Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-12-01

Autores

Henrique, José
Ferreira, Janaína Da Silva
Januário, Carlos
Souza Neto, Samuel De

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Resumo

Abstract Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self-perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self-perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found.
Resumen La competencia profesional es la capacidad de movilizar conocimientos, habilidades, actitudes y valores para satisfacer las exigencias de la situación de trabajo. El objetivo fue describir y comparar la autopercepción de competencias del profesorado de educación física. El modelo de estudio fue cuantitativo, descriptivo y comparativo. La muestra estaba formada por 30 profesores experimentados y 32 principiantes. Los datos se recopilaron por medio de un cuestionario y se analizaron utilizando estadística descriptiva e inferencial. La percepción de los profesores experimentados y principiantes difiere sustancialmente en seis de las nueve áreas de conocimiento relativas a la educación. La experiencia fue una variable discriminativa entre las diferencias encontradas.
Resumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.

Descrição

Palavras-chave

Physical education, Professional competence, Experienced teachers, Beginner teachers, Educação física, Competência profissional, Professores experientes, Professores iniciantes

Como citar

Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 40, n. 4, p. 388-396, 2018.

Coleções