Publicação: Design e ensino-aprendizagem: entre slides e formação de professores
Carregando...
Data
2021-04-26
Autores
Orientador
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira 

Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia (doutorado) - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Em tempos de uso contínuo de mídias digitais nos mais variados ambientes sociais e profissionais é preciso refletir sobre uma formação docente que compreenda a sintaxe da linguagem visual como estratégia fundamental no design aplicado aos propósitos de aprendizagem dos seus objetos educacionais, uma vez que, faz-se comum a produção de tai matérias próprios (slides, apostilas, gráficos, infográficos, entre outros), tanto para uso pessoal como compartilhado, porém, sem os mínimos conhecimentos técnicos e conceituais sobre a sintaxe da linguagem visual. Com isso, além da revisão bibliográfica, este estudo realizou-se com mais três metodologias, em fases diferentes da pesquisa: netnografia, pesquisa-ação e método comparativo, de forma a constatar a importância de uma formação docente que considere preparar o professor do século XXI para o fazer do design educacional e de aprendizagem. Notamos a necessidade de instrui-los com o efetivo uso dos princípios básicos do design na produção de Objetos de Aprendizagem eficientes, focando a melhoria das perspectivas de atenção, compreensão e aprendizagem do aluno. A ampliação da atuação docente para além da educação presencial e formal favorece seu exercício na elaboração, implementação e gestão de produtos educacionais que visem a melhoria do ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Assim, slides são como “imagens” (com textos, cores, fotos, vídeos, sons), carregados de sentidos e, se seu planejamento e produção forem direcionados pelo pensamento do design, facilitando as leituras de seus discursos, ditos e não ditos, propiciarão experiências de aprendizagem muito mais efetivas e significativas.
Resumo (inglês)
Nowadays, the continuous use of digital media in a wide range of social and professional environments promotes a necessary reflection on Teacher Training, which involves visual literacy (and the concepts of visual communication) as a fundamental strategy. In our research, we observe that the production of objects, such as slides, handouts, graphics, infographics (among others), focus on both, personal and shared use, but without the minimum technical and conceptual knowledge about visual language syntax. Therefore, through a bibliographical review, we intend to highlight the importance of Teacher Training Methods which consider preparing educators to create their own educational designs, efficiently using basic principles of design to produce learning objects. According to our conceptions, it allows the improvement of student's attention, their understanding and learning perspectives; as well as the expansion of teaching activities in addition to face-to-face and Formal Education, In the end, it also favors teachers’ performance for design, implementation and management of educational products, which aim at improving teaching and learning at different levels of Education. Slides are like “images” (with texts, colors, photos, videos, sounds), loaded with meanings and, if your planning and production are guided by the thought of design, facilitating the readings of your speeches, said and unspoken, will provide experiences of much more effective and meaningful learning.
Resumo (espanhol)
En un tiempo en que se hace un uso continuo de los medios digitales, en los más variados am-bientes sociales y profesionales, es necesario reflexionar sobre una formación docente que in-cluya la alfabetización visual (y los conceptos de comunicación visual) como estrategia funda-mental, ya que en la actualidad es común que se produzcan materiales de aprendizaje propios (diapositivas, apuntes, gráficos, infográficos, entre otros), tanto para uso personal como com-partido, pero elaborados sin poseer los mínimos conocimientos técnicos y conceptuales sobre la sintaxis del lenguaje visual. Así, a partir de una revisión de la bibliografía existente, en este estudio se pretende poner de relieve la importancia de una formación docente que prepare al profesor del siglo XXI para el ejercicio del diseño educacional, mediante un uso efectivo de los principios básicos del diseño en la producción de materiales de aprendizaje eficientes, con ob-jeto de mejorar las perspectivas de atención, comprensión y aprendizaje del alumno y de ex-tender la actuación docente más allá de la educación presencial y formal, favoreciendo, de este modo, su actuación en la elaboración, implementación y gestión de los productos educativos destinados a mejorar la enseñanza y el aprendizaje en sus diferentes niveles. Las diapositivas son como “imágenes” (con textos, colores, fotos, videos, sonidos), cargadas de significados y, si su planificación y producción están guiadas por el pensamiento del diseño, facilitarán la lectura de sus discursos, dicho y tácito, brindará experiencias de aprendizaje mucho más efec-tivo y significativo.
Descrição
Idioma
Português