Estudo das regiões susceptíveis à movimentos de massa no entorno da Rodovia SP–171, trecho de Guaratinguetá - Cunha

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-12-02

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Rodovia SP-171 que liga os municípios de Guaratinguetá/SP e Cunha/SP está inserida numa região naturalmente favorável à movimentação de massa devido às características do meio físico como relevo, geologia, declividade, tipo de solo e precipitação. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi contribuir para o entendimento dos condicionantes do meio físico desencadeadores de movimentos de massa nos taludes e aterros ao longo da SP-171, trecho Guaratinguetá/SP a Cunha/SP, por meio da cartografia, de dados pluviométricos e de campo. Foram levantados 132 taludes de corte, classificados de acordo com sua estabilidade aparente em campo. Os taludes com processos ativos de movimentação de massa foram inseridos na carta de suscetibilidade à movimentação de massa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas- IPT para verificar a correspondência entre as referidas cartas com as condições dos taludes em campo. Por meio de técnicas cartográficas de sobreposição de mapas temáticos obteve-se cinco cenários de suscetibilidade à movimentação de massa para chuvas de 20, 50, 100, 250 e 500 milímetros. Por meio dos trabalhos de campo observou-se que 92 desses taludes apresentavam algum tipo de movimentação de massa como erosões, cicatrizes de escorregamentos e blocos de rocha instáveis estando estes inserido em regiões de baixa suscetibilidade pelas cartas do IPT. Pelo levantamento de dados pluviométricos têm-se que a região apresenta registros com movimentação de massa para acumulados de chuva inferiores a 20 mm/d. Os cenários obtidos no presente estudo evidenciaram a fragilidade do trecho da Rodovia SP-171 analisado em regiões de muito baixa, baixa, média e alta suscetibilidade à movimentação de massa para diferentes faixas de pluviosidade.
The road SP-171 that connects the municipality of Guaratinguetá/SP to Cunha/SP is inserted in a region naturally favorable to mass movement due to the characteristics of the physical environment such as relief, geology, slope, soil type, and high rainfall. Thus, the objective of this study was to contribute to the understanding of the physical conditions that trigger mass movements on the cut slopes and road embankments along SP-171, from Guaratinguetá / SP to Cunha / SP, through cartography, rainfall data and fieldwork. The condition of 132 cutting slopes were classified according to their apparent stability in the field. The slopes with active mass movement processes were inserted in the maps of susceptibility to mass movement of the Institute of Technological Research - IPT to verify the correspondence between the referred maps with the conditions of the slopes in the field. By using cartographic techniques of overlaying maps, there were obtained five scenarios of susceptibility to mass movement for rains of 20, 50, 100, 250 and 500 mm. Through fieldwork, it was observed that 92 slopes presented some type of mass movement such as erosions, scars from landslides and unstable blocks of rock inserted in areas of low susceptibility by the IPT maps. The survey of rainfall data shows that the region presents records with mass movement for rain accumulations below 20 mm / d. The obtained scenarios in the present study showed the fragility of the stretch of road SP-171 analyzed in regions of very low, low, medium and high susceptibility to mass movement for different ranges of rainfall.

Descrição

Palavras-chave

Cartografia geotécnica, Movimentação de massa, Suscetibilidade, Taludes, Geotechnical cartography, Mass movement, Susceptibility, Slopes

Como citar