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Proposta de avaliação e de desenvolvimento da liderança para uma empresa automotiva

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Orientador

Martins, Fernando Ramalho
Muniz Júnior, Jorge

Coorientador

Pós-graduação

Engenharia de Produção - FEG

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa propõe um processo de avaliação da liderança para uma empresa da indústria automotiva. Essa avaliação contribui para orientar programas de treinamento e de aconselhamento para o desenvolvimento da liderança, promovendo sua vantagem competitiva e o desenvolvimento organizacional. A pesquisa foi realizada em duas etapas: primeiramente, a revisão sistemática da literatura e, em seguida, a pesquisa empírica. A revisão sistemática da literatura foi realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus e Scielo, por meio dos descritores de “avaliação” e de “liderança”, e permitiu a identificação de categorias para avaliação da liderança: autoconhecimento, comunicação, feedback, relacionamento interpessoal, planejamento e organização, foco em resultados, gestão do tempo, trabalho em equipe, gestão de conflitos e tomada de decisão. Logo, a pesquisa empírica teve como objetivo verificar a confiabilidade e a validade de um questionário de Autoavaliação da Liderança na indústria automotiva; com esse intuito, foi realizada a entrevista semiestruturada para análise do instrumento. A entrevista foi desenvolvida com nove funcionários com experiência em cargos de liderança, os quais participaram do processo de treinamento e de desenvolvimento da Liderança, avaliado por meio do questionário aqui analisado. Os resultados apontaram que as perguntas do questionário foram apresentadas de forma clara, a linguagem usada no instrumento foi compreensível, o que torna fácil entender as perguntas apresentadas. Os participantes indicaram que o questionário contribuiu para a avaliação e para o desenvolvimento da liderança. A Autoavaliação da Liderança, baseada em 10 categorias e/ou indicadores presentes na atuação dos gestores, foi aprovada por todos os participantes, os quais consideraram que o instrumento contribuiu para sua formação como líder em vários aspectos.

Resumo (inglês)

This research proposes a leadership assessment process for an automotive company. This evaluation contributes to guide training and counseling programs for the development of leadership, promoting their competitive advantage and organizational development. The research was carried out in two stages: first, the systematic literature review and second, the empirical research. The research was carried out in two stages: first, the systematic literature review and second, the empirical research through the descriptors “evaluation” and “leadership”. Systematic literature review was performed on the Web of Science, Scopus and Scielo databases and allowed the identification of categories for leadership evaluation: self-knowledge, communication, feedback, interpersonal relationship, planning and organization, focus on results, time management, teamwork, conflict management and decision making. Therefore, the empirical research aimed to verify the reliability and validity of a Leadership Self - Assessment questionnaire in the automotive industry. For this purpose, a semi - structured interview was performed to analyze the instrument. The interview was conducted with 9 employees with experience in leadership positions, who participated in the Leadership training and development process evaluated through the questionnaire analyzed here. The results showed that the questions of the questionnaire are presented clearly, the language used in the instrument is understandable which makes it easy to understand the questions presented. Participants indicated that the questionnaire contributes to leadership assessment and development. The Leadership self-assessment based on 10 categories and / or indicators present in the performance of managers was approved by all participants, who consider that the instrument contributed to their formation as a leader in various aspects.

Descrição

Palavras-chave

Liderança, Autoavaliação, Autoconhecimento, Comunicação, Feedback, Relacionamento interpessoal, Planejamento e organização, Foco em resultado, Gestão do tempo, Trabalho em equipe, Gestão de conflitos, Tomada de decisão, Leadership, Self-evaluation, Self-knowledge, Communication, Feedback, Interpersonal relationship, Planning and organization, Focus on results, Time management, Team work, Conflict management, Decision making, Processo decisório por critério múltiplo, Administração de conflitos

Idioma

Português

Citação

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