A inserção da história regional no currículo mato-grossense (1970-1990)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-06-18

Autores

Silva, Aparecido Borges da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de inserção da história regional no currículo escolar do estado de Mato Grosso. O recorte temporal estabelecido para o estudo situa-se entre a década de 1970, quando foram publicadas as primeiras tematizações sobre a necessidade de se instituir uma memória histórica regional em âmbito escolar, especialmente a revista Educação em Mato Grosso, e a década de 1990, quando foram produzidas as normatizações a obrigar o ensino de História Regional, fundamentalmente a Lei Estadual n. 5.573, de 06 de fevereiro de 1990, e as concretizações em livros didáticos de História de Mato Grosso. As principais fontes documentais analisadas foram artigos selecionados na revista Educação em Mato Grosso, legislação educacional, propostas curriculares e livros didáticos. O direcionamento da pesquisa norteou-se pelos pressupostos da História Cultural, tendo como instrumento teórico-metodológico de análise a noção de representação, de Roger Chartier, estabelecendo diálogo com as contribuições teóricas sobre disciplina escolar, de André Chervel e Ivor Goodson, e cultura escolar, de Dominique Julia, para compreender o processo de constituição da História de Mato Grosso em disciplina escolar e sua integração no currículo das escolas mato-grossenses. A pesquisa permitiu constatar que a conformação da memória histórica mato-grossense assumiu fundamental importância nas disputas pelo poder político na região, e mobilizou parte da elite local no desenvolvimento de uma noção de identidade regional que concebia a cidade de Cuiabá como o polo irradiador da cultura mato- grossense ao restante do estado, tendo a escola como o espaço privilegiado de difusão.
The present research had the objective of analyzing the process of insertion of regional history in the school curriculum of the state of Mato Grosso. The time cut established for the research is between the 1970s, when the first thematizations on the need to establish a regional historical memory in school was published, especially the journal Educação em Mato Grosso, and the 1990s, when the norms to compel the teaching of Regional History were produced, fundamentally State Law n. 5,573, dated February 6, 1990, and the accomplishments in textbooks of History of Mato Grosso. The main documentary sources analyzed were articles selected in the journal Educação em Mato Grosso, educational legislation, curricular proposals and textbooks. The orientation of the research was guided by the assumptions of Cultural History, having as theoretical-methodological instrument of analysis the notion of representation, by Roger Chartier, establishing dialogue with the theoretical contributions on school discipline, by André Chervel and Ivor Goodson, and about school culture, by Dominique Julia to understand the process of constitution of the History of Mato Grosso in school discipline and its integration in the curriculum of the schools of Mato Grosso State. The research made it possible to verify that the conformation of the historical memory of Mato Grosso assumed a fundamental importance in the disputes for political power in the region and mobilized part of the local elite in the development of a notion of regional identity that conceived the city of Cuiabá as the radiating pole of the Mato Grosso culture to the rest of the state, with the school as the privileged space for diffusion.
Esta investigación tuvo como objetivo analizar el proceso de inserción de la historia regional en el currículo escolar del estado de Mato Grosso. El marco de tiempo establecido para la investigación es desde la década de 1970, cuando se publicaron las primeras tematizaciones sobre la necesidad de instituir una memoria histórica regional en el entorno escolar, especialmente la revista Educação em Mato Grosso, y la década de 1990, cuando se produjeron las normas para obligar a la enseñanza de la Historia Regional, fundamentalmente la Ley del Estado n. 5.573, del 6 de febrero de 1990, y los logros en los libros de texto de Historia de Mato Grosso. Las principales fuentes documentales analizadas fueron: artículos seleccionados de la revista Educação em Mato Grosso, legislación educativa, propuestas curriculares y libros de texto. La investigación se guió por los supuestos de Historia Cultural, teniendo como instrumento de análisis teórico-metodológico la noción de representación de Roger Chartier, estableciendo un diálogo con las contribuciones teóricas sobre disciplina escolar, de André Chervel y Ivor Goodson, y cultura escolar, por Dominique Julia, para comprender el proceso de constitución de la historia de Mato Grosso en la disciplina escolar y su integración en el currículo de las escuelas de Mato Grosso. La investigación mostró que la conformación de la memoria histórica de Mato Grosso adquirió una importancia fundamental en las disputas por el poder político en la región y movilizó a parte de la élite local en el desarrollo de una noción de identidad regional que concibió a la ciudad de Cuiabá como el polo radiante de la cultura de Mato Grosso al resto del estado, teniendo a la escuela como el espacio privilegiado de difusión.

Descrição

Palavras-chave

História regional, Mato Grosso, História das disciplinas escolares, História do currículo, Cultura escolar, Regional history, History of school disciplines, Curriculum history, School culture, Historia de las disciplinas escolares, Historia del currículo

Como citar