Estilhaços de paixão e beleza: a tomada de consciência em A paixão segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector, e Les belles images (1966), de Simone de Beauvoir

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Data

2020-07-28

Autores

Fonseca, Ludmilla Carvalho

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa se propôs a investigar a tomada de consciência em A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector e em Les Belles Images, de Simone de Beauvoir. O principal objetivo foi comparar as duas obras, demonstrando como se deu esse processo nas personagens protagonistas dos romances em questão, englobando desde a sua origem (hápax existencial), o decorrer desse processo, e em que aspectos essas personagens modificaram seu modo de pensar a condição social na qual estavam inseridas e a condição existencial feminina. As duas escritoras discutem nessas obras o sentido da tomada de consciência da mulher, ao mergulharem no processo de contestação de seus destinos diante de uma sociedade patriarcal, opressora e burguesa. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: revisão e análise literária das narrativas de Lispector e Beauvoir; revisão da fortuna crítica das escritoras; discussão acerca dos elementos que compõem o existencialismo e o feminismo presentes nas obras das duas autoras; estabelecimento de parâmetros de comparação entre as obras. Para tanto, o corpus da pesquisa se restringe aos romances A Paixão Segundo G.H., de Lispector, e Les Belles Images, de Beauvoir.
This research sets out to investigate awareness in Clarice Lispector's A paixão segundo G.H. and Simone de Beauvoir's Les Belles Images. The main objective is to compare the two works, demonstrating how such process takes place for the protagonists of the novels in question, encompassing it since its origin (existential hapax), its course, and in which aspects these characters change their way of thinking the social condition in which they are inserted and the female existential condition. In both works the authors discuss the coming to awareness of women, as they immerse themselves in the process of contesting their destinies in the face of a patriarchal, oppressive and bourgeois society. The following methodological procedures were used: review and literary analysis of Lispector's and Beauvoir's narratives; review of the authors' critical fortune; discussion of the elements that make up the existentialism and the feminism present in those works; establishment of parameters for the comparison between the two works. To this end, the corpus of the research is restricted to the novels A paixão segundo G.H., by Lispector, and Les Belles Images, by Beauvoir.

Descrição

Palavras-chave

Clarice Lispector, Simone de Beauvoir, Tomada de consciência, Feminismo, Literatura Comparada

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