Orientação profissional no ensino médio: uma proposta de abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-02-26

Autores

Santos, Valdirene Soares dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta dissertação teve como objetivo identificar como estudantes no ensino médio de uma Escola Estadual do interior paulista, constroem sua formação profissional, através de uma abordagem fundamentada no método da Pedagogia Histórico- Crítica, caracterizada em cincos momentos: Prática Social Inicial; Problematização; Instrumentalização; Catarse e Prática Social Final. No percurso de delineamento de uma concepção histórica e crítica, os estudantes realizaram os estudos sobre o tema do trabalho, visitaram fábricas, participaram em grupos de conversas com trabalhadores e estudantes universitários, sob viés do método Materialista HistóricoDialético que se caracteriza pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade. Nessa linha de pensamento, definimos como produto educacional final de pesquisa, um vídeo documentário: “Eu Sonho Um Futuro”, cujos relatos dos estudantes, foram categorizados através da Análise do Discurso, e nos forneceu indícios e referências de que o ensino da Pedagogia Histórico Crítica fomentou, entre os estudantes repensar a formação profissional de forma integral envolvendo conhecimento científico com saber prático.
This dissertation aimed to identify how high school students from a State School in the interior of São Paulo, build their professional training, through an approach based on the Historical - Critical Pedagogy method, characterized in five moments: Initial Social Practice; Problematization; Instrumentalization; Catharsis and Final Social Practice. In the course of delineating a historical and critical conception, students carried out studies on the theme of work, visited factories, participated in groups of conversations with professional workers and university students, under the bias of the Historical-Dialectic Materialist method that is characterized by the movement of thought through the historical materiality of human life in society. In this line of thought, we defined as a final educational product of research, a documentary video: “Eu Sonho Um Futuro”, whose students' reports were categorized through Discourse Analysis, and provided us with indications and references that the teaching of Historical Pedagogy Criticism encouraged, among students, to rethink professional training in a comprehensive way involving scientific knowledge with practical knowledge.

Descrição

Palavras-chave

Estudantes e orientação profissional, Pedagogia histórico-crítica, Vídeo documentário, Students and professional guidance, Historical-critical pedagogy, Documentary video

Como citar