contextos: o contexto profissional do desenvolvedor de sistemas de computadores e o contexto das aulas das disciplinas técnicas (do eixo tecnológico) do Curso Técnico em Informática para Internet (CTIEMII) do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (IFAC). A análise visa a identificação de elementos para a elaboração de uma proposta de programa de ensinoaprendizagem de língua inglesa baseado em gêneros, habilidades e atitudes requeridas na formação do jovem no ensino integrado que forma técnicos em desenvolvimento de sistemas para Web. De maneira específica, procura-se i) identificar, por meio da análise dos documentos norteadores nacionais, do projeto pedagógico de curso do CTIEMII do IFAC e do plano de ensino do componente curricular língua inglesa desse curso, a presença dos objetivos para a formação do educando; ii) identificar, por meio de análise de necessidades, mediante aplicação de questionários e entrevistas a profissionais, gestores, professores e estudantes, quais aspectos de uso da língua inglesa são necessários ao desempenho dos educandos nas aulas das disciplinas técnicas do curso e na situação-alvo de trabalho como egresso do curso técnico em informática para internet; e iii) facilitar o provimento, com base nas análises dos documentos e de necessidades, de elementos a serem considerados na elaboração de uma proposta de curso para o ensino de inglês no CTIEMII. A pesquisa, de cunho exploratório e interpretativo, busca contribuir para a área de ensino de línguas para fins específicos no âmbito do ensino integrado por meio da articulação das necessidades dos estudantes às necessidades do contexto profissional do desenvolvedor de sistemas.pt
dc.description.abstractThe Integrated High School (EMI) courses at the Federal Institutes in Brazil have a peculiar nature, since they aim at both regular secondary education and technical education at a secondary level. The learning of a foreign language in this context can be inserted in the area of English for Specific Purposes – ESP (IFE in Portuguese) (BROWN, 2016; HYON, 2018; WOODROW, 2018). The main objective of this thesis is to analyze the students’ needs of English language use in two contexts: the professional context of the computer system developer and the context of the classes (Technological axis) of the Technical Course in Web Development (CTIEMII) at the Rio Branco Campus of the Federal Institute of Acre (IFAC). The analysis aims at identifying elements which allow elaborating a proposal of an Englishlanguage teaching program based on genres, skills and attitudes required in the education of the youngs at the integrated course for Web development technicians. The objectives are specifically, i) to identify, through the analysis of the national documents, the pedagogical project of the CTIEMII at IFAC and the teaching plan of the English language subject, the presence of the objectives for the student education; ii) to identify, through the needs analysis, with the application of questionnaires and interviews with professionals, coordinators, teachers and students, aspects of the use of the English language that are necessary to the students' performance in the technical subjects of the course and in the target job situation as former students from the technical course in Web development; and iii) facilitate the provision, based on documentary and needs analysis, of elements to be considered in the preparation of a course proposal for teaching English in the CTIEMII. This exploratory and interpretative research aims at contributing to the area of language teaching for specific purposes within the framework of integrated education through the articulation of the students' needs to the needs of the professional context of the system developer.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectEnsino médio integradopt
dc.subjectInglês para fins específicospt
dc.subjectAnálise de necessidadespt
dc.subjectEnsino de língua inglesapt
dc.subjectIntegrated high school courseen
dc.subjectEnglish for specific purposesen
dc.subjectNeeds analysisen
dc.subjectEnglish language teachingen
dc.titleAnálise de necessidades em um curso técnico integrado ao ensino médio em informática para internetpt
dc.title.alternativeNeeds Analysis at a technical course in web development integrated to high schoolen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEstudos Linguísticos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaLinguística aplicadapt
unesp.researchAreaEnsino e aprendizagem de línguaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000925017
dc.identifier.capes33004153069P5
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record