Pós-graduação em Sociologia em Rede Nacional
Browse by
Recent Submissions
-
O ensino de sociologia diante do programa educacional liberal conservador: influências do discurso antidoutrinação fomentado pelo ideário “Escola sem Partido”
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A dissertação aborda a influência do discurso antidoutrinação sobre o Ensino de Sociologia. Investiga a disseminação deste discurso através do movimento conhecido como “Escola sem Partido”. Aponta sua difusão como expressão ... -
A lei 10.639/03 e o ensino de sociologia: uma análise sobre a presença do negro no livro didático “Tempos modernos, tempos de sociologia”
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A escola e o currículo escolar são espaços em constante disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa pode se configurar no caráter eurocentrista, que reproduz uma ... -
Contribuições da literatura ao ensino de sociologia: o cortiço como conteúdo na mediação didática
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A história da sociologia no Brasil é marcada por uma série de particularidades que aponta para a dificuldade de permanência no núcleo de ensino obrigatório da Educação Básica, bem como da elaboração de práticas de ensino ... -
O uso da literatura como apoio didático no ensino de sociologia: educação e trabalho na sociedade capitalista
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho tem como enfoque contribuir, por meio do desenvolvimento de uma proposta de sequência didática, com o ensino de Sociologia no Ensino Médio. A pesquisa tem como objetivo propor um diálogo entre a Literatura ... -
Lei 11.645/2008 e o ensino de sociologia(s): problematizando invisibilidades indígenas urbanas dentro de uma escola pública de Tupã/SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Apesar de uma década da lei federal 11.645/2008 que tornam obrigatórias as “temáticas” indígenas e afro-brasileiras nas escolas públicas/particulares e da lei federal 11.684/2008 que torna obrigatório a “disciplina” de ... -
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da ... -
Fome, reforma agrária, soberania e segurança alimentar e agroecologia nos livros didáticos de sociologia - PNLD 2018
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação analisa quantitativa e qualitativamente o desenvolvimento dos conceitos de Fome, Reforma Agrária, Soberania Alimentar, Segu rança Alimentar e Nutricional, e Agroecologia nos livros didáticos de Sociologia, ... -
Educação ambiental e ensino de sociologia: análise dos cadernos temáticos de educação ambiental no estado do Paraná (2008 – 2018)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A presente pesquisa analisa os Cadernos Temáticos de Educação Ambiental, produzidos no período de 2008 a 2018, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e como eles dialogam com a Educação Ambiental, bem como as ... -
Contribuições do PNLD ao ensino de sociologia: análise dos guias de livros didáticos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho se debruçou sobre o ensino de Sociologia na perspectiva da análise dos Guias de Livros Didáticos do PNLD de Sociologia e seus respectivos Editais. O objetivo foi verificar como os Guias contribuíram para a ... -
Ressignificando o ensino de sociologia: o uso de narrativas gamificadas como prática pedagógica para o estudo das relações de gênero
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho tem por objeto de análise o uso de narrativas gamificadas como prática pedagógica para o estudo das relações de gênero nas aulas de Sociologia. A pesquisa foi elaborada a partir da constatação da ... -
Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o ensino de sociologia e a educação sexual para o combate à homofobia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho tem como objeto de análise o ensino de Sociologia e suas correlações com as temáticas de sexualidade e diversidade sexual. A disciplina de Sociologia, presente nas três séries do ensino médio, se propõe ... -
Cadernos de sociologia do São Paulo Faz Escola - uma análise crítica na perspectiva da teoria histórico-cultural
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Desde que retornou como disciplina obrigatória na grade curricular das escolas de nível médio do país, com a Resolução nº 4, de 16 de agosto de 2006 e com a Lei nº 11.684/2008, a disciplina de Sociologia reencontrou desafios ... -
Consumo e consumismo: uma proposta de sequência didática para ensinar e aprender sociologia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O trabalho em sala de aula é o momento nas escolas em que se busca desenvolver o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos. Pensando na realidade histórica em que vivemos no Brasil – políticas públicas cada vez ... -
Os limites e as possibilidades do ensino de sociologia na realidade escolar paulista
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Neste trabalho buscamos formular uma compreensão da dinâmica de organização e funcionamento de nossa realidade, para melhor analisar a relação educação/sociedade. A partir da Sociologia da Educação Crítica (Althusser, ... -
Laboratório didático de pesquisa social no ensino médio: intervenção formativa e atividade de estudo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação surgiu a partir de uma intervenção pedagógica em uma escola pública do município de Osasco (SP), e adotou como objetivo principal a organização de um laboratório didático de pesquisa social no ensino médio. ... -
Identidade racial e transexual: um olhar sobre os PNLD de sociologia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho de estudo tem por objetivo realizar as análises quantitativas dos livros didáticos do PNLD 2018 de Sociologia, em suas cinco publicações, a partir de um recorte das identidades racial e transexual, da ... -
Os grêmios estudantis e as mobilizações secundaristas em Bauru no ano de 2015
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho busca apresentar os debates conceituais que envolvem a organização dos estudantes secundaristas, como sua condição de classe, o processo de alienação conduzido por meio da escola e as relações democráticas ... -
Integrando música autoral e sociologia: uma intervenção pedagógica alternativa
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação teve como proposição uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica na disciplina de Sociologia, utilizando ferramentas de sensibilização musical, leitura de livros, apresentação ... -
A construção da identidade negra na escola: dialogando com o ensino de sociologia
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia – PROFSOCIO – da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília, analisou as relações raciais de uma escola ... -
A decadência ideológica burguesa no pensamento sociológico brasileiro e os seus reflexos na educação brasileira
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]As transformações históricas ocorridas durante o final do século XVIII e no início do século XIX ocasionaram um novo sistema de organização social, econômico e político, resultando na consolidação do desenvolvimento da ...