Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhos
Browse by
Recent Submissions
-
Diagnóstico da qualidade da água na microbacia do córrego Jacuzinho, Ourinhos-SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]No cenário contemporâneo tornou-se comum a prática do uso indiscriminado dos recursos naturais em função do desenvolvimento urbano, onde, buscando-se atender as demandas deste modelo de uso e ocupação empregado pela ... -
Classificação de antropossolos e recuperação de áreas degradadas por erosão acelerada no contexto do antropoceno na área de proteção ambiental do Timburi, município de Presidente Prudente/SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]No Antropoceno, proposta de nova Época geológica em discussão iniciada por volta do ano de 2000, as ações antrópicas, comumente atreladas ao grande capital, provocam intensas e muitas vezes irreversíveis transformações nos ... -
Ensino remoto: uma análise sobre a democratização das tecnologias digitais durante a pandemia do Covid-19
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]A pandemia estreitou os laços de dependência do ensino público com a tecnologia, porém devido às desigualdades presentes no país, muitas foram as barreiras para se garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. ... -
Cartografia histórica do Patrimônio Natural Serra do Voturuna e a toponímia indígena na formação da Vila de Parnaíba
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]O presente trabalho investigou os documentos de patrimonialização da Serra do Voturuna, locali zada na cidade de Santana de Parnaíba - São Paulo. Durante o estudo foram analisados outros documentos de bens materiais e ... -
A práxis geográfica: estágio supervisionado na Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura do município de Ourinhos-SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]Os problemas ambientais têm sido a tônica dos debates contemporâneos, seja pela reincidência de fenômenos, muitos deles catastróficos, como enchentes e secas extremas, por exemplo, debatido em conferências, universidades ... -
A prática do estágio supervisionado na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos - SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]O estágio supervisionado desenvolvido no setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos (SEMAA), contou com a supervisão de Minéia Cazari, coordenadora do setor de educação ambiental, ... -
Produção de milho transgênico no período de safrinha, baseado na adoção de práticas conservacionistas no município de Chavantes - SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]Foi realizado neste trabalho o plantio de milho no período de safrinha em consorciação com um mix de plantas composto por brachiaria ruziziensis, trigo-mourisco (Fagopyrum esculentum) e ervilhaca-comum (Vicia sativa), em ... -
Praça dos Burgueses e Praça Mello Peixoto: um estudo sobre mobilidade e acessibilidade urbana em Ourinhos - (SP)
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]Dois dos requisitos para haver um contundente desenvolvimento socioeconômico de uma região são: mobilidade e acessibilidade urbana. As temáticas de mobilidade e acessibilidade urbana vão além do interesse de alguns grupos, ... -
Crise econômica enfrentada pela Caio Induscar (Botucatu/SP) com a desindustrialização brasileira
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]A indústria cada vez mais encontra-se engajada na sociedade contemporânea, porém nas últimas décadas vem perdendo espaço na composição do PIB brasileiro, devido às políticas adotadas nos anos 1980 em diante No entanto, a ... -
Análise dos conflitos de uso da terra nas áreas de preservação permanente e do escoamento superficial na sub-bacia do baixo Itapetininga, Estado de São Paulo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]Esta pesquisa foi desenvolvida com intenção na utilização de ferramentas de geoprocessamento para análise de bacias hidrográficas, aplicando-se um estudo de caso a Sub-Bacia Hidrográfica do Baixo Itapetininga, a qual ... -
Fragilidade ambiental da sub-bacia hidrográfica do Rio São Simão: uma análise das ações antropogênicas sobre os municípios de Manhuaçu e Simonésia - MG
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]As aplicações intensivas da agricultura e pecuárias, bem como a expansão urbana incongruente com o meio natural, vinculadas ao sistema econômico atual, coloca sobre o meio, uma alta vulnerabilidade que reverberam num ... -
Compreendendo as geotecnologias a partir de uma HQ.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]Dentro do universo geográfico, temos muitos conceitos importantes a serem trabalhados, entre eles a visão de mundo e a percepção espacial do aluno, que são absolutamente necessárias para o desenvolvimento do ser social, ... -
Uma proposta de cartografia inclusiva para o município de Taquaritinga São Paulo
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]Essa pesquisa tem o propósito de trazer a importância da inclusão juntamente com a cartografia para a criação de recursos adaptados para incentivar e incluir os alunos na sala de aula e também as pessoas na nossa sociedade ... -
Análise do uso de geotecnologias no ensino de geografia e uma proposta de aplicação no ensino médio
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]O uso das geotecnologias no Ensino de Geografia pode proporcionar uma aprendizagem mais critica e significativa. Contudo, existem inúmeros desafios a serem superados para a sua efetiva utilização na Educação Básica, como ... -
Aspectos geográficos, expansão da malha urbana e segregação socio-espacial: caso do Vale do Barbosa, Marília, SP.
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Trabalho de conclusão de curso]Este trabalho buscou compreender a relação da expansão da malha urbana do município de Marília – SP com alguns aspectos geográficos, como a descontinuidade da malha urbana, a segregação socioespacial e a exclusão social. ... -
A geografia em prática: estágio supervisionado na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]A Geografia na prática é o caminho o qual debruçamo-nos nesse relatório que sintetizou algumas das ações vivenciadas como estagiária na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAA). Foi através da supervisão de Minéia ... -
Uso e cobertura da terra: identificação de diferentes paisagens na microbacia do Ribeirão Fartura
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022) [Trabalho de conclusão de curso]Considerando que as geotecnologias têm sido uma importante ferramenta para monitorar a superfície da terra, o presente estudo trata de uma análise do uso e cobertura da terra, tomando a microbacia hidrográfica do Ribeirão ... -
Estágio supervisionado realizado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Trabalho de conclusão de curso]O presente relatório de estágio supervisionado contém a descrição das atividades realizadas durante o trabalho como estagiário na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos (SEMAA). Entre os meses de ... -
Relatório de estágio supervisionado: a experiência do estágio supervisionado na usina hidrelétrica de Chavantes/SP
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Trabalho de conclusão de curso]The supervised internship was carried out in the environment department of a multinational company under a Chinese concession, which is responsible for the preparation, implementation and monitoring of environmental ... -
As atividades geográficas extracurriculares na escola secundária de 1960
(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Trabalho de conclusão de curso]Esta pesquisa abordou os aspectos da metodologia de ensino de Geografia, inserida no segundo momento da história de seu ensino no Brasil, destacado por Albuquerque (2011). Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, ...