A ilustração de fantasia ao longo das edições de Dungeons & Dragons sob a abordagem do Design Emocional

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-09-16

Autores

Franco, Leonardo Alvarez

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação buscou compreender de que formas as ilustrações de fantasia são utilizadas nos manuais de regras da franquia de jogos Dungeons & Dragons, publicada originalmente em 1974 e que recebe novas edições até hoje. Para isso, foram levantadas as relações entre design, comunicação e arte, analisando as representações da fantasia na literatura e nas artes visuais e gráficas, bem como uma pesquisa sobre a história da franquia e suas cinco edições principais. Foi realizada também uma análise documental dos manuais de regras mais importantes dessas cinco edições, na qual são observadas as variações de frequência e proporção no uso de imagens, as mudanças de linguagem e estilo visual. Desses livros, foram selecionadas ilustrações, posteriormente utilizadas em uma pesquisa com usuários que observou as relações emocionais que se estabeleciam entre imagem e leitor, através da aplicação de protocolos de diferencial semântico em entrevistas dirigidas.
This dissertation sought to understand in what ways fantasy illustrations are used in the Dungeons & Dragons game franchise rulebooks, originally published in 1974 and receiving new editions to this day. For this, the relations between design, communication and art were raised, analyzing the representations of fantasy in literature and the visual and graphic arts, as well as a research on the history of the franchise and its five main editions. A documentary analysis of the most important rule manuals of these five editions was also performed, in which variations in frequency and proportion in the use of images, changes in language and visual style are observed. From these books, illustrations were selected, later used in a research with users that observed the emotional relations that were established between image and reader, through the application of semantic differential protocols in directed interviews.

Descrição

Palavras-chave

Design, Ilustração, Design Emocional, Fantasia, Jogos de interpretação, Illustration, Emotional design, Fantasy, Role playing games

Como citar