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dc.contributor.authorBolsoni-silva, Alessandra Turini [UNESP]
dc.contributor.authorLoureiro, Sonia Regina
dc.date.accessioned2021-07-14T10:46:34Z
dc.date.available2021-07-14T10:46:34Z
dc.date.issued2015
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200307
dc.identifier.citationPsico-USF. Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, v. 20, n. 3, p. 447-459, 2015.
dc.identifier.issn1413-8271
dc.identifier.issn2175-3563
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212878
dc.description.abstractLiterature shows a lack of studies regarding the influence of academic and socio-demographic characteristics in social skills of students without mental disorders. The aim of this work was to characterize and compare the social skills of university students without indicators of mental disorder, according to the academic and socio-demographic variables. The participants were 461 students from both genders and various areas, without mental disorders, based on the criteria of a structured clinical interview. Social skills were evaluated through the QHC-Universitários. Data was compared using statistical procedures. The students of full-time human science courses, those in the intermediate/final years and females were more skillful. The employed students from evening courses reported more skills in speaking in public, while living with other students seemed to promote more confrontation skills.en
dc.description.abstractExisten pocos estudios sobre la influencia de las características académicas y sociodemográficas en las habilidades sociales de estudiantes universitarios sin trastorno mental, por lo tanto el objetivo de este estudio se remite justamente a este tema. Participaron 461 estudiantes de ambos sexos y diferentes áreas, sin trastorno mental, a partir de criterios de una entrevista clínica estructurada. Las habilidades sociales fueron evaluadas a través del QHC-Universitarios y los datos se compararon mediante procedimientos estadísticos. Los estudiantes de cursos de humanidades, integrales, de años intermedios o finales; y las mujeres, se mostraron más habilidosos. Los estudiantes de cursos nocturnos y que trabajaban demostraron más habilidades para hablar en público; y el hecho de vivir en residencias estudiantiles parece promover mayores habilidades de enfrentamiento.es
dc.description.abstractVerifica-se, na literatura, uma carência de estudos sobre a influência de características acadêmicas e sociodemográficas para habilidades sociais de estudantes sem transtorno mental. Objetiva-se caracterizar e comparar as habilidades sociais de estudantes universitários, sem indicadores de transtorno mental, quanto as variáveis acadêmicas e sociodemográficas. Participaram, deste estudo, 461 estudantes de ambos os sexos e de áreas diversas, sem transtorno mental, a partir de critérios de uma entrevista clínica estruturada. Procedeu-se avaliação das habilidades sociais por meio do QHC-Universitários. Os dados foram comparados por procedimentos estatísticos. Os estudantes dos cursos de humanas, integrais, de anos intermediários/finais, e as mulheres mostraram-se mais habilidosos. Os estudantes de cursos noturnos e que trabalhavam relataram mais habilidades no falar em público; morar em república pareceu promover mais habilidades de enfrentamento.pt
dc.format.extent447-459
dc.language.isoeng
dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.relation.ispartofPsico-USF
dc.sourceSciELO
dc.subjectsocial skillsen
dc.subjectuniversityen
dc.subjectmental healthen
dc.subjectdemographic dataen
dc.subjecthabilidades sociaispt
dc.subjectuniversidadept
dc.subjectsaúde mentalpt
dc.subjectdados demográficospt
dc.titleSocial Kills of Undergraduates Without Mental Disorders: Academic and Socio-Demographic Variablesen
dc.title.alternativeHabilidades Sociales de Universitarios sin Trastorno Mental: Variables Académicas y Sociodemográficases
dc.title.alternativeHabilidades Sociais de Universitários sem Transtorno Mental: Variáveis Acadêmicas e Sociodemográficaspt
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
dc.identifier.doi10.1590/1413-82712015200307
dc.identifier.scieloS1413-82712015000300447
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.identifier.fileS1413-82712015000300447.pdf
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