Capoeira para ouvir: práticas e oralidades: material de apoio didático ao ensino da Ed. Física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-06-29

Autores

Mattge, Katiane

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é investigar os princípios afro-brasileiros que fundamentam a capoeira na escola e produzir com estes, um audiobook. São compreendidos como princípios afro- brasileiros: o axé, a circularidade, a tradição oral, a ancestralidade, a corporeidade, a musicalidade, a diversidade, a ludicidade e o espírito comunitário; Buscando levantar novas formas de observar o fenômeno da capoeira no ambiente escolar e como estes princípios podem ajudar na educação escolar, amparando reflexões e ações pedagógicas no trato das questões étnico-raciais. Com abordagem qualitativa e através de pesquisa exploratória, foram entrevistados 7 (sete) mestres e professores de capoeira que atuam no ambiente escolar ensinando a capoeira. Usando o método de análise de conteúdo, foram categorizados das falas como entendem e ensinam os princípios afro-brasileiros na capoeira. Como resultado temos uma prática ligada ao discurso, calcada pelas memórias africanas que se reestruturaram no encontro com o nativo brasileiro. Uma oralidade organizada em forma de audiobook, intitulado Capoeira para Ouvir: Práticas e Oralidades.
The general objective of this work is to investigate the Afro-Brazilian principles that underpin capoeira at school and produce an audiobook with them. Afro-Brazilian principles are understood: axé, circularity, oral tradition, ancestry, corporeality, musicality, diversity, playfulness and community spirit; Seeking to raise new ways of observing the phenomenon of capoeira in the school environment and how these principles can help in school education, supporting reflections and pedagogical actions in dealing with ethnic-racial issues. With a qualitative approach and through exploratory research, 7(seven) capoeira masters and teachers who work in the school environment teaching capoeira were interviewed. Using the content analysis method, the speeches were categorized as they understand and teach Afro-Brazilian principles in capoeira. As a result, we have a practice linked to discourse, based on African memories that were restructured in the encounter with the native Brazilian. An orality organized in the form of an audiobook, entitled Capoeira to Listen: Practices and Oralities.

Descrição

Palavras-chave

Multiculturalidade, Educação Física, Metodologia de ensino, Ancestralidade, Cultura tradicional, Multiculturality, Physical Education, Teaching methodology, Ancestrality, Traditional culture

Como citar