Publicação: Alfabetização científica na educação infantil: sequência de ensino investigativo sobre a Lua
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Caluzi, João José 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para a Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Alfabetização Científica na educação infantil ainda é pouco estudada, assim sendo necessário desenvolver trabalhos acadêmicos que venham oferecer aporte teórico que comprovem os benefícios da sua inserção na educação infantil. Nesse contexto a pesquisa é qualitativa e teve o objetivo de identificar possíveis indicadores de alfabetização cientifica em uma sequência de ensino investigativo sobre as fases da Lua na educação infantil bem como desenvolver e aplicar um produto educacional definido como: sequência de ensino investigativo- Fases da Lua, o guia didático contém orientações sobre sequência de ensino investigativo e como ela pode ser utilizada da educação infantil ao ensino fundamental II, o guia didático traz também uma história infantil desenvolvida pelos alunos durante a sequência ensino investigativo. Os sujeitos da pesquisa são 25 alunos de 5 e 6 anos de idade de uma escola pública de educação infantil da cidade de Lençóis Paulista, interior de São Paulo. Por meio de uma sequência de ensino investigativo (S.E.I.) intitulada “Caixa as fases da Lua”, as crianças investigaram como as quatro principais fases da Lua aconteciam de forma lúdica. Para coleta de dados utilizou-se câmera de vídeo e a transcrição das falas dos alunos e professora bem como os registros gráficos produzido por eles ao término da sequência. A partir das transcrições realizadas, duas aulas foram analisadas, tendo como base os indicadores de alfabetização cientifica. Os resultados indicaram que durante a sequência de ensino investigativo (S.E.I.) os alunos utilizaram-se de pelo menos um indicador de alfabetização cientifica; As atividades contribuíram para despertar o interesse pela astronomia e os inseriram em uma cultura cientifica, uma vez que foi possível investigar, levantar hipóteses, realizar registros, discutir em grupo e chegar a conclusões. Ao final desse trabalho foi possível verificar que a sequência de atividades teve grande potencial de engajar as crianças já na educação infantil, envolvendo-as na cultura científica. Outro ponto a ser destacado foi a mudança de olhar que a professora teve em relação ao ensino científico e uma sequência de ensino investigativo na educação infantil.
Resumo (inglês)
Scientific literacy in early childhood education is still poorly studied, so it is necessary to develop academic works that will offer theoretical support that prove the benefits of their insertion in early childhood education. In this context, the research is qualitative and aimed to identify possible indicators of scientific literacy in a sequence of investigative teaching on the phases of the Moon in early childhood education, as well as to develop and apply an educational product defined as: sequence of investigative teaching - Phases of the Moon, the didactic guide contains guidelines on the sequence of investigative teaching and how it can be used from early childhood education to elementary school II, the didactic guide also brings a children's story developed by students during the investigative teaching sequence. The subjects of the research are 25 students of 5 and 6 years old of a public school of infantile education of the city of Lençóis Paulista, interior of São Paulo. Through an investigative teaching sequence (S.E.I.) entitled "Box the phases of the Moon", the children investigated how the four main phases of the Moon happened in a playful way. For data collection, a video camera was used, as well as the transcription of the speeches of the students and teacher, as well as the graphic records produced by them at the end of the sequence. From the transcripts made, two classes were analyzed, based on the indicators of scientific literacy. The results indicated that during the investigative teaching sequence (S.E.I.) students used at least one indicator of scientific literacy; The activities contributed to arouse interest in astronomy and inserted them in a scientific culture, since it was possible to investigate, raise hypotheses, make records, discuss in groups and reach conclusions. At the end of this work, it was possible to verify that the sequence of activities had great potential to engage children in early childhood education, involving them in scientific culture. Another point to be highlighted was the change in the view that the teacher had in relation to scientific teaching and a sequence of investigative teaching in early childhood education.
Descrição
Palavras-chave
Educação de crianças, Astronomia, Ciência, Sequência de ensino investigativo, Education of children, Astronomy, Science, Sequential investigative teaching
Idioma
Português