Dissertações - Letras (mestrado profissional) - FCLAS
Browse by
Recent Submissions
-
Letramentos na educação de jovens e adultos: ressignificando identidades
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil, sempre esteve vinculada a questões de luta e de resistência. Nesse contexto, trabalhar questões ligadas à Língua Portuguesa deveria estar alicerçado em uma perspectiva de ... -
Aprendizagem baseada em projetos: relacionando práticas para os Multiletramentos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Considerando os impactos da internet nas formas de comunicação e no uso das linguagens, é inerente à escola uma reflexão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na sala de aula. Assim, essa dissertação ... -
Mulheres na vida, na arte, nas ciências e na educação: protótipo de ensino para trabalho com feminismos nas aulas de língua portuguesa
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa, desenvolvida dentro do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras-UNESP) e com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES), busca alinhar o trabalho com ... -
O processo de escrita, revisão e reescrita e as questões das escolhas linguísticas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O ensino da escrita vem sendo alvo de estudos e pesquisas tanto de estudantes quanto de pesquisadores renomados na área da linguagem, nas mais variadas instituições educacionais, e põe em evidência os desafios que surgem, ... -
A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nos anos iniciais do ensino fundamental I: possibilidades e práticas para aprendizagem da linguagem oral e escrita
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A literatura científica aponta a linguagem funcional como essencial para o desenvolvimento de habilidades pertencentes ao currículo formal, em razão de ser ela, como pretendemos demonstrar, um dos fatores que facilita a ... -
Intercâmbios pedagógicos entre escola e sociedade: multiletramentos em cena
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O presente estudo objetivou refletir acerca de práticas discursivas multimidiáticas vivenciadas e situadas no contexto escolar do cronotopo pandêmico. Nossa proposta se centra na análise de discursos presentes em poemas-slams ... -
Letramento literário em uma sala inclusiva: uma proposta de trabalho com o gênero conto
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]A inclusão escolar de pessoas com deficiência vem acontecendo ao longo das últimas décadas no Brasil. Por isso, as escolas regulares têm recebido alunos com diversas deficiências e precisam adequar-se e engajar-se na ... -
O podcast nas aulas de Língua Portuguesa: práticas de multiletramento na escola
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Pensar a sociedade atual sem as tecnologias parece inviável, principalmente em um momento histórico em que as interações presenciais estão cada vez mais difíceis e, em contrapartida, as relações virtuais vêm crescendo ... -
Alfabetização e letramento no 5º Ano do Ensino Fundamental: problemas de aprendizagem e proposta de intervenção
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]No Brasil, ao longo da história, o fracasso perante os processos de alfabetização e letramento evocam problemas relacionados a uma escola que parece não ser eficiente no ensino da língua materna, fato que implica uma troca ... -
O letramento literário por intermédio da leitura de Filosofias de Vó Maria: crônicas de um cotidiano caboclo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Este trabalho traz uma proposta de atividades que têm, como objetivo, despertar nos alunos do Ensino Fundamental II o prazer pela leitura de textos literários. Surgiu da necessidade de promover experiências significativas ... -
Práticas de oralidade: o gênero debate e a argumentação através das fábulas
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]O ensino da língua em sua modalidade oral tem sido compreendido, em algumas abordagens, como livre expressão, discussão, troca de opinião, ou oralização de textos escritos. Desenvolver a oralidade é uma das habilidades que ... -
A formação do leitor em âmbito escolar: análise e recepção de contos de Marina Colasanti
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]Esta pesquisa foi motivada pelas inquietações que os desafios da prática em sala de aula do Ensino Fundamental I deflagaram. Os questionamentos suscitaram a reflexão sobre a formação do leitor estético ou crítico. O problema ... -
Constituição de identidades e novas perspectivas de vida: protótipo para o trabalho com memes nas aulas de língua portuguesa
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UNESP), elaborou um protótipo de ensino (ROJO, 2017) para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública ... -
Problematizações de escrita: caminho para a revisão e reescrita
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]A escolha do tema relacionado aos problemas de escrita fizemo-la por existirem várias informações desencontradas acerca de quais equívocos podem ser considerados normais e previsíveis ou atípicos e inadequados para um aluno ... -
Poesia em sala de aula: caminhos para o trabalho com poemas no Ensino Fundamental
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho propõe-se a investigar como se realiza a leitura literária no 9° ano do Ensino Fundamental (EF) na rede pública do Estado de São Paulo. De modo mais específico, a pesquisa se concentrou em identificar a ... -
Formação literária: uma experiência prototípica multiletrada
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O presente trabalho, que caminhou na linha teórico-metodológica dos estudos bakhtinianos, amparando-se na concepção interacionista e dialógica da linguagem, e delineando o ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, ... -
O trabalho docente com a gramática tradicional no Ensino Fundamental II
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Este trabalho tem o objetivo de investigar a prática do ensino da gramática no Ensino Fundamental II por professores de português que atuam em uma escola da Rede Pública estadual na cidade de Bauru, Estado de São Paulo, ... -
Elaboração de materiais curriculares por meio dos Multiletramentos e da Metodologia Ativa: perspectiva na escola pública.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Esta dissertação de mestrado é fruto de um processo de pesquisa sobre a elaboração de materiais de ensino diversificados de acordo com Currículo Oficial do Estado de São Paulo com os alunos do 9º Ano da Rede Pública em ... -
Seminário escolar: uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental II
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]O currículo de língua portuguesa para o Ensino Fundamental II prioriza as atividades de leitura, produção textual e análise linguística. Entretanto, a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), houve ... -
A linguagem como prática social: conceitos bakhtinianos fomentando a arte lírica de expressar-se
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]Em virtude da assertiva de que as práticas de ensino da língua materna apregoadas nos últimos anos, nas salas de aula brasileiras, seguem, comumente, o modelo monológico, ou seja, aquele centralizado em um único locutor, ...