Avaliação externa e gestão escolar no ensino fundamental I: uma análise a partir de periódicos nacionais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Schultz, Ana Carolina Américo dos Santos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
Este estudo surgiu do interesse em pesquisar como as avaliações externas tem influenciado o ambiente escolar, principalmente a gestão escolar. O objetivo principal do trabalho é realizar o levantamento de artigos científicos que abordem: avaliações externas e gestão escolar no ensino fundamental, verificando como a literatura científica tem tratado essas temáticas. Esse trabalho foi realizado através de pesquisa qualitativa de levantamento e análise bibliográfica em artigos científicos que continham as temáticas relacionadas à avaliação externa e a gestão escolar, publicados online em periódicos científicos nacionais de educação, avaliados pela CAPES como A1 (quadriênio de referência 2013 a 2016) durante os anos de 2010 a 2016, utilizando como descritores para seleção, as palavras-chave: Administração Escolar, Gestão Escolar, Avaliação Externa, Avaliação em Larga Escala, Ensino Fundamental e Política Educacional. O presente trabalho pretende contribuir para a sistematização e análise da produção científica que trata das temáticas envolvidas e suas consequências para a educação, além de auxiliar futuras pesquisas relacionadas aos temas, facilitando a seleção de periódicos e artigos científicos

Descrição

Palavras-chave

Escolas - Organização e administração, Avaliação educacional, Ensino fundamental, Educação e Estado

Como citar

SCHULTZ, Ana Carolina Américo dos Santos. Avaliação externa e gestão escolar no ensino fundamental I: uma análise a partir de periódicos nacionais. 2018. 84 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura -Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.