Uma legião vinda do inferno. (Que esplendor é esse?): vagabundos, outsiders e outras figuras marginais na obra de António Lobo Antunes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-04-30

Autores

Fonseca, Carlos Henrique [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem como proposta o estudo de três obras do escritor português António Lobo Antunes: O conhecimento do inferno (1980), O esplendor de Portugal (1997) e O Meu nome é Legião (2007). No conjunto destes romances, destaca-se a relação entre Portugal e África, desde o período imediatamente posterior ao fim da Guerra Colonial aos dias atuais. A condição das personagens, respectivamente, um médico dividido entre o “inferno” da guerra e do hospital psiquiátrico, uma família dilacerada pelos conflitos em solo africano, nos anos da guerra civil em Angola e moradores dos bairros de lata da atual periferia de Lisboa, possibilita uma leitura diacrônica da marginalidade e do abandono que atingem, contemporaneamente, e de diferentes formas, os herdeiros da problemática relação entre metrópole e colônia, reduzidos à condição de “vagabundos”, outsiders ou outras figuras marginais. No estudo da reiteração e da maneira como são construídas estas personagens, dos discursos produzidos por elas e sobre elas e das situações de extrema violência que as mesmas vivenciam, busca-se deslindar os pontos de conexão entre os três romances e analisar o desenvolvimento e consolidação da escrita antuniana, as recorrências e os desdobramentos temáticos, bem como a maturação de suas estratégias narrativas e discursivas. Constituem eixos da presente análise, a relação entre os conceitos de personagem e pessoa; a historicidade da produção ficcional do autor, que apresenta hoje um contundente retrato de Portugal das últimas décadas e, nesta visada diacrônica, a relação dos romances constitutivos deste corpus de pesquisa com os conceitos de pós-modernismo, pós-colonialismo e hipercontemporaneidade, capaz de contribuir com os estudos sobre a relação entre literatura e sociedade.
This work intends to study three novels by the Portuguese writer António Lobo Antunes: Conhecimento do inferno (1980), O esplendor de Portugal (1997) and O Meu nome é legião (2007). In all these novels, the relationship between Portugal and Africa stands out, from the period immediately after the end of the Colonial War to the present day. The condition of the characters, respectively, a physician divided between the "hell" of the war and the psychiatric hospital, a family torn apart by African conflicts in the years of the civil war in Angola and residents of the slums of the present periphery of Lisbon, makes possible a diachronic reading of the marginality and abandonment that, at the same time and in different ways, reaches the heirs of the problematic relation between metropolis and colony, reduced to the condition of tramps, outsiders or other marginal figures. In the study of the reiteracy and the manners in which these characters are constructed, of the discourses produced by them and about them and the situations of extreme violence that they experience, the goal is to revel the connection points between the three novels and the analysis of the development and consolidation of António Lobo Antunes writing, recurrences and thematic developments, as well as the maturation of his narrative and discursive strategies. The axes of this analysis are: a) The relationship between the concepts of character and person; b) the historicity of their fictional production, which today presents a resounding portrait of Portugal in the last decades and c) in this diachronic view, the relation of this corpus of research with the concepts of postmodernism, postcolonialism and hypercontemporality, which can contribute with the studies on the relation between literature and society.

Descrição

Palavras-chave

Literatura portuguesa, Literatura contemporânea, António Lobo Antunes, Identidade, Personagens marginais, Portuguese literature, Contemporary literature, Identity, Marginal characters

Como citar