Desenvolvimento das habilidades sociais de discentes do curso de engenharia de produção de uma instituição pública

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Data

2018-12-05

Autores

Salvadori, Gabriela Ascencio Melo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In addition to the technical skills acquired during an engineering degree, the labor market has required professionals with soft and social skills that allow them to work in diverse teams, projects and environments, since human relations can influence directly or indirectly the proper development of these activities. The objective of this work was to investigate the development of social skills of Industrial Engineering's students, starting in 2015, in a public institution in the region of Paraíba Valley. The psychological test Social Skills Inventory (SSI - Del Prette) was used for a longitudinal and statistical analysis of the results, in order to evaluate how these skills have been approached and developed during graduation. The applied research allowed a qualitative and quantitative analysis of the data collected through a graphical analysis (JT method). It was observed absence of significant change in Factor 1 (Confrontation and Self-Assertion) and in Factor 4 (Self-exposure to strangers and to new situations), as there were only point changes to the other factors, indicating the absence in general of the development of social skills during the studied years for each sample and the importance of reviewing the education curriculum, in order to allow an approach aligned to the competences required by the labor market and to the curricular guidelines of ABEPRO
Além das habilidades técnicas adquiridas durante a graduação em engenharia, o mercado de trabalho exige profissionais com competências humanas e sociais que os permitam trabalhar em equipes, ambientes e projetos diversos, uma vez que as relações humanas influenciam direta ou indiretamente no bom desenvolvimento destas atividades. Este trabalho teve como objetivo investigar o desenvolvimento das habilidades sociais dos estudantes de Engenharia de Produção Mecânica, ingressantes em 2015, em uma instituição pública no Vale do Paraíba. Foi utilizado o teste psicológico Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) para análise longitudinal e estatística dos resultados, de modo a avaliar como estas habilidades são abordadas e desenvolvidas durante a graduação. A pesquisa, de natureza aplicada, permitiu que fosse realizada uma análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados através da análise gráfica (método JT). Os resultados indicaram a ausência de mudança significativa no desenvolvimento tanto do Fator 1 (Enfrentamento e Autoafirmação) quanto do Fator 4 (Auto exposição a desconhecidos ou a situações novas) ao longo dos anos, assim como houve melhoras pontuais para os demais fatores, indicando a ausência de forma geral de desenvolvimento das habilidades sociais durante os anos estudados para cada amostra e a importância de haver uma revisão da grade curricular do curso, de modo que a mesma permita uma abordagem alinhada às competências exigidas pelo mercado de trabalho e pelas diretrizes curriculares da ABEPRO

Descrição

Palavras-chave

Engenharia de produção, Habilidades sociais, Competências transversais, Production engineering

Como citar

SALVADORI, Gabriela Ascencio Melo. Desenvolvimento das habilidades sociais de discentes do curso de engenharia de produção de uma instituição pública. 2018. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produução Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018.