Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da História e Filosofia da Ciência ao ensino dos elementos químicos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-02-19

Orientador

Gatti, Sandra Regina Teodoro
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

No Ensino de Química, a abordagem tradicional está presente no desenvolvimento de vários conteúdos, sendo um deles os elementos químicos da tabela periódica, que foram o foco desta pesquisa. Consideramos que uma abordagem histórico-filosófica acerca dos estudos sobre esse tema pode suscitar discussões e reflexões que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, além de aprimorar a compreensão dessa temática por parte deles, pois a História e Filosofia da Ciência (HFC) tem sido pensada como uma possibilidade de abordagem recorrente no Ensino de Ciências (EC). Entre os vários fatores que dificultam sua inserção no EC, pesquisas apontam a falta de material didático adequado como um dos principais. Dessa forma, optamos por desenvolver uma História em Quadrinhos (HQs), pois estas possuem uma linguagem diferenciada, que mescla o visual e o verbal e vem conquistando espaço nas pesquisas sobre o EC. A partir disso, o objetivo da pesquisa visa responder os seguintes questionamentos: 1) de que maneira o contato de alunos do Ensino Médio com uma HQ acerca da história das pesquisas sobre o elemento químico Lítio, elaborada a partir de reflexões sobre a HFC, pode propiciar o aperfeiçoamento de noções referentes ao processo científico e dos aspectos que envolvem a ideia de elemento químico?; 2) Quais as dificuldades encontradas ao longo desse processo, e como tais informações podem auxiliar no aprimoramento do material didático e do roteiro de trabalho propostos?. Para isso, desenvolvemos um Estudo de Caso, cujos participantes foram alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo se dividiu em dois momentos: o primeiro foi a observação participante, onde foi realizada uma Roda de Conversa sobre o processo científico referente à tabela periódica e seus elementos; e o segundo momento foi a atividade de leitura da HQ elaborada pela pesquisadora com base nas noções acerca da HFC e nos estudos sobre o elemento químico Lítio, juntamente com a aplicação de dois questionários, antes e após a leitura da HQ, sendo um deles de levantamento de concepções alternativas. Os dados obtidos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. As análises indicaram contribuições do material para aspectos como trabalhar as dimensões representacionais da Química, a fonte de origem dos elementos, os fatores que influenciam o processo científico, o trabalho coletivo na Ciência, entre outros. Além disso, apontaram que as HQs facilitam a abordagem da HFC no que diz respeito à localização do espaço-tempo do leitor na história por meio de suas características visuais. Consideramos, assim, que a HQ elaborada colaborou com o EC ao propor uma possibilidade de inserir a HFC de maneira a aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos da Química como os elementos químicos, e também apresenta sugestões de melhorias, tanto em relação à elaboração quanto à aplicação do material didático desenvolvido. A HQ confeccionada estará disponibilizada para que outros professores e pesquisadores possam dela fazer uso.

Resumo (inglês)

In Chemistry Teaching, the traditional approach is present in the development of various contents, one of which is the chemical elements of the periodic table, which were the focus of this research. We believe that a historical-philosophical approach to studies on this topic can incite discussions and reflections that can enable students to develop critical thinking, in addition to improving their understanding of this theme, as the History and Philosophy of Science (HPS) has been recurrently thought of as a possible approach to Science Teaching (ST). Among the several factors that hinder its insertion in ST, researches point out the lack of adequate didactic material as one of the main reasons. Thus, we chose to develop a comic story, as they have a different language, which mixes visual and verbal languages and has been gaining space in ST researches. Based on this, the objective of the research aims to answer the following questions: 1) How the contact of high school students with a comic story about the research history on the chemical element Lithium, based on reflections from HPS, can promote the improvement of notions related to the scientific process and to the aspects that involve the idea of chemical element?; 2) What are the difficulties encountered during this process, and how can this information help improve the didactic material and the proposed work flow?. For this, we developed a Case Study, whose participants were high school freshmen at a public school. The study was divided into two moments: the first was a participant observation, in which a Conversation Circle on the scientific process regarding the periodic table and its elements was held; and the second moment was the reading of the comic story developed by the researcher based on the notions about HPS and studies on the chemical element Lithium, alongside with the application of two questionnaires, before and after reading the comic story, one of which was to survey alternative conceptions. The data obtained were analyzed using Bardin's Content Analysis. The analysis indicated contributions of the material to aspects such as working with the representational dimensions of Chemistry, the source and origin of the elements, the factors that influence the scientific process, the collective work in Science, among others. In addition, they pointed out that comics facilitate the approach of HPS regarding the reader’s ability to locate themselves in the space-time of the story through its visual characteristics. Therefore, we consider that the elaborated comic collaborated with ST by proposing a possibility of inserting the HPS in order to improve the teaching and learning processes of Chemistry contents as the chemical elements, and also presents suggestions for improvements, both regarding the elaboration and the application of the didactic material developed. The developed comic story will be available for other teachers and researchers to use.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados