Aplicação de técnicas de mesa prática na disciplina de Anestesiologia Odontológica: análise de efeitos sobre a aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-10-28

Autores

Costa, Paulo Victhor Bueno

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Atualmente, em que os alunos estão cada vez mais familiarizados com novas tecnologias e, consequentemente, maior facilidade de obtenção de novas informações, o docente do ensino superior não pode mais se satisfazer com o ensino centralizado na pessoa do professor. Há a necessidade de estimular o aluno para obtenção de novos conhecimentos e de habilidades para suas aplicações práticas, cabendo ao docente direcionar esta busca, sedimentando o saber, para que o aluno consiga entender as contribuições da disciplina para sua formação. Por se tratar de uma ciência fundamental para prática diária do cirurgião dentista, a disciplina de Anestesiologia Odontológica foi escolhida para a realização deste estudo com o objetivo de sedimentar no aluno os conhecimentos fundamentais necessários para aplicação de técnicas anestésicas em seus atendimentos. Para tanto, foi proposto aos alunos realizarem levantamento bibliográfico sobre os temas relacionados a técnicas anestésicas e desenvolver apresentações práticas demonstrativas para os outros alunos da mesma turma. Dessa forma, o desenvolvimento dessa pesquisa leva a crer que o indivíduo retém muito mais informações quando ensina a outro, quando comparado ao indivíduo que apenas assistiu passivamente a matéria, observando projeções feitas pelo professor. Com esta aplicação de técnica ativa de ensino queremos avaliar se, após esta metodologia, teremos um aluno mais preparado para realizar as técnicas anestésicas fundamentais para o atendimento odontológico, que tenha desenvolvido capacidade e qualidades necessárias para ser um profissional mais capacitado.
Nowadays, when students are increasingly familiar with new Technologies and, consequently, easier to obtain new information, higher education teacher can no longer be satisfied with teaching centered in the person of the teacher. There is a need to simulate the student to obtain new knowledge and skills for their practical apllications, and it is up to the teacher to direct this search, consolidating knowledge necssary for the aplication of anesthetic techniques in their care. To this ende, students will be asked to carry out a bibliographic survey on topic related to anesthetic techiniques and to develop practical demonstrative presentations for other students in the same classs. Thus, the hypothesis of this research is that the individual retains much more informatio when teaching another, when compared to the individual who only passively watche the material, observing projections made by the teacher. With this application of active teaching technique we want to assess whether, after this methodology, we will have a student better prepared to perfom the fundamental anesthetic techniques for dental care, who has developed the capacity and qualities necessary to be a successful professional.

Descrição

Palavras-chave

Educação superior, Práticas interdisciplinares, Anestesiologia, Higher education, Interdisciplinary practices, Anesthesiology, Educación universitaria, Prácticas interdisciplinarias, Anestesiología

Como citar