Análise logística do transporte intermodal na hidrovia Tietê-Paraná

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Data

2021-07

Autores

Torres, Letícia Arroyo

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Resumo

O transporte de cargas é fator primordial no planejamento logístico de operações de um país, uma vez que a opção por um tipo de modal de transporte reflete de maneira direta em setores: econômicos, ambientais e sociais, principalmente em países com dimensões continentais como o Brasil, no qual a influência do transporte se demonstra ainda maior. A adequação do modal de transporte com a carga transportada permite a redução de impactos e o impulsionamento da economia, em especial em países com grande presença de commodities, como no caso do Brasil, onde possivelmente ocorrerá maior influência do transporte no custo final dos produtos. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise logística do transporte de cargas que é realizado pela Hidrovia Tietê-Paraná e pela Rodovia Marechal Rondon (SP-300). Para a análise comparativa, encontrou-se que atingindo o nível máximo do transporte de carga pela Hidrovia Tietê-Paraná, haverá uma diminuição do tráfego de 10.836 carretas/dia. Dessa maneira, o estudo apresenta a importância de se ampliar a intermodalidade dos transportes no Brasil, possibilitanto ganhos logísticos, econômicos e ambientais.
Cargo transport is a primary factor in the logistics planning of operations in a country, since the option for a type of transport modal directly reflects in sectors: economic, environmental and social, especially in countries with dimensions such as Brazil, in which the influence of transport is even greater. The adequacy of the transport modal with the cargo transported allows the reduction of impacts and the boosting of the economy, especially in countries with a large presence of commodities, as in the case of Brazil, where there may be greater influence of the shipping at the final cost of the products. The objective of this work is to develop an economic and environmental analysis of cargo transport that is carried out by the Tietê-Paraná Waterway and the Marechal Rondon Highway (SP-300). For a comparative analysis, it was found that reaching the maximum level of cargo transport by the Tietê-Paraná Waterway, there will be a decrease in traffic of 10,172 trucks/day. Thus, the study shows the importance of expanding the intermodality of transport in Brazil, enabling logistical, economic and environmental gains.

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Palavras-chave

Transporte de cargas, Hidrovia, Rodovia, Cargo transport, Waterway, Highway

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