Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
Browse by
Recent Submissions
-
Construção de um fotômetro de baixo custo com fins didáticos para a utilização no componente curricular de Análises Físico-químicas de Águas e Efluentes de uma ETEC
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa apresenta uma proposta para a construção de um fotômetro de baixo custo a ser utilizado em análises de águas. O desenvolvimento do fotômetro e sua aplicação em medidas analíticas ajudaram na compreensão de ... -
Desenvolvimento e avaliação de uma sequência didática ativa baseada em jogos sobre oxirredução dentro de uma metodologia ativa de ensino de Química
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Os processos de oxidação e redução estão entre os fenômenos mais comuns e versáteis da Química estando presentes em mecanismos bioquímicos, como respiração e nutrição, inorgânicos, como na corrosão dos metais, orgânicos, ... -
Investigação guiada sobre precipitação química - Possibilidades para o Ensino Médio
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e avaliar a potencialidade de uma sequência didática fundamentada nos pressupostos do ensino por investigação com enfoque no tema de precipitação química. A pesquisa foi ... -
Análise dos conteúdos sobre as funções oxigenadas nos livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no PNLD 2018-2021
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Os livros didáticos possuem função essencial no âmbito escolar, devido ao fato de ser o recurso mais utilizado pelo professor na preparação de suas aulas. Portanto, é necessário que esses livros incorporem propostas ... -
Kahoot! nas Aulas de Química: um estudo sobre a influência motivadora do jogo na perspectiva da Teoria da Autodeterminação
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O uso de ferramentas tecnológicas nas aulas é cada vez mais corriqueiro. Uma das opções mais utilizadas pelos professores são os jogos digitais como auxiliares na prática docente. Os jogos possuem diversas facilidades, ... -
Elaboração e aplicação de Unidade Didática Multiestratégica na disciplina de Química no ensino médio em uma escola estadual: possibilidades e dificuldades.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A Educação Básica enfrenta inúmeros desafios e o aumento de pesquisas na área de ensino vem contribuindo para saná-los. Hoje é possível encontrar diversas possibilidades de estratégias e atividades. Ao professor cabe, ... -
Uma revisão sistemática: ligação química no ensino médio sob a óptica da história da ciência
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Para melhorar a qualidade da Educação em Química no ensino médio, busca-se vieses que possibilitem um currículo reflexivo que alcance a alfabetização científica dos alunos. De acordo com documentos oficiais e orientadores ... -
Implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica fundamentada no ensino por investigação para o ensino de substância e mistura para alunos do ensino fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O ensino de química no Ensino Fundamental é vinculado ao ensino de ciências, mas apenas no último ano desse ciclo que os conceitos e a linguagem química são introduzidos. Sabe-se que adquirir conhecimento químico não é um ... -
Uso de softwares no processo de ensino-aprendizagem de isomeria no contexto da química orgânica
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho é uma investigação a respeito do uso de softwares de simulação como ferramenta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. O projeto contou com a participação de 30 alunos ...