Trabalhos de Conclusão de Curso - Ciências Biológicas - FEIS

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 8 de 8
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Desafios e possibilidades da implementação de jardins sensoriais em escolas de ensino fundamental: anos iniciais
    (2021) Vitória, Beatriz Schenaide; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Educação Ambiental (EA) possui grande importância principalmente quanto à construção da cidadania, sendo que é interessante que ela ocorra de maneira holística e crítica para que os resultados esperados sejam alcançados. A existência de espaços verdes no ambiente escolar auxilia a implementação da EA no Meio Ambiente, como classifica Sauvé (1997). Dentre os espaços verdes, apresenta-se o Jardim Sensorial, que é caracterizado como uma ferramenta didática para inclusão social para pessoas com diferentes necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem e/ou emocional, além de poder ser utilizado também como recurso didático para todos os alunos. Essa pesquisa tem por objetivo geral a análise da implementação dos Jardins Sensoriais no ambiente escolar das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais (EMEFs), localizadas em uma cidade do Noroeste Paulista, na visão das professoras, coordenadores pedagógicos e do psicólogo das unidades. Foi realizada Revisão Sistemática com o objetivo de investigar quanto à utilização de Jardins Sensoriais, Hortas Escolares e Espaços verdes como ferramentas educacionais. Além disso, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras de EA, Coordenadoras Pedagógicas, professora de Arteterapia e psicólogo, sendo realizada posteriormente a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Foi possível notar que um dos maiores desafios para a implementação de Jardins Sensoriais e outros espaços verdes em ambiente escolar é a manutenção necessária. Quanto às possibilidades de uso do espaço, evidenciou-se que as atividades a serem desenvolvidas são inúmeras, tais como aulas práticas de disciplinas, atividades de relaxamento, leituras. Entretanto, observou-se a necessidade de que os professores de escolas onde esses espaços serão implementados tenham conhecimento sobre a importância e benefícios dos mesmos, além de que haja um debate sobre as possibilidades das atividades, conectando mais esses espaços com a rotina escolar e o planejamento pedagógico anual. Assim, essas áreas podem ser mais bem utilizadas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Avaliação de tolerância e potencial para fitorremediação de Inga laurina em solo contaminado por chumbo (Pb)
    (2022-01) Barbosa, Isis Caroline Ferreira; Camargos, Liliane Santos de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os metais pesados (MPs) se destacam devido a sua capacidade de bioacumulação nos níveis tróficos e sua permanência no solo causando sérios danos. O metal de que se trata esse trabalho é o chumbo (Pb), que pode existir em várias formas químicas, mas não se degrada no ambiente; uma partícula quando contaminada por Pb pode ser transportada pelo ar, água e solo. É nesse cenário que se faz necessário o uso da fitoremediação, uma ferramenta economicamente viável e sustentável. Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial de crescimento e tolerância de Inga laurina em solo contaminado com chumbo, avaliando o potencial dessa planta como fitorremediadora e identificar regiões que acumulam chumbo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, com controle de temperatura à 27°C, composto por seis tratamentos em vasos de dois litros com solo e areia, utilizando a proporção de 1:1, com contaminação. Os tratamentos compunham o controle com 0 mg kg-1, e as seguintes concentrações de 100, 200, 300, 400 e 500 mgPb kg-1 com cinco repetições para cada tratamento. Foram analisados dados de crescimento e número de folhas, e realizados as análises de clorofila, carboidratos, ureídeos, aminoácidos, proteínas dos tecidos de nódulos, raízes e folhas. Os dados de massa seca foram utilizados para avaliar o índice de tolerância e a concentração de chumbo nos órgãos foi mensurada. Os dados foram submetidos a analise de regressao utilizando o software SISVAR. A Inga laurina teve uma boa resposta de tolerância a exposição ao chumbo, não apresentando o índice de tolerância inferior a 1 e suas atividades metabólicas não foram afetadas. Os dados apresentados sugerem que Inga laurina tem um grande potencial para fitoextração podendo ser usada em recuperação de áreas degradadas por chumbo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Características anatômicas do pâncreas em Potamotrygon amandae LOBODA & CARVALHO, 2013
    (2022-01) Galatti, Isabela; Mello, Alan Peres Ferraz de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A arraia de água doce Potamotrygon amandae, pertence a subclasse dos elasmobrânquios, que se estabeleceu de maneira não natural no alto do Rio Paraná, no município de Ilha Solteira, São Paulo, devido a inundação do salto de Sete Quedas. A espécie pode causar diversos impactos ecológicos para região, devido a sua origem não nativa. Além disso os potamotrigonídeos são conhecidos por possuírem ferrão inoculador de peçonha, que pode vir causar acidentes com moradores e turistas da região. O pâncreas é uma glândula anexa mista do sistema digestório e atua de maneira endócrina secretando hormônio e de maneira exócrina, secretando enzimas digestivas. O objetivo deste trabalho foi descrever o pâncreas de Potamotrygon amandae afim de auxiliar no compreendimento fisiológico do sistema digestório desses animais, podendo servir de subsídios para a área de fabricação de fármacos, produção e estudos de soros contra peçonha, estudos ecológicos e de conservação da espécie. Para este trabalho foram utilizados dez (10) espécimes de Potamotrygon amandae, o pâncreas foi localizado e fotodocumentado. Verificou-se que o pâncreas de Potamotrygon amandae é de cor amarelada, compacto e bilobado. Está localizado na cavidade celomática e posicionado entre a válvula espiral e a porção pilórica, bem como as demais estruturas como a porção cardia e porção fúndica do estômago e o baço. A comparação com a bibliografia levantada permitiu constatar que o pâncreas de Potamotrygon amandae é semelhante ao de outras espécies de arraias de água salgada e alguns teleósteos, em relação à forma e posição, porém, é divergente da maioria dos teleósteos levantados neste estudo como Prochilodus lineatus (MAKINO, 2010); Clarias lazera e Chrysichthys auratus (RIZKALLA, 1967; KAMEL et al., 1973), Hoplias malabaricus (SILVA,2004), Oreochromis niloticus (ALMEIDA, 2015) e C. carpio (AKOUL, 2019) em que a glândula se encontra dispersa no mesentério, podendo atingir outros órgãos, como o fígado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Presença do gênero Aedes em área periurbana de Ilha Solteira
    (2019-12) Zardo, Julia de Castro; Leite, Maurício Augusto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As arboviroses de maior importância para a saúde humana são transmitidas por culicídeos, principalmente dos gêneros Aedes e Culex. No Brasil os arbovírus de maior circulação são a Dengue, Zika e Chikungunya. O programa nacional de controle das arboviroses utiliza os dados de coleta de larvas para estimar a densidade populacional do principal vetor Aedes aegypti e estabelecer o risco de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya nos municípios brasileiros em áreas urbanas. No entanto, esses indicadores não estimam a abundância dos ovos de fêmeas adultas e nem sua atividade reprodutiva nas regiões de monitoramento de áreas periurbanas. Assim, este trabalho teve por objetivo verificar se Aedes aegypti e Aedes albopictus estão presentes em área periurbana do município de Ilha Solteira, no inverno e primavera. Para monitorar esses culicídeos foram utilizadas 18 armadilhas do tipo ovitrampa, que são depósitos de plástico preto destinadas para captura de ovos com capacidade de 500 mL, com água e uma palheta de Eucatex, onde serão depositados os ovos do mosquito. Os resultados mostraram a oviposição dos gêneros Ae. aegypti e Ae albopictus em 66% das ovitrampas no inverno e primavera. Assim conclui-se que as ovitrampas foram eficientes pois permitiram detectar a presença de vetores em períodos sazonais críticos e em locais ainda não monitorados, além de possibilitarem maior entendimento do perfil epidemiológico desses vetores.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Monitoramento do diclofenado e de indicadores da qualidade da água na zona Rural de Ilha Solteira-SP
    (2018-10) Reis, Ingrid Camargo dos; Leite, Maurício Augusto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A água é um elemento indispensável para a sobrevivência de qualquer ser vivo na terra, por isso é de extrema importância saber sua qualidade, principalmente em áreas onde não há saneamento básico. Essa situação é ainda mais preocupante em áreas rurais que utilizam águas de lagoas para dessedentação de animais e irrigação, prejudicando a saúde dos mesmos e podendo difundir a contaminação presente nessas lagoas. Devido à falta de informação sobre a qualidade da água. Na área rural do Município de Ilha Solteira, é preciso chamar a atenção para a contaminação de resíduos farmacológicos do diclofenaco que, devido ao aumento do consumo desse composto indiscriminadamente pela população, pode haver contaminação da água. Além disso, há inúmeros estudos na literatura sobre os impactos que resíduos do diclofenaco podem causar no ambiente e na fauna, afetando toda a cadeia trófica. Devido aos diversos uso da água presente em algumas lagoas na zona rural de Ilha Solteira, sem o conhecimento devido de suas características, a presente proposta busca determinar essas informações para garantir da qualidade da água para a população. O objetivo do trabalho foi realizar a quantificação de indicadores de qualidade da água e a presença do diclofenaco na água de área rural de Ilha Solteira. Para tanto, foram realizadas coletas em seis pontos, sendo três deles no assentamento Estrela da Ilha; dois no Cinturão Verde e um no Bairro do Ipê e depois utilizado o método de microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME). Os resultados evidenciaram a contaminação por diclofenaco em todos os meses coletados, mas principalmente nas coletas realizadas em novembro onde foi possível detectar sua presença em todos os pontos de coleta, podendo estar relacionado ao aumento da precipitação e o escoando desses resíduos até as lagoas. Além disso, variáveis como pH e condutividade mostraram estar correlacionado com a detecção do diclofenaco nas lagoas coletadas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Potencial fitorremediador de Cajanus cajan em solo contaminado por Mn: efeito sobre a N-fixação e respostas metabólicas
    (2021-10) Mendes, Thalita Fischer Santini; Camargos, Liliane Santos de [UNESP]; Aguilar, Jailson Vieira; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Cajanus cajan (feijão-guandú) é habitualmente utilizada na alimentação humana e animal, adubo verde e também para recuperação de áreas degradadas, devido a capacidade de germinação desta espécie em solos compactados. Desta forma, o feijão-guandú é um candidato em potencial para a aplicação da fitorremediação. Neste trabalho, o potencial para descontaminação de solos com altas concentrações de Mn2+ foi investigado, além disso, algumas respostas metabólicas diante do excesso deste elemento foram caracterizadas. Foi utilizado Latossolo Vermelho para contaminação com solução aquosa de MnCl2 nas seguintes concentrações; 0, 80, 100, 120, 140 e 160 mg/dm-3 , obedecendo o delineamento experimental inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 4 repetições, totalizando 20 unidades experimentais. Após 60 dias de cultivo, as trocas gasosas foram mensuradas e os pigmentos fotossintéticos quantificados. Nesta ocasião o experimento foi desmontado, amostras de solo foram coletadas e encaminhas à análise da concentração de Mn disponível, foram aferidas as medidas de crescimento, e também o status metabólico a partir de ensaios bioquímicos relacionados aos compostos do metabolismo de C e N. Devido a concentração considerável de manganês na raiz e na parte aérea e os dados referentes a resposta metabólica obtidos, C. cajan se demonstrou altamente tolerante as doses de manganês aplicadas durante o experimento e uma potencial agente fitorremediadora deste metal em solo contaminado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Saneamento básico e a qualidade microbiológica da água no auxílio à segurança hídrica em áreas rurais
    (2021-10) Dias, Fernanda Azevedo; Leite, Maurício Augusto [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    In Brazil, water resources reach 12% of the total fresh water in the world, which means an abundance of this resource considering only the volume. Even though it is abundant, the distribution is uneven in a country of continental dimension, where there is a large population, there is little water and where there is a low population index, a large availability of water, although quantity is not synonymous with quality. In the rural environment, the main source for obtaining water is through wells, the vast majority of which are not granted, therefore, there is no knowledge of the status of these waters in terms of their quality, aiming at different uses, in addition to the difficulties that exist in urban areas. The lack of access to the source of drinking water is still a situation present in the Brazilian social reality, and particularly critical for part of the rural population, who live in a situation of vulnerability in the area, due to social differences and the attention of the State through of public policies. The lack of inspection, lack of management support and very low coverage of water supply in rural environments thus leads to a lack of water security, directly impacting the quality of life and well-being of the population, in addition to the high spread of diseases. The region of Ilha Solteira (SP) has an extensive rural area, in some areas, despite the proximity to the urban area, there is a lack of basic sanitation and there is no distribution of treated water to families, which use water from well stored in water tanks, without proper treatment for consumption. The objective of this work was to demonstrate how microbiological analyzes (Escherichia. Coli) can contribute to the verification of water security in a rural area. The samples were collected in eleven rural properties in Ilha Solteira - SP. E. coli analyzes were performed using the Colitag method. In the water for human consumption, the presence of E. coli was determined in some rural properties, making it unsuitable for this use according to Consolidation nº 5, of September 28, 2017. In the samples analyzed for human consumption, collected directly from the taps coming from the water tanks, about 48.5% were positive for E.coli. The detection of E.coli in water for human consumption is due to the lack of sanitation and affects water security in the rural area of Ilha Solteira (SP), which requires solutions to eliminate this contamination.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Diversidade de espécies e umidade do solo como promotoras da atividade de fosfatase ácida e colonização micorrízica em espécies herbáceas de cerrado
    (2021-09) Petroni, Amanda Ribeiro; Lannes, Lucíola Santos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Soils in the Cerrado biome are acidic, have low availability of inorganic nutrients and face well-defined drought periods. With a high diversity and degree of endemism, plant species in the Cerrado have numerous adaptations to this environment. The activity of the acid phosphatase enzyme in the roots is one of the mechanisms used to extract nutrients from the soil, as well as the association with mycorrhizal fungi. The aim of this study was to investigate water availability in pots with different numbers of herbaceous species as a determining factor in acid phosphatase activity and mycorrhizal colonization. The experiment was conducted for 90 days in a greenhouse with species from the herbaceous stratum found in the Cerrado, namely: a naturalized grass, an invasive exotic grass and a legume. The plants grew in pots in monocultures and combinations of two and three species. Mean biomass, acid phosphatase activity and mycorrhizal colonization were determined for each species. The results indicate (1) decrease in water 9 availability as biodiversity increases, showing the effect of niche complementarity for water; (2) negative effect of water availability upon acid phosphatase activity, which may indicate that extreme droughts can affect the phosphorus cycle and influence plants living in the Cerrado, (3) plant diversity promoting high mycorrhizal colonization in all studied species, (4) use of diverse and alternated strategies for nutrient acquisition by the widespread naturalized species Melinis repens, showing phenotypic plasticity, and (5) positive effect of biodiversity upon mycorrhizal colonization and acid phosphatase activity of the exotic invasive species Urochloa decumbens, showing that it has numerous strategies to be a successful invasive species in the Cerrado. In summary, the results of this work indicate that plant biodiversity might affect water availability in the Cerrado, altering processes related to nutrient acquisition in different ways for plants of different functional groups in the Cerrado.