Aprendizagem ativa do estudante: aplicação de project based learning nos cursos de engenharia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-03-03

Autores

Chagas, Joselito Moreira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O mundo está mudando rapidamente e a maneira como as relações humanas acontecem também estão se alterando como nunca visto. O advento da indústria 4.0 com seus pilares de sustentação mostram que viver nas próximas décadas será completamente disruptivo ao que existe hoje, desde carros movidos a energias renováveis e não poluentes até à transformação da indústria pela demanda em tempo real, desde a necessidade do usuário até a extração da matéria-prima na natureza, reciclado ou não, em um sistema fechado ou aberto. Adaptar-se ao novo e aprender a aprender são as palavras de ordem devido à necessidade de adaptação do indivíduo face às novas profissões que surgem a cada dia e totalmente inovadoras. A proposta desta dissertação é a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos com ciclos de pesquisa-ação aplicados em onze salas dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e civil durante cinco anos em uma instituição de ensino superior particular paulista. O trabalho remeteu a adaptar e aplicar o modelo ativo em sala de aula, diferente do tradicional, e buscando desenvolver competências e habilidades necessárias à preparação do aluno de engenharia para a nova realidade do mercado de trabalho, que ano após ano tem exigido das instituições uma abordagem para que torne seus egressos mais bem preparados. Neste contexto, o projeto remete ainda a como planejar toda uma disciplina sustentada pela aprendizagem baseada em projetos, como organizar a formação integral do aluno e como sistematizar o processo de avaliação formativa. O uso das metodologias ativas como ferramentas para este fim exercita o protagonismo do aluno para trilhar este percurso e desenvolver competências alinhadas com a necessidade do mercado. Ao final, são apresentados os resultados do processo avaliativo individual e em grupo, além de sugerir um roteiro para a implantação do modelo, que se baseia no desenvolvimento de alguns conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao engenheiro estar melhor preparado profissionalmente. Implantar este projeto exigiu disciplina, dedicação, dotar-se de um sistema de avaliação ao longo de cada ciclo e proporcionar feedbacks continuados aos alunos para se atingir os objetivos de aprendizagem propostos. Ele se insere totalmente na estratégia de aplicação do currículo por competências, baseado na aprendizagem ativa e formativa do aluno.
The world is changing rapidly and the way human relationships take place is also changing like never before. The advent of industry 4.0 with its supporting pillars shows that living in the coming decades will be completely disruptive to what exists today, from cars powered by renewable and non-polluting energies to the industry transformation by real-time demand, from user needs to the extraction of raw material in nature, recycled or not, in a closed or open system. Adapting new and learning to learn are watchwords due to the individual's need adapting to new professions appear every day and totally innovative. The purpose of this dissertation is implement active methodology Project Based Learning with action research cycles applied in eleven rooms of mechanical, electrical and construction engineering courses during five years at a private higher education institution in São Paulo state. The work led adapting and applying active model in the classroom, different from traditional one, and seeking for develop competencies and skills necessary to prepare engineering students for new labor market reality, which year after year has required institutions to approach making your graduates better prepared. Also, in this context the project refers how to plan an entire discipline supported by project-based learning, how to organize the student's comprehensive training and how to systematize formative assessment process. The use of active methodologies as tools for this purpose exercises role student to follow this path and develop skills aligned with market needs. At the end, individual and groups evaluation process results are presented, in addition to suggesting a roadmap for a new model implementation, based on development some knowledge, skills and competences necessary for the engineer to be better prepared professionally. For implementing this project required discipline, dedication, having an evaluation system throughout each cycle and providing continuous feedback to students achieve proposed learning objectives. It is fully inserted in the strategy of applying the competencies’ curriculum, based on student's active and formative learning.

Descrição

Palavras-chave

Metodologias ativas, Aprendizagem ativa, Aluno protagonista, Aprendizagem baseada em projetos, Desenvolvimento de competências, Active learning, Active methodologies, Project Based Learning, Skills development, Student protagonist, Prática de ensino, Educação baseada na competência, Planejamento educacional, Método de ensino

Como citar