O papel da arte no desenvolvimento da criatividade em crianças da educação infantil: o que pensam e fazem os professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-29

Autores

Mandolini, Sara [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Creativity is understood from the general context as the act of forming something new, relating to the ability to dream, imagine, order, signify and play; as well as relating to the issue of invention. It develops in the social and cultural context, starting from the lived experiences, characterized as instruments of expression, understanding of the self and the collective. Throughout the twentieth century, the role of creativity in education has gained prominence, due to constant social, cultural and technological changes, art plays an essential role in education, being an important means of developing creative capacity. The present work focuses on Early Childhood Education and presents the proposal to study the concept of creativity, as well as its role in art education and especially, what are the practices developed by teachers so that art fulfills its role in the formation of the dynamic child to a society in constant transformation and movement
A criatividade é compreendida do contexto geral como o ato de formar algo novo, relacionando-se com a capacidade de sonhar, imaginar, ordenar, significar e brincar; além de se relacionar com a questão da invenção. Desenvolve-se no contexto social e cultural, partindo das experiências vividas, caracterizando-se como instrumentos de expressão, compreensão do eu e do coletivo. Ao longo do século XX, o papel da criatividade na educação ganhou destaque, devido as constantes mudanças sociais, culturais e tecnológicas, a arte possui papel essencial na educação, sendo importante meio de desenvolvimento da capacidade criadora. O presente trabalho, tem como foco a Educação Infantil, e apresenta a proposta de estudar o conceito de criatividade, bem como o seu papel no ensino de arte e principalmente, quais são as práticas desenvolvidas pelos professores para que a arte cumpra seu papel na formação da criança dinâmica, para uma sociedade em constante transformação e movimento

Descrição

Palavras-chave

Criatividade, Educação de crianças, Arte e educação, Prática de ensino, Arts

Como citar

MANDOLINI, Sara. O papel da arte no desenvolvimento da criatividade em crianças da educação infantil: o que pensam e fazem os professores. 2018. 112 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.