Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 50
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Áreas verdes urbanas e a educação ambiental: a necessidade de conscientização dos bairros Recanto dos Pássaros I, II e III
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-04) Ferreira, Amanda Guedes
    A expansão e a especulação imobiliária, assim como o crescimento habitacional e econômico, são fatores agravantes da degradação do solo, do espaço público, e dos fatores bióticos e abióticos. Da mesma forma, a segregação social, o acesso limitado a políticas públicas para a população no que se refere a questões ambientais e serviços de infraestrutura, acabam contribuindo para degradação ambiental. Assim sendo, torna-se de extrema relevância a busca pelo desenvolvimento de novas práticas e reflexões relacionadas ao planejamento urbano, sendo possível observar o desenvolvimento de inúmeras pesquisas e estudos técnicos e científicos nos últimos anos que apontam a vegetação intraurbana como um indicador de extrema importância para a mensuração da qualidade ambiental nas cidades em virtude das funções ecológicas, estéticas e de lazer que ela pode exercer. O presente estudo tem por objetivo analisar as áreas verdes urbanas para a promoção da educação ambiental e consequente elevação da qualidade ambiental. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão de literatura narrativa de interesse, com foco na abordagem qualitativa, para a análise e síntese de informações já publicadas, proporcionando uma compreensão mais aprofundada do tema em questão. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a temática da pesquisa na base de dados SciELO com as palavras-chave "áreas verdes", "educação ambiental", "qualidade ambiental" e "planejamento urbano". A partir da metodologia de pesquisa-ação, realizaram-se palestras com os moradores do bairro Recanto dos Pássaros e no CRAS do mesmo bairro para desenvolver a consciência ambiental na população-alvo sobre a importância da arborização urbana, construção de praças ecológicas, descarte adequado dos resíduos sólidos e reciclagem e preservação da flora e fauna. Foram também realizadas, em conjunto com os moradores, intervenções nas praças, com a construção de praças ecológicas, com materiais recicláveis, o plantio de mudas de árvores, e a limpeza dos locais que apresentavam o descarte inadequado de lixo e entulhos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Avaliação participativa da saúde do solo com diferentes coberturas no estabelecimento rural "Nalva Agroecologia", município de Ourinhos-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-30) Souza, Pablo Lauwrence Ferreira de; Perusi, Maria Cristina [UNESP]
    Entende-se por solos saudáveis os que se encontram em boas condições químicas, físicas, morfológicas e, principalmente, biológicas. Esse cenário favorece a produção de plantas resistentes às intempéries e a possíveis patologias, o que reduz o custo da produção, com a consequente motivação para a agricultora e o agricultor permanecerem no campo de forma digna e, assim, fornecerem alimentos limpos para a sociedade. Essa é uma das premissas do manejo agroecológico, com destaque para agricultura familiar, protagonistas desse processo. Este trabalho tem como objetivo avaliar a saúde do solo em área de transição agroecológica com intervalo de um ano, manejo convencional e mata em regeneração no estabelecimento rural ‘‘Nalva Agroecologia’’, município de Ourinhos/SP. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de avaliação participativa do manejo de agroecossistemas utilizando indicadores de sustentabilidade de determinação rápida e fácil, onde foram verificados dez parâmetros: profundidade; estrutura; compactação; estado dos resíduos; cor, cheiro e matéria orgânica; retenção de água; cobertura do solo; erosão; presença de invertebrados e atividade microbiológica. Como resultados, na área de transição agroecológica o valor médio de seus indicadores foi 9,6 em agosto de 2022 e 7,98 em agosto de 2023. Infere-se que o uso do trator para roçagem e o uso de formicida granulado em área próxima, podem ter comprometido a saúde do solo. A área de manejo convencional obteve valor médio 6,1 em agosto de 2022 e 4,7 em agosto de 2023, apesar do pior resultado na média geral em todos os indicadores, a área no manejo convencional no mês de agosto de 2023, demonstrou melhores resultados nos parâmetros de cobertura do solo, erosão, e estado dos resíduos; percebe-se que não há mais a queima da matéria orgânica, o que contribui para melhores condições desses parâmetros. Na área de mata em regeneração a nota foi de 8,3 em agosto de 2022 e 7,2 em agosto de 2023, apesar do valor médio estar próximo a uma saúde do solo desejada, existe a presença de alguns resíduos sólidos urbanos. Todas as análises apresentaram um retrocesso na saúde do solo, o que pode estar relacionado com o longo período de estiagem. No geral, foi possível reconhecer que a área de transição agroecológica proporciona melhores condições para a saúde do solo. Destaca-se também a relevância da participação da agricultora durante as avaliações por apresentar a essência da etnopedologia. Ressalta-se que esse procedimento é de baixo custo e proporciona autonomia ao usuário se comparado com os métodos complexos e dispendiosos de análises convencionais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Diferenciação socioespacial e centralidades do comércio na cidade Tiradentes em São Paulo/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-06) Viana, Giovanna Yasmim; Catelan, Márcio José [UNESP]
    O comércio tem sido expandido e alterado as relações da dinâmica social do espaço de centro urbanos, resultando em disfuncionalidade segmentada do consumo, sendo possível intensificar até mesmo as desigualdades sociais. Uma vez que a situação comercial é capaz de alterar o meio, desde o público-alvo, até mesmo a maior valorização de uma determinada área. Em que a partir da criação de uma nova centralidade de um polo comercial organizado, como é o caso de um shopping center, o comércio de rua estabelecido na região ganha novo sentido, necessitando de manutenção e modernização, para que permaneça resistindo às novas tendências com maior atratividade. Portanto, pretende-se com esse trabalho de conclusão, compreender o comércio presente nos bairros comerciais que compõem a Cidade Tiradentes, uma das divisões distritais localizada na zona leste da cidade de São Paulo. Além do comércio estabelecido nas ruas desta área da cidade, também buscamos mostrar a implantação do Shopping Cidade Tiradentes, uma nova centralidade a ser desenvolvida, ao que parece, que poderá segmentar o comércio nesta área da cidade. Por meio da cartografia e da análise podemos perceber que já há tendências de diferenciação socioespacial em três áreas de concentração de comércio na Cidade Tiradentes, tendo, portanto, uma quarta área que tem sido implantada, fomentada pelo shopping center.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    WEBSIG: análise dos programas ambientais da UHE Chavantes no licenciamento federal
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-29) Teixeira, Lizandra Mayara de Oliveira; Gonçalves, Diogo Laércio [UNESP]
    A gestão eficiente de dados é crucial para projetos e monitoramento de processos diversos, tornando-se especialmente essencial para recursos hídricos, fundamentais para a vida e principal fonte energética do país. A abordagem assertiva e sustentável na tomada de decisões requer uma gestão eficaz desses dados, beneficiando tanto órgãos ambientais públicos quanto empreendimentos privados, como usinas de geração de energia. O objetivo é reunir os dados dos programas ambientais do reservatório de Chavantes, condicionantes da licença de operação no âmbito do licenciamento ambiental federal, em uma única plataforma, o geoportal. Esta plataforma permite a visualização, edição, compartilhamento e criação de indicadores e dashboards, facilitando a administração dos programas ambientais. A implementação de ferramentas SIG online torna-se crucial para a gestão de dados em larga escala, alinhando-se com uma tendência global em diversos setores. No entanto, é imperativo que a análise desses dados seja conduzida sob uma perspectiva abrangente que considere o histórico do licenciamento ambiental e as complexidades jurídicas envolvidas.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Metodologias ativas e ensino de geografia: 1930 a 1960
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Braz, Leandro Bacili; Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
    A pesquisa documental e bibliográfica trata das orientações escolanovistas destinadas aos professores para o uso de metodologias ativas, no período de 1930 a 1960. Teve como objetivo geral destacar a importância dada ao uso de recursos didáticos e experiências didáticas associadas ao ensino de Geografia; e os objetivos específicos tendem aprofundar estudos sobre os princípios pedagógicos associados às metodologias ativas no ensino de Geografia, a partir dos anos 1930 e até 1970 ; e compreender a busca pela Geografia escolar em aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos geográficos no contexto da Escola Nova brasileira. Concluiu-se que a teoria construtivista de Jean Piaget trouxe um método epistemológico com um embasamento teórico científico vinculado a Psicologia e didática para ascensão das metodologias ativas, já que para os defensores do escolanovismo o uso da perspectiva construtivista auxiliou no entendimento dos processos e estruturas operacionais, que ressignificou a forma de compreender dos alunos, mostrando como que o indivíduo aprende a aprender e a ter autonomia. A Geografia escolar tentou se apropriar deste processo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Os mapas in game: uso dos elementos cartográficos para interpretação dos mapas em jogos eletrônicos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-07) Oliveira, Alan Guilherme Santos de; Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]
    Este estudo propõe uma análise sobre o uso e compreensão dos elementos cartográficos em mapas de jogos eletrônicos, com a finalidade de examinar como jogadores interagem e interpretam essas representações, com especial atenção aos elementos cartográficos essenciais, como título, legenda, escala, e outros que caracterizam os mapas. O foco principal reside na investigação de três jogos selecionados, onde cada análise destaca a presença e a utilização dos mapas e suas características. A pesquisa visa demonstrar como a Cartografia é habilmente integrada em vários contextos dentro dos jogos eletrônicos, buscando identificar, de maneira fundamental, a compreensão de mapas que muitas vezes fogem aos padrões convencionais da sociedade. Ao explorar a presença desses elementos em jogos específicos, pretende-se também examinar como a interpretação de mapas não convencionais é facilitada ou desafiada pelos jogadores. Este trabalho visa contribuir para o entendimento mais amplo de como os elementos cartográficos são empregados na esfera dos jogos, destacando a importância de sua presença e influência na experiência do jogador
  • ItemRelatório de pesquisa
    A contribuição de João Dias da Silveira ao debate sobre o ensino de geografia, no contexto da Escola Nova
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Pires, Natálya Crivellaro
    A pesquisa documental e bibliográfica enfatizou a importância das excursões no ensino de Geografia através do olhar do professor João Dias da Silveira (1913-1973). O professor é considerado um importante intelectual de seu tempo, se tornou o primeiro diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNESP Campus de Rio Claro. A pesquisa teve como objetivo detalhar as características da técnica de ensino excursão geográfica proposta por João Dias da Silveira, em 1936; reforçar a contribuição de João Dias da Silveira ao debate sobre o ensino de Geografia no contexto da Escola Nova; e analisar a atualidade da pesquisa de João Dias da Silveira nas aulas de Geografia dos estudantes da turma de Meio Ambiente da ETEC de Ourinhos articuladamente ao Projeto “Nós Propomos!”.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise dos conteúdos referentes às regiões administrativas do Estado de São Paulo no ensino de geografia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-05) Domingos, Débora Aparecida; Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Geografia enquanto disciplina escolar tem como papel fundamental o de auxiliar o educando a situar-se no mundo. Diante das constantes mudanças que permeiam o cenário educacional com ênfase atualmente para a implementação da Base Nacional Comum Curricular torna-se pertinente a realização de análises voltadas ao ensino da geografia no âmbito escolar. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como a categoria geográfica região vem sendo trabalhada atualmente no Ensino Fundamental, mais especificamente no sexto ano. Para isso foram realizadas análises nos documentos oficiais e no plano de ensino anual fornecido pela escola juntamente com a realização de um questionário voltado aos alunos do 6° ano. O resultado das análises permitiu verificar que nos documentos oficiais a categoria região está prevista para ser estudada somente no sétimo ano, já no plano de ensino anual da escola de ensino fundamental I analisada, as categorias estão presentes para serem abordadas já no 4° e 5° ano. Acerca do resultado do questionário, este permitiu verificar que os alunos do 6° ano não têm conhecimento da categoria região bem como das demais categorias geográficas. Na tentativa de minimizar o baixo resultado obtido pelo questionário foi elaborada uma proposta de atividade envolvendo as categorias geográficas. Espera-se com isso que este trabalho possa contribuir com o assunto abordado, trazendo maiores reflexões sobre a necessidade de aprofundamento dos conteúdos estudados e também sobre a importância da elaboração de atividades que sejam significativas e interessantes para os alunos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Neoliberalismo no Brasil: um debate sobre as políticas dos governos federais petistas de 2003 a 2015
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-13) Santos, Robson Azevedo dos; Mourão, Paulo Fernando Cirino [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho tem como intuito discutir a relação entre o Estado brasileiro e os agentes dos setores financeiro e produtivo, tanto nacional quanto internacionalmente. A partir de uma análise sobre a consolidação do neoliberalismo nas instituições burocráticas nacionais e também na sociedade como um todo. O foco principal são os 13 anos de governo petista (2003-2016) e sua relação com políticas neoliberais, considerando que o Partido dos Trabalhadores (PT) nasceu no berço de ideologias de esquerda, historicamente opostas ao neoliberalismo. Por fim, uma análise das motivações do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A proposta didática de Aziz Nacib Ab'Sáber contida no "projeto brasileiro para o ensino de geografia" (1975)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-08) Oliveira, Thiago José de; Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na década de 1920 no Brasil surgiu um debate sobre a educação e a inserção de um novo modelo de ensino denominado de Escola Nova. No que se refere ao ensino de Geografia tivemos as contribuições de Carlos Miguel Delgado de Carvalho dentre outros professores que manifestaram suas perspectivas escolanovistas por meio dos manuais de ensino. O movimento escolanovista trouxe repercussões na maneira de pensar o ensino de Geografia nas escolas. Este pensamento influenciou uma geração de renomados professores formados no curso de Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLC) da Universidade de São Paulo (USP), entre eles Aziz Nacib Ab’Sáber. O renomado professor concluiu a licenciatura em Geografia em 1944, foi professor da então escola secundária, antes de se tornar docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e professor titular de Geografia Física na (USP). Em 1975 Aziz produziu a coleção didática denominada Formas de Relevo, cuja análise propusemos fazer. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar a proposta didática de Aziz Nacib Ab’Sáber, para o ensino de Geografia no então segundo grau, contida no “Projeto brasileiro para o ensino de Geografia” (1975); analisar o conjunto dos textos didáticos Formas de relevo: texto básico, Guia do professor e trabalhos práticos; e identificar as orientações didáticas propostas pelo autor no que se refere a seleção dos conteúdos e metodologia de ensino de Geografia, a fim de destacar sua importância para a época assim como a sua atualidade.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A importância dos estudos de gênero na geografia: memórias e narrativas sobre o feminismo com mulheres de Ourinhos/SP e a influência do local no global
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-04) Andrade, Marília Lopes Brasil de; Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa surge do interesse em compreender a globalização do feminismo e como esse tema dialoga com as pautas dos movimentos locais. Para isso foi organizado um estudo sobre as principais vertentes feministas: Liberal, Radical e Marxista e um aprofundamento quanto aos conhecimentos sobre gênero, utilizando para isso a ciência geográfica que possibilitou uma contextualização dos principais movimentos de mulheres no mundo ocidental para análise das práticas locais por meio de entrevistas semi-estruturadas, baseada em uma bibliografia majoritariamente composta de intelectuais feministas e referências da academia que contribuem para o entendimento do feminismo global. A elaboração das pesquisas se deu através dessas autoras e depois foram aplicadas com mulheres protagonistas que compoem o Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher na cidade de Ourinhos/SP. As entrevistas foram divididas em dois grupos: mulheres negras e brancas, possibilitando analisar as práticas cotidianas. Considerando as memórias e narrativas como documento que explicita a opinião das entrevistadas no âmbito doméstico e no âmbito público. Por meio dessas entrevistas foi possível identificar as dimensões e os efeitos do meio técnico científico informacional, dando voz a essas protagonistas que reescrevem a história do feminismo com sua prática diária, e também a discordância à respeito do feminismo ao analisar uma questão de raça e classe.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Análise de mudanças no uso da terra da microbacia do córrego São Jorge, Santos, SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-10) Almeida, Leda Veiga Calderon; Piroli, Edson Luís [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Para compreender o uso e a cobertura da terra é necessário fazer uma análise temporal de uma área a fim de investigar o que ocorreu numa dada região. É fundamental que haja um conhecimento do passado para entender o presente e pensar no futuro, assim como um planejamento que pense no bem ao meio ambiente e desenvolvimento de um local. Ao fazer esta análise torna-se essencial a identificação de fatores de ocupações irregulares, expansão urbana, mudanças nos cursos da água, canalizações e como esta área reagiu a certas mudanças. A área de estudo do presente trabalho, a microbacia do rio São Jorge encontra-se inserida na área urbana do município de Santos – SP, na Zona Noroeste, tendo suas nascentes em áreas de altos declives e com intenso uso antrópico, tendo o córrego sido aterrado sob casas construídas na área. O objetivo deste trabalho foi analisar as mudanças ocorridas no uso e na cobertura da terra entre os anos de 1972 a 2020. Para a análise da área e obtenção de seus dados básicos (área - hectares e distâncias - metros) e as classes de uso e cobertura da terra foram utilizadas imagens de satélite Landsat 8 (Operational Land Imager) (2020) e a carta topográfica de Santos (1972). As classes estudadas neste trabalho foram: área urbanizada, florestal, curso d’água continental, infraestrutura desconhecida, solo exposto, área portuária, erosão exposta. Por meio do mapeamento foram identificadas as mudanças no aumento da área urbanizada e mudanças de usos que existiam. Surgiram ao longo do período estudado novas classes de usos como da área portuária, provocadas pelo crescimento econômico portuário e a de erosão exposta provocadas por águas das chuvas concentradas superficialmente. As técnicas utilizadas de geoprocessamento apresentaram importância a observação das mudanças ocorridas e para analisar melhor o manejo da terra e o planejamento do espaço geográfico.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A batucada vai à escola: ritmos e ensino de geografia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-14) Gomes, Júllio Cesar Batista; Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho apresenta a proposta de utilização da música para o ensino, através das práticas percussivas é possível assimilar temas da geografia. A inserção de práticas culturais em espaços educacionais se faz presente na cidade de Ourinhos-SP, através da Batucada Resistência no Campus da UNESP, bem como a disciplina eletiva da Fanfarra na Escola Estadual José Augusto de Oliveira. Busca-se compreender como a educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade, utilizando manifestações culturais brasileiras, que unidas pelo ritmo, expressam a identidade cultural de determinado território. Ao correlacionar a prática percussiva com a educação básica, dá-se importância para o protagonismo do estudante. A pesquisa foi movida pelo potencial que há na geografia escolar em despertar o senso crítico dos estudantes, permitindo o desenvolvimento da cidadania e da compreensão da sociedade atual, analisando as relações do homem e de seu espaço de vivência.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Territorialidade da feira de Ubá
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-16) Accorsi, Lara Atsumi; Mourão, Paulo Fernando Cirino [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nesta crise econômica que os brasileiros enfrentam, o artesanato se tornou uma forma alternativa de trabalhar, e o Programa de Avaliação de Iniciativas Culturais (VAI) prestou assistência a esses profissionais. A Feira de Ubá é realizada na cidade de Bauru, estado de São Paulo, a fim de promover uma renda extra neste momento de crise econômica encontrada no Brasil. O estudo tem como objetivo promover a Feira de Ubá como um evento cultural no estado de São Paulo e descrever seu território empregado. Esta pesquisa teve origem em um estudo de campo e bibliográfico, apresentando uma coleta de dados sobre os trabalhadores, seus trabalhos e a localização da manifestação. O levantamento de dados foi possível encontrar informações geográficas sobre os artesãos no Brasil, demonstrando que no estado de São Paulo não há registro sobre artesanato, apontando que as feiras realizadas são as únicas formas de manifestação cultural. A pesquisa focou em apresentar a mesma feira em dois dias diferentes, pois, a diferença de ambas eram a localização e a caracterização, permitindo comparar o fluxo e valorização do trabalho manual, além de obter respostas sobre os artesãos e a organização sobre as mudanças de locais e divulgação. Portanto, o trabalho recomenda uma estratégia de divulgação para melhorar a forma como a feira está sendo realizada, por meio da entrevista com os artesãos.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    A proposta de Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo e Maria Conceição Vicente de Carvalho para o currículo de geografia da escola secundária (1935)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-10) Cuani Junior, João Luiz; Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Para compreender aspectos da trajetória da Geografia escolar no Brasil buscamos nos aproximar do currículo proposto para a escola secundária dos anos de 1930. Destacamos a influência de Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo e Maria Conceição Vicente de Carvalho que elaboraram um projeto de programa para o ensino de Geografia à época. A pesquisa documental e bibliográfica foi desenvolvida por meio de localização e análise de fontes documentais, dentre elas o texto "O ensino secundário da Geografia", publicado no ano de 1935, na revista Geografia. Buscamos destacar o contexto em que a proposta foi produzida, assim como a contribuição dos autores para a organização do currículo de Geografia da época. Tal currículo organizou a forma como a Geografia deveria ser ensinada nas escolas, assim como representou o papel que a disciplina assumiu em relação a reafirmação do status quo.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Cartografia da educação no Estado de São Paulo: 1850 - 1967
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-11) Bonfante, Felipe Janini; Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Durante o período de 1851 a 1967 a educação pública paulista passou por diversas reorganizações consolidadas a partir de leis e decretos, cada qual a reordenando espacialmente sob forma de regiões administrativas e sob diversas nomenclaturas. Iniciando em 1851 com a criação dos Distritos de Instrução Pública, seguindo da criação das Zonas de Inspeção, Distritos Escolares e posteriormente as Zonas Escolares e Delegacias de Ensino, cada qual regido por legislação própria. Desta forma, a educação teve uma constante reorganização espacial no território paulista. A cada etapa do longo processo de descentralização das políticas públicas, novas regionalizações para a educação no estado foram definidas afetando diretamente a forma de administração do ensino. Através de pesquisa documental e produção cartográfica delineamos o processo acima exposto. Demonstramos que a efemeridade inicial da regionalização a partir da metade do século XIX tornou-se mais consolidada com a evolução da racionalização burocrática e a evolução territorial paulista. A regionalização da educação seguiu seus próprios ordenamentos regionais, acompanhando o movimento pendular entre descentralização e centralização do poder estatal até 1967, quando foi submetida à regionalização administrativa do estado.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Educação ambiental e extensão universitária: práticas no curso de licenciatura em geografia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-08) Martins, Fábio César; Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Buscando integrar a realidade social aos conteúdos escolares, a Educação ambiental apresenta-se como um conceito interdisciplinar, uma vez que reúne as mais variadas áreas do conhecimento, e estas quando integradas, proporcionam uma visão mais holística, que leva em consideração todas as propriedades de um todo e suas interrelações. Dessa forma, sua eficácia se dá por meio de bases teóricas que viabilizem e proporcionem uma melhor compreensão da práxis, utilizando para isso informações já existentes associadas à análises in situ. Dessa forma, a Geografia apresenta-se como uma disciplina amplamente abrangente perante à demanda da Educação ambiental; esta - elencada pelas legislações ambientais e educacionais brasileiras - deve compor o currículo escolar aplicada de tal modo que perpasse pelos mais variados conteúdos. Sendo beneficiada por uma organização flexível do trabalho pedagógico, tal como pontua Ivani Fazenda (2008), suas práticas exigem demasiada imersão no trabalho cotidiano. Assim, o presente trabalho busca apresentar através de práticas pedagógicas e conceitos geográficos, uma articulação entre os conhecimentos acadêmicos e saberes empíricos e, por meio da extensão universitária, evidenciar o potencial da disciplina de Geografia na efetivação da interdisciplinaridade necessária à Educação ambiental.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    Pixação em São Paulo: território e relações de poder na metrópole
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-06-10) Albuquerque, Igor; Paula, Amir El Hakim de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este projeto visa o estudo da pixação, fenômeno que na cidade de São Paulo se apresentou de forma especifica, conquistou notoriedade e se espalhou para outras regiões do Brasil e do mundo. Trata-se de uma movimentação que se comunica, territorializa e se apropria do espaço urbano por meio dos muros, através de linguagens e caligrafias próprias. Acirrando uma disputa constante com as propagandas, propriedades privadas e públicas num cenário metropolitano em que as relações de poder serão discutidas, introduziremos questões do movimento em suas noções territoriais em paralelo com problemáticas da principal metrópole latino-americana. Para isso, trabalharemos com uma gama de perspectivas geográficas e antropológicas, a partir da marginalidade e suas expressões territoriais. A começar com essas considerações, delimitaremos suas formas de insubordinação frente à dominação e controle social. Propondo uma perspectiva territorial de resistência, alternativa contra as imposições que acontecem na metrópole em tempos de insegurança, questionando e fomentando discussões referentes às noções do espaço geográfico e de conceitos como o de território.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    O caso das comunidades quilombolas no Trombetas: uma abordagem geográfica das unidades de conservação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-12-16) Payão, Caique Alvim; Risso, Luciene Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A história da criação de unidades de conservação no Brasil, é repleta de conflitos envolvendo as comunidades locais e tradicionais. O autoritarismo nas políticas ambientais em relação a presença de grupos humanos no interior das unidades de conservação, fruto do pensamento preservacionista baseado na noção de wildernerss ou mundo selvagem, traz diversos problemas entre as unidades de conservação e populações tradicionais. Historicamente as cachoeiras e lagos do vale do rio Trombetas, são ocupadas por comunidades quilombolas que a partir do século XIX, que se estabeleceram na região, fugindo da escravidão das fazendas do Baixo Amazonas. Essas comunidades durante pelo menos dois séculos, desenvolveram diversas técnicas de manejos extrativistas sem degradação da natureza, chegando ocupar uma parcela importante na economia local, porém a partir da década de 60 passam por um processo de cercamento. Esse processo, que restringe a prática de seu modo de vida, através do discurso de desenvolvimento da nação e até mesmo proteção ambiental, marginaliza esses grupos novamente. Os interesses atrelados ao capital estrangeiro, com a exploração da bauxita e na tentativa de produção de energia, vêm se apropriando da pauta de proteção da natureza, para garantir segurança na exploração da área e comumente vem violando direitos humanos dos povos tradicionais.
  • ItemTrabalho de conclusão de curso
    As redes de turismo em Prudentópolis - PR
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-08-10) Silva, Evandro Del Negro da; Furini, Luciano Antonio [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O turismo é um fenômeno que se espacializa segundo lógicas socioespaciais que podem ser analisadas a partir da perspectiva geográfica. O trabalho tem como objetivo demonstrar a relação da prática turística realizada em Prudentópolis e a rede dos agentes que desenvolvem a atividade turística, também busca demonstrar os seus principais pontos de visitação e as duas modalidades do turismo no município. Os procedimentos metodológicos incluem, trabalho de campo com aplicação de entrevistas e de questionários. Especificamente será analisada a rede de turismo presente no município a partir da abordagem da análise de rede social. Como resultado espera-se discutir a espacialidade do turismo no município de Prudentópolis - PR particularmente as especificidades existentes nos dois segmentos do turismo presentes no município, o ecoturismo e o religioso.