Publicação:
Perspectivas de licenciandos em Matemática em relação a utilização das tecnologias digitais na Educação básica

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Data

2020-07-06

Orientador

Malheiros, Ana Paula dos Santos

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa, que está apoiada nos pressupostos da metodologia qualitativa, tem como objetivo compreender as perspectivas de licenciandos em Matemática sobre a utilização das Tecnologias Digitais na Educação Básica, a partir da análise e da elaboração de atividades. A produção dos dados ocorreu em quatro aulas com duração de quatro horas da disciplina “Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado I”, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, campus de São José do Rio Preto. Nessa disciplina, os licenciandos realizaram e analisaram atividades com Tecnologias Digitais e, na sequência, foram convidados a elaborar suas próprias atividades, com o intuito de trabalharem com elas em oficinas com turmas de alunos nas escolas de Educação Básica, durante o Estágio Curricular Supervisionado. Os encontros da disciplina foram filmados e registrados em notas de campo, compondo os dados da pesquisa, juntamente com o questionário respondido pelos licenciandos, a entrevista concedida por eles e suas atividades elaboradas no decorrer da disciplina. Os resultados apontam que os licenciandos consideram relevante utilizar as Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática da Educação Básica, principalmente, devido às potencialidades que estas podem proporcionar à produção de conhecimento dos estudantes. No entanto, evidenciam dificuldades que podem influenciar para que este trabalho possa ser realizado, como a falta de apoio da gestão escolar e de infraestrutura das escolas. Por fim, os licenciandos analisam criticamente a própria formação em relação às Tecnologias Digitais.

Resumo (inglês)

This research, which is based on the assumptions of qualitative methodology, aims to understand the perspectives of undergraduate students in Mathematics on the use of Digital Technologies in Basic Education, from the analysis and elaboration of activities. The production of the data took place in four classes lasting four hours of the discipline "Methodology for Teaching Mathematics and Supervised Internship I", in the Mathematics Degree course at Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", campus of São José do Rio Preto. In this discipline, the undergraduate students carried out and analyzed activities with Digital Technologies and, subsequently, were invited to develop their own activities, in order to work with them in workshops with classes of students in Basic Education schools, during the Supervised Curricular Internship. The meetings of the discipline were filmed and recorded in field notes, composing the research data, together with the questionnaire answered by the graduates, the interview granted by them and their activities elaborated during the course. The results show that undergraduate students consider it relevant to use Digital Technologies in Basic Education Mathematics classes, mainly due to the potential that these can provide to students' knowledge production. However, they show difficulties that can influence this work to be carried out, such as the lack of support from school management and school infrastructure. Finally, graduates critically analyze their training in relation to Digital Technologies.

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Idioma

Português

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