Logo do repositório

Estratégias de professores de educação física para a superação dos problemas na carreira docente: experiências de um município do interior paulista

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Maffei, Willer Soares

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo buscou identificar os problemas que marcam os docentes, em especial, os professores de Educação Física, nos diferentes ciclos de vida profissional, revelando, assim, as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles. Esta análise foi produzida em três etapas: a primeira evidenciou o conhecimento, a categorização e a comparação das diferentes revisões a respeito dos estudos dos ciclos de vida na carreira; a segunda realizou a discussão da problemática da Educação Física no contexto escolar e a terceira se remeteu à pesquisa propriamente dita. Essa última, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e foi realizada com 30 Professores de Educação Física da Educação Básica, da Rede Municipal de Barretos/SP, a partir de entrevista semiestruturada, na qual os dados coletados (relatos) foram selecionados e agrupados por similaridade entre os itens “Problema” e “Enfrentamento”, explorados e analisados a partir de unidades de registro com subcategorias. Os resultados apontaram que os professores pesquisados (iniciantes, experientes e em encerramento da carreira) enfrentaram problemas relacionados à formação, ao isolamento social; à falta de infraestrutura; às questões pedagógicas, à indisciplina, ao vínculo profissional, a não valorização e a falta de incentivo. A análise realizada apontou que os problemas pedagógicos podem ser observados do início até o encerramento da carreira e que os docentes se apoiaram em diferentes ações/estratégias para os enfrentar: isolamento do professor; importância do outro, mudança de prática e postura, cursos de Aperfeiçoamento e formação, uso da comunicação e tecnologia, bem como alteração do vínculo profissional. Ademais, a análise demonstrou que os cursos de aperfeiçoamento e formação são considerados como estratégias de enfrentamento aos problemas vivenciados em todos os ciclos da carreira. Compreendendo que os professores se utilizam de várias estratégias para enfrentamento de problemas ao longo de toda sua trajetória profissional, sejam eles professores em início, experientes ou encerramento de carreira. Sendo evidente à necessidade de políticas públicas mais eficazes para melhoria de questões a todo ciclo dos professores.

Resumo (inglês)

This study aimed to identify the problems that marked the teachers, in particular, P.E. teachers, in the several professional life cycles, so revealing the strategies of confrontation used by them. This analysis was produced in three stages: first, we emphasize the knowledge, the categorization andcomparison of different reviews about the life cycles in career studies; second, we discuss the problematic of Physical Education in the school context, and third, there is the research itself. This last stage is defined as a qualitative research and it was taken with 30 teachers of Physical Education from the Basic Education, of Municipal Network of Barretos/SP, with a semi structured interview, in which the collected data (reports) were selected and grouped by similarity between the items "Problems" and "Confrontation", explored and analyzed from the unities of register with subcategories. The results point that the teachers (beginners, experts and in end of career) confronted problems related to formation, to social distance; to lack of infrastructure; to pedagogic issues, to indiscipline, to professional bond, to non-valorization and lack of incentive. The analysis pointed that the pedagogic problems can be observed from the career's beginning until the end and that the teachers supported each other in the following actions/strategies to confront them: teacher's isolation; the other's value, change of practice and posture, improvement and formation courses, use of technology and communication, as well as changes in the professional bond. Furthermore, the analysis demonstrated that the improvement and formation courses are considered confrontation strategies to problems lived in all the career cycles. In the end we presented proposals directed to this research's public, aiming to help solve the problemsobserved. Thus, this dissertation aimed to present the essence of the Physical Education teacher, as an individual who makes mistakes and strikes, who lives with the problems and tries to solve them.

Descrição

Palavras-chave

Educação física, Educação, Professores de educação física, Professional life cycle, Problematic in school physical education, Career problems, Confrontation strategies

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação