Aplicação do método Six Sigma para redução de desperdícios em uma empresa do setor varejista

Imagem de Miniatura

Data

2018-12-05

Autores

Nogueira, Marcelo Siqueira Mancilha [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work is an action research where the Six Sigma method was applied to reduce waste in a retail company. The project focuses on the DMAIC methodology application in order to identify and eliminate waste sources, improving the process. Among the tools used for the development of the work can be mentioned: VOC; SIPOC; Ishikawa diagram; ABC analysis; 5S. Two processes were treated, inventory and customer service procedures. The following improvements were identified: concerning the inventory, with the strategies developed in the project, it was possible to reduce the number of items with high stock cost and low demand; concerning the customer services procedures, through a study of times and office layout, it was possible to reduce the attendance time, thus allowing more customers to be served in less time, and reducing the waiting time. With this, it was possible to demonstrate the effectiveness of the Six Sigma method for a retail company
Este trabalho trata-se de uma pesquisa-ação no qual o método Six Sigma foi utilizado para reduzir desperdícios em uma empresa do setor varejista. O projeto foca na aplicação do método DMAIC a fim de identificar as fontes de desperdícios e eliminando as mesmas, melhorando o processo. Dentre as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho pode-se citar: VOC; SIPOC; Diagrama de Ishikawa; Curva ABC; 5S. Foram desenvolvidas duas frentes de trabalho, estoque e procedimentos de atendimento ao cliente. As seguintes melhorias puderam ser identificadas: a respeito do estoque, a partir de estratégias desenvolvidas no projeto, pôde-se reduzir a quantidade de itens que geravam um grande custo de estoque, mas que não possuíam uma saída desejada; no caso dos procedimentos de atendimento, através de um estudo de tempos e de layout, pôde-se reduzir o tempo de atendimento, fazendo assim com que mais clientes possam ser atendidos em menos tempo, e reduzindo a espera dos mesmos. Com isso, foi possível demonstrar a eficácia do método Six Sigma para uma empresa do setor varejista

Descrição

Palavras-chave

Seis sigma (Padrão de controle de qualidade), Comercio varejista, Controle de processo, Six sigma (Quality control standard)

Como citar

NOGUEIRA, Marcelo Siqueira Mancilha. Aplicação do método Six Sigma para redução de desperdícios em uma empresa do setor varejista. 2018. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engeharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2018.