Trabalhos de Conclusão de Curso - Biblioteconomia - FFC

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 15 de 15
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Disseminação da informação por formadores de opinião em redes sociais: uma pesquisa com influenciadoras fitness
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-14) Souza, Rayane Karolyne de; Vitoriano, Marcia Cristina de Carvalho Pazin [UNESP]
    O Instagram é uma rede social muito famosa e utilizada por milhares de pessoas em seu dia a dia. Dentro desta plataforma existem as influenciadoras digitais, que utilizam seus perfis para falar sobre um nicho específico e influenciar seus seguidores a partir do assunto que elas abordam. O objetivo geral deste trabalho foi identificar como a informação é disseminada pelas influenciadoras digitais em redes sociais e quais suas principais características. Os objetivos específicos foram analisar os perfis das influenciadoras selecionadas e identificar as características das informações disseminadas. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos foi realizado um levantamento bibliográfico e a análise de perfis selecionados das influenciadoras fitness para levantamento de informações e acompanhamento das atividades das influenciadoras. A partir disto, concluiu-se que não existe uma responsabilidade das influenciadoras com seu público sobre as informações postadas, que podem, inclusive, serem fake news, sem que os seguidores possam saber. Percebe-se também a falta de controle sobre este assunto dentro da rede social.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Identificação de metadados ID3 para organização de músicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-04) Soares, Iago Almeida Prado; Alves, Rachel Cristina Vesu
    Com o crescente uso de serviços streamings e de bibliotecas de músicas virtuais nos últimos anos, representando 99% da renda no mercado fonológico do país e com a falta de material sobre a organização musical e de seus metadados para essa organização, este trabalho tem a proposta de colocar maior visibilidade no uso dos metadados de músicas, utilizando principalmente os metadados ID3 por serem integrados aos arquivos, auxiliando assim que exista uma maior organização entre os meios de bibliotecas de músicas digitais, mostrando como os metadados ID3 permitem essa organização, tanto para uso pessoal quanto comercial, dependendo do usuário. Assim foi feita uma pesquisa exploratória qualitativa, explorando os textos em bases de dados e analisando programas que modifiquem os metadados ID3 para o uso cotidiano, permitindo deste modo a visibilidade aos metadados e identificando o seu uso para a organização, até chegar a um modelo de uso do ID3 para começar a organização dos metadados em músicas como ponto de partida para uma maior regularidade entre as bibliotecas de músicas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A relação de orientação acadêmica em artigos científicos em coautoria: uma análise da autoria dupla em periódicos brasileiros da ciência da informação (2019-2022)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-11) Lopes, Camila; Grácio, Maria Cláudia Cabrini [UNESP]
    A colaboração entre pesquisadores para produzir novos conhecimentos vem crescendo e se tornando cada vez mais significativa na comunidade científica, podendo ter diversas razões, e dentre os possíveis motivos, está a orientação acadêmica. Partindo disso, objetiva-se analisar essa relação de orientação na produção científica em autoria dupla no campo da Ciência da Informação no Brasil. Para isso, foram coletados os dados referentes às autorias dos artigos publicados entre 2019 e 2022 de periódicos brasileiros; em casos de dupla autoria, por meio dos nomes dos autores, foi verificado em seus currículos Lattes a presença de uma orientação entre si durante suas vidas acadêmicas, sendo a orientação anterior ou posterior à publicação do artigo. Ao identificar as autorias duplas envolvendo a relação de orientação acadêmica, observou-se ainda a ordem dos nomes dos autores e o nível acadêmico do aluno. Como resultado, foi possível constatar uma alta incidência de publicações em coautoria nos periódicos brasileiros da Ciência da Informação, principalmente tratando-se de de dupla autoria envolvendo pesquisadores com um histórico de orientação acadêmica entre si; e nestes casos, a grande maioria traz o nome do aluno orientando como autor principal na linha de autoria, sendo seguido pelo nome do orientador como último citado. Foi possível comparar também os resultados deste trabalho com os resultados de trabalhos com temáticas semelhantes, como os realizados por Oliveira (2019) e Hilário (2015). Por fim, foram observadas curvas de queda e/ou aumento muito destoantes da quantidade de artigos publicados em alguns periódicos nos anos de 2021-2022, que foram períodos atípicos devido à pandemia de Covid-19, o que pode e deve ser observado com mais atenção em estudos futuros.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A integração do usuário com a biblioteca pública e fomento da prática da leitura através de jogos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-21) Jesus, Isadora Moreira de; Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
    Nas últimas décadas os jogos se popularizaram cada vez mais, trazendo consigo grandes tecnologias e uma vasta gama de variedades de jogos. Atualmente o Brasil é o 10º país do mundo com maior número de jogadores entusiastas, e conta com aproximadamente 75 milhões videogames em sua composição, portanto realizou-se uma breve revisão da literatura para obtenção de trabalhos relacionados ao tema “jogos e bibliotecas públicas”. Trata-se de uma pesquisa de campo, que tem como principal objetivo, verificar as atividades promovidas pelas bibliotecas públicas da região da cidade de Marília-SP a respeito de jogos visando a prática da leitura e a integração do usuário. Levantou-se as bibliotecas públicas da região da cidade de Marília em um total de 18 bibliotecas. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de um questionário enviado por e-mail aos bibliotecários e responsáveis pelas bibliotecas. Foram obtidas seis respostas. Como resultado, verificou-se que cinco dos profissionais bibliotecários e responsáveis pelas bibliotecas alegaram que interagem com os usuários através dos jogos e que essa prática incentiva o público a participar das atividades promovidas pelas bibliotecas e ajuda no fomento à leitura. Em sua maioria, os respondentes informaram que os principais jogos utilizados para o fomento à leitura em suas bibliotecas são jogos lúdicos, jogos de tabuleiros e brincadeiras educativas, mas alegaram que jogos de RPG, e eletrônicos são também utilizados. Sobre a utilização dos jogos para o fomento à leitura especificamente, é possível notar que dentre os seis respondentes, apesar de cinco pessoas concordarem que a utilização de jogos e atividades lúdicas auxilia no fomento à leitura, apenas a metade deles (três) utilizam em suas bibliotecas. Além disso, é possível observar que não somente o fomento a leitura é facilitado com a utilização de games em bibliotecas, mas também que essa prática atrai a atenção dos usuários, fazendo com que épocas de férias ou em que a biblioteca implementa atividades semelhantes em seu espaço, o número de usuários cresce, ou em alguns casos, na minoria se mantém, porém não há relatos de queda no número dos frequentadores.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise de usabilidade de bibliotecas digitais infantis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Matias, Alexia Cristiane Rodrigues Dantas; Ferneda, Edberto [UNESP]
    As tecnologias estão inseridas na vida das crianças desde muito cedo, os chamados nativos digitais, nasceram utilizando das tecnologias, e cada vez mais interagindo de forma efetiva com elas, então surge uma grande questão para as bibliotecas, como se integrar a este novo cenário, como se tornar atrativa, usual a este novo público-alvo, um público com tanta diversidade, em um cenário onde estas crianças são bombardeadas de informações, e realizar seu trabalho no auxílio ao desenvolvimento do hábito e gosto pela leitura. As bibliotecas digitais infantis, devem ser utilizadas como forma de auxiliar a criança em seu desenvolvimento e para isso precisa permitir a usabilidade, o presente trabalho tem como problemática de pesquisa, quais são os princípios que devem nortear o desenvolvimento de uma biblioteca digital infantil, e no decorrer do processos para responder ao problema foi considerado como objetivos a identificação análise e avaliação de bibliotecas digitais nacionais já presentes na web, e identificas por meio de análise os critérios para o desenvolvimento da mesma de acordo com a literatura da área. Após alcançar os objetivos da pesquisa foi possível concluir a diversa gama de áreas de conhecimento as quais possuem espaço no desenvolvimento de uma biblioteca digital infantil, qual a função do profissional bibliotecário neste desenvolvimento e futuros pontos a serem estudados e aplicados em bibliotecas digitais infantis.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A produção científica sobre a covid-19: uma análise sobre a atuação de bibliotecários no combate à desinformação e atuação em bibliotecas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Lima, Bruna Simões de; Moreira, Walter [UNESP]
    Na atual conjuntura que a COVID-19 trouxe, torna-se imprescindível o estudo que apresente a atuação de profissionais da informação em esferas causadas pela pandemia de COVID-19. Destaca-se neste trabalho a atuação de bibliotecários no combate à disseminação de fake news e conceitualização do chamado infodemia, bem como a atuação em espaços informacionais, promovendo o acesso à informação e ao conhecimento em períodos de isolamento social. A metodologia aplicada é de caráter quali-quantitativo, onde os dados analisados foram extraídos da base de dados BRAPCI. Através de quadros e gráficos é possível apontar as Universidades que mais publicaram sobre o tema e também a contribuição da Biblioteconomia no debate sobre o controle de informações falsas, que podem desencadear o aumento nos números de infectados e mortos pelo COVID-19, informações estas veiculadas em grande maioria por entidades respeitadas e de grande influência, que causaram grande histeria negacionista sobre o vírus. Assume-se aqui a importância do bibliotecário e da biblioteca como referência de informação e que promovem e garantem que o acesso à informação e conhecimento é um direito básico de incentivo à vida e à cidadania.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Biblioterapia no contexto das bibliotecas universitárias
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Costa, Larissa Santos da; Martins, Rúbia [UNESP]
    A biblioterapia refere-se a uma forma de terapia que se utiliza de textos e livros com fundamentos metafóricos como um recurso terapêutico, sendo aplicada em lugares amplamente diversos e para diferentes públicos e faixas etárias, seja para o tratamento de problemas físicos, psicológicos ou para aqueles que tenham interesse no fazer biblioterapêutico. A biblioterapia é considerada um campo de atuação dos(as) bibliotecários(as) que podem ser aplicadores(as) dessas atividades no seu espaço de trabalho para os usuários de uma unidade de informação, funcionários de uma empresa, pacientes de hospital etc. Dessa forma, a pesquisa pretendeu responder a questão “como são aplicadas ações de biblioterapia em bibliotecas universitárias?”. O objetivo geral do estudo foi identificar ações de biblioterapia realizadas em bibliotecas universitárias que estejam situadas em universidades federais da região sudeste do Brasil, cujos campi ofereçam o curso de graduação em biblioteconomia. Para isso, deu-se como metodologia a pesquisa documental sob abordagem qualitativa, tendo como técnica de investigação a análise dos websites de bibliotecas da amostragem definida, além da disposição de uma revisão da literatura acerca das temáticas de biblioterapia, bibliotecas universitárias e a atuação do(a) bibliotecário(a). Assim, para a apresentação dos resultados foram dispostos os dados acerca das atividades de biblioterapia nas bibliotecas, que identificou-se 1 (uma) ação para a comunidade e 3 (três) atividades que visam a qualificação profissional, como oficinas e palestras. Também as disciplinas que corroboram com a biblioterapia, a partir da análise da grade curricular dos cursos de biblioteconomia das universidades federais do sudeste brasileiro, que apontam a oferta de disciplinas obrigatórias e optativas sobre leitura ou psicologia. Por fim, conclui-se que não há atividades de biblioterapia ativamente constantes, sendo uma possibilidade de ações a serem desenvolvidas por bibliotecas universitárias.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Multiculturalidade nos sistemas de organização do conhecimento: bases teóricas e análises
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-28) Floreste, Brenda Cristina; Moreira, Walter [UNESP]
    Partindo da ideia de sistemas de organização do conhecimento inclusivos, ou seja, que sejam desenvolvidos perante a seleção de termos multiculturais, que possam representar todas as pessoas que acessam as bibliotecas e unidades de informação, garantindo acesso a tais comunidades, este trabalho tem como objetivo trazer conceitos e definições acerca da Organização do Conhecimento (OC), dos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) e do multiculturalismo, e posteriormente uma análise de resultados de pesquisas de artigos em comparação com teses e dissertações que abordam relações entre a OC e a diversidade cultural. Os procedimentos metodológicos consistem em recuperar o conjunto de trabalhos analisados no relatório de Iniciação Científica, realizado anteriormente, ampliando-os com os resultados da busca por textos na ISKO - Brasil que abordam a temática cultural nos sistemas de organização do conhecimento. Os resultados mostram que, em âmbito brasileiro, não são encontradas muitas produções acadêmicas que se desenvolvem a fundo sobre a importante relação entre OC e a multiculturalidade. Assim, ressalta-se a importância de se construir sistemas preocupados com a multiculturalidade, que visem o melhor caminho para representação e recuperação da informação, de modo que, os usuários daquela comunidade sejam representados e que alcancem suas necessidades informacionais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: um mapeamento sistemático da literatura
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-05) Santos, Ana Laura Lanza dos; Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
    A competência em informação engloba as habilidades, atitudes e valores referentes ao reconhecimento das necessidades informacionais, à busca, à recuperação, à organização, à avaliação, à produção, à disseminação e ao uso da informação. Um usuário competente em informação estará mais crítico em relação ao universo informacional, o que o faz compreender a relevância dessa competência para a construção de conhecimento, empoderamento, compreensão da realidade, engajamento cívico e entre outros. Porém, nem todas as pessoas possuem pleno acesso à informação, que é o caso das pessoas em vulnerabilidade, que são pessoas que estão expostas a riscos, danos ou perigos. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um Mapeamento Sistemático sobre as temáticas competência em Informação e população vulnerável. Para realização da pesquisa, utilizou-se o Mapeamento Sistemático que é desenvolvido através dos seguintes passos: definição de questões de pesquisa; condução da busca por artigos relevantes; triagem dos artigos; redação de resumos e dados; extração e mapeamento. Foram estabelecidos os seguintes critérios para selecionar os materiais para análise: literatura nacional, artigos e trabalhos de evento publicados nos últimos 6 anos (2017 a 2023). Os 28 trabalhos selecionados foram analisados separadamente, permitindo identificar os pesquisadores que mais têm trabalhado sobre a competência em informação e vulnerabilidade, os grupos vulneráveis enfocados nos estudos, às consequências que os vulneráveis sofrem sem o acesso à informação e trabalhos teóricos que discutem acerca da contribuição da competência em informação, diminuir as consequências enfrentadas pelas pessoas vulneráveis e propostas de programas de competência em informação para os vulneráveis. Como conclusão, espera-se que, pesquisas relacionadas a essa, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 possam levar conhecimentos às comunidades vulneráveis, contribuindo para o acesso equitativo à informação e o desenvolvimento de habilidades críticas para a participação ativa destes grupos na sociedade contemporânea. Instituições educacionais, bibliotecas, ONGs e outros agentes sociais devem trabalhar juntos para conseguirem oferecer uma vida melhor às comunidades vulneráveis.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A transferencia custodial entre biblioteca e arquivo: um estudo sobre a história do Arquivo Miroel Silveira
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-28) Liba, Catarina de Assis; Troitiño-Rodriguez, Sonia Maria [UNESP]
    O presente trabalho possui como objeto de investigação o arquivo “Miroel Silveira” que, no ano de 2018, passou por um processo de transferência custodial entre à biblioteca da Escola de Comunicação e Artes (ECA) na UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) para o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP). Os objetivos da pesquisa são entender como se deu esse processo de transferência, o que está guardado dentro do arquivo e apresentar as diferenças e semelhanças de tratamento do arquivo entre as duas instituições. Para isso, foram investigadas as informações sobre o arquivo através do contato com as instituições públicas envolvidas no processo, além de análise de publicações feitas a partir do grupo temático, sobre o arquivo, “Censura em Cena”. Com os resultados, aprende-se que o Arquivo conta com roteiros de peças teatrais que foram censuradas na Era Vargas (1930-1945) até a ditadura militar (1964-1985), portanto, considerados documentos históricos do país. Além disso, o processo de transferência ocorreu em formato de convênio entre as bibliotecas da ECA e o APESP.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Panorama do mercado editorial brasileiro e a atuação do bibliotecário
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-18) Pedersoli, Ana Clara Leite; Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Existe uma diferença entre mercado e indústria: o mercado se refere a todo o sistema responsável pela venda de um produto, enquanto a indústria se refere ao conjunto de empresas ou organizações pertencentes a este mercado. A partir deste esclarecimento relativo à diferenciação dos termos, revela-se que este estudo enfoca o mercado editorial brasileiro. Entre os principais componentes deste mercado, destacam-se: agências literárias, editoras, distribuidoras, livrarias e bibliotecas, cuja missão corresponde à produção, distribuição e comercialização de livros, colaborando positivamente com a disseminação da cultura no Brasil. Sendo assim, seu funcionamento está direta ou indiretamente relacionado às questões sociais, políticas, culturais e econômicas do País. Considerando a pequena quantidade de estudos sobre esta temática nas áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, este estudo pretende apresentar o panorama atual do mercado editorial brasileiro, assim como a atuação do bibliotecário neste setor. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualiquantitativa, do tipo documental. Realizou- se uma revisão sistemática da literatura, de modo a selecionar documentos bibliográficos sobre a temática, bem como documentos primários oriundos de órgãos governamentais que contivessem dados e indicadores do mercado editorial brasileiro. A partir dos dados e informações coletados aplicou-se o método SWOT, visando analisar os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças deste mercado. Como resultados destaca-se a importância de investimentos em estratégias de marketing, da participação ativa do Governo e das bibliotecas para constituir uma cultura leitora no País, assim como da atuação do bibliotecário no setor editorial e mais estudos sobre a temática nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Indexação das histórias em quadrinhos: uma revisão das contribuições semióticas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-31) Santana, Fernanda Lacerda; Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A ciência da informação tem como objeto de estudo a informação, não importando o suporte ou material que deve ser analisado e estudado. Um destes materiais de estudo atualmente tem sido os quadrinhos, pois estão cada vez mais conquistando seu espaço dentro das bibliotecas, tanto públicas, universitárias e afins. Assim, voltando para a análise e processamento técnica das informações presentes nos quadrinhos, entramos no campo da indexação. Portanto este trabalho tem como foco como as teorias semióticas estão sendo utilizadas para a indexação dos quadrinhos dentro dos ambientes informacionais. Para alcançar o objetivo deste trabalho foi utilizado uma metodologia de pesquisa bibliográfica exploratória, utilizando o mapeamento sistemático da literatura e para chegar em seus resultados, utiliza a análise de conteúdo. Quando aplicada esta metodologia na base de dados Base de Dados Referenciais de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) foram levantados artigos e uma tese. Após isto foi feita uma análise de conteúdo para identificarmos as teorias semióticas que estão sendo exploradas nestes artigos e nesta tese para a indexação dos quadrinhos. Foram observadas que os artigos que abordam sobre as teorias semióticas, utilizam a teoria semiótica de Peirce, pois o mesmo afirma que tudo que vemos, ouvimos e lemos é um signo, assim facilitando na hora da indexação. Mas ainda precisa ser explorado ainda mais as outras teorias e como elas podem ajudar na indexação dos quadrinhos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A importância de ações culturais na biblioteca escolar: uma análise em escolas particulares de Itapetininga - SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-31) Souza, Íris Elena de; Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A biblioteca escolar é um importante apoio para o ensino é um complemento para o aprendizado, proporcionando igualdade de oportunidades para os alunos aprenderem e desenvolverem habilidades e competências, estimulando leitores. Ter um bibliotecário escolar qualificado com formação em Biblioteconomia é o ideal , mas nem todas as escolas contratam um profissional formado na área para cuidar da biblioteca, dificultando o gerenciamento, organização, na realização de atividades e ações culturais .O objetivo é analisar as ações culturais desenvolvidas pelas bibliotecas escolares de Itapetininga, a pesquisa procura saber quais ações culturais estão sendo desenvolvidas nas bibliotecas escolares particulares e como estão tratando o incentivo à leitura dos alunos. O trabalho foi feito com levantamento bibliográfico para informações relevantes para o trabalho, com pesquisa de campo e questionário. O formulário enviado para as escolas particulares e as respostas obtidas dos responsáveis por essas bibliotecas, possibilitaram saber que as bibliotecas das 5 escolas que responderam, desenvolvem diversas atividades culturais, impactando positivamente na formação de leitores.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise documental de textos narrativos de ficção: a identificação do tema por meio da análise do discurso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-02-07) Silva, Bárbara Souza da; Moraes, João Batista Ernesto de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando que a Análise Documental é utilizada no campo da Ciência da Informação como uma metodologia para o processo de representação do conteúdo do documento, no qual estará em um formato condensado do seu original para fins de recuperação do documento, objetivou-se encontrar um método que descomplique a análise de textos narrativos de ficção visto que, estes não contêm uma estrutura textual concreta, diferentemente do que ocorre em textos científicos. Por conseguinte, recorreu-se a uma discussão acerca do uso da Análise do Discurso de matriz francesa, à qual entende o discurso como um meio que transmite a ideologia do meio social do sujeito e a sua linguagem escolhida como forma de comunicação. Fazendo uma revisão bibliográfica até chegar ao ponto de análise de textos narrativos para que se possa averiguar a aplicabilidade da Análise do Discurso como método. Para isso utilizou-se três fábulas dentre vários textos feitos pelo autor Millôr Fernandes como objeto de estudo - sendo aumentado o nível de dificuldade ao constatar durante a pesquisa que o gênero de fábula não demonstra na sua narrativa contexto externo - e o resultado obtido foi permissivo a concluir que, ao aplicar a análise do discurso de matriz francesa, foi possível constatar que os mesmos acabam sendo identificados como sendo críticas políticas feitas com censura já aplicada, em razão do período em que foram publicadas pelo autor no qual compreende a época da Ditadura Militar brasileira (1964 - 1985).
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O design da informação na curadoria digital: catalogação colaborativa de acervo por meio de linguagem natural e folksonomia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-14) Souza, Gabriela de Oliveira; Jorente, Maria José Vicentini [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A quantidade de objetos digitais aumenta progressivamente na Web 2.0 e esse crescimento traz consigo a necessidade de organização por meio de Curadoria Digital (CD) da informação – termo que congrega conceitos e ações desenhadas para preservar, dar acesso, uso e reuso bem como para agregar valor aos dados e informações digitais ao longo de seu ciclo de vida. Nesse contexto, chama a atenção a Folksonomia, uma forma de catalogação colaborativa na Web 2.0, que permite a facilitação do acesso aos seus formatos e conteúdos por meio do uso de uma linguagem natural, ou seja, uma linguagem familiar ao sujeito informacional. A Folksonomia garante assim, uma maior proximidade com uma diversidade de internautas, podendo ser utilizada pelos profissionais da Ciência da Informação (CI) no Design da Informação (DI) dos ambientes visando a Curadoria Digital (CD). O estudo pretendido busca entender as formas de organização, compartilhamento e de recuperação de conteúdos na Web 2.0, mediante uma análise da Folksonomia sob a perspectiva do DI na CD de ambientes de Bibliotecas, Arquivos e Museus. Nesse contexto, os objetivos específicos desta pesquisa são: realizar uma revisão de literatura em Ciência da Informação (CI) especialmente na Biblioteconomia sobre o DI na Curadoria Digital; entender o uso que o DI pode fazer da Folksonomia por meio da análise da plataforma Flickr – que faz uso do recurso - a fim de demonstrar o funcionamento da Folksonomia nesse ambiente digital; colher e estudar iniciativas de instituições culturais no ambiente do Flickr, levando em conta o recurso estudado da Folksonomia. A metodologia utilizada é teórica exploratória, com base na revisão de literatura e análise dos temas propostos. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de maior interação entre o profissional da informação e os internautas, o que pode ser solucionado pela CD e pelo DI por meio da Folksonomia, considerando-se para análise a plataforma Flickr. Espera-se como resultado a compreensão da relação entre Folksonomia, Curadoria Digital e Design da Informação.