Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no Enade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Resumo

The student academic performance is multifactorial. There are no studies on the aspects that influence the performance of undergraduate nutrition students in exams such as the National Assessment of Student Performance (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade). Thus, this paper aims to verify the relation between the performance of senior nutrition students in Enade with socioeconomic factors, academic history, and the institution’s profile, by the use of secondary data provided by the National Institute for Educational Studies and Research (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep). It was undertaken a descriptive analysis of the variables and, to establish the factors associated with academic performance, simple and multiple linear regressions (p<0,05) were used. Overall results showed that variables tested in the regression model explained 11.7% of the variability in students’ academic performance. Furthermore, a poorer performance was observed among black students, occasionally working, whose household income did not exceed three Brazilian minimum wages, whose parents had little to no schooling, whose high-school education was completed partially in public and partially in private schools, who had been granted a scholarship or a student loan, and whose college admission was not gained through affirmative action policies. The administrative category of the higher education institution (HEI) was the main factor associated with the performance in Enade. Students who entered college through affirmative action policies outperformed those whose admission were not gained through such policies. It was observed that better elementary and high-school education conditions are essential to ensure equal access to higher education.
O desempenho estudantil é de natureza multifatorial. São inexistentes os estudos acerca dos aspectos que interferem no desempenho de estudantes de Nutrição em exames como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Este artigo tem o objetivo de verificar a associação entre o desempenho de estudantes concluintes de Nutrição no Enade e fatores socioeconômicos, trajetória acadêmica e perfil da instituição, mediante a utilização de dados secundários produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Realizou-se análise descritiva das variáveis e, para determinação dos fatores associados ao desempenho acadêmico, aplicaram-se regressão linear simples e regressão múltipla (p<0,05). A variabilidade do desempenho acadêmico pôde ser explicada em 11,7% pelas variáveis testadas no modelo de regressão. Constatou-se menor desempenho entre estudantes negros, que trabalham eventualmente, com renda familiar de até três salários mínimos, de pais e mães com nenhuma escolaridade, que cursaram metade do ensino médio em escola pública e metade em escola privada, que receberam bolsa de estudos ou financiamento e não ingressaram no ensino superior por políticas afirmativas. A categoria administrativa da instituição de educação superior (IES) foi o principal fator associado ao desempenho no Enade. Discentes que ingressaram via políticas afirmativas apresentaram desempenho maior que aqueles que não ingressaram por essas políticas. Observou-se que melhores condições do ensino fundamental e médio são importantes para que todos os estudantes concorram em situação de igualdade ao ensino superior.

Descrição

Palavras-chave

educational evaluation, higher education, Enade, avaliação educacional, educação superior, Enade

Como citar

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 99, n. 251, p. 74-94, 2018.

Coleções